10 abril, 2010

Carroça Vazia

Certa manhã, o meu pai convidou-me para dar um passeio pelo bosque e eu aceitei com prazer. Ele deteve-se numa clareira e depois de um pequeno silêncio perguntou-me: - Além do cantar dos pássaros, estás a ouvir mais alguma coisa? Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi: - Estou a ouvir o barulho duma carroça. - Isso mesmo, disse o meu pai.
É uma carroça vazia... Perguntei ao meu pai: - Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos? - Ora, respondeu o meu pai.
É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho.
Quanto mais vazia a carroça está, maior é o barulho que faz. Tornei-me adulto e até hoje, quando vejo uma pessoa a falar demais, a gritar e a intimidar, prepotente, inoportuna, interrompendo a conversa de toda a gente, querendo demonstrar que é dona da razão e da verdade absoluta, ou quando eu, por distracção, me vejo prestes a fazer o mesmo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
“Quanto mais vazia a carroça está, mais barulho ela faz…”
(Autor Desconhecido)

Nenhum comentário: