30 julho, 2008

Os olhos de quem vê ...

Um dia, um pai de família rica, grande empresário, levou seu filho para viajar até um lugarejo com o firme propósito de mostrar o quanto as pessoas podem ser pobres.O objetivo era convencer o filho da necessidade de valorizar os bens materiais que possuía, o status, o prestígio social; o pai queria desde cedo passar esses valores para seu herdeiro.Eles ficaram um dia e uma noite numa pequena casa de taipa, de um morador da fazenda de seu primo.Quando retornavam da viagem, o pai perguntou ao filho:- E aí, filhão, como foi à viagem para você ?- Muito boa, papai, respondeu o pequeno.- Você viu a diferença entre viver com riqueza e viver na pobreza ?- Sim pai! Retrucou o filho, pensativamente.- E o que você aprendeu, com tudo o que viu nesses dias, naquele lugar tão paupérrimo?O menino respondeu:- É pai, eu vi que nós temos só um cachorro em casa, e eles têm quatro. Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim, eles têm um riacho que não tem fim. Nós temos uma varanda coberta e iluminada com lâmpadas fluorescentes e eles têm as estrelas e a lua no céu. Nosso quintal vai até o portão de entrada e eles têm uma floresta inteirinha. Nós temos alguns canários em uma gaiola, eles têm todas as aves que a natureza pode oferecer-lhes, soltas !O filho suspirou e continuou:- E além do mais papai, observei que eles rezam antes de qualquer refeição, enquanto que nós em casa, sentamos à mesa falando de negócios, dólar, eventos sociais, daí comemos, empurramos o prato e pronto!No quarto onde fui dormir com o Tonho, passei vergonha, pois não sabia sequer orar, enquanto que ele se ajoelhou e agradeceu a Deus por tudo, inclusive a nossa visita na casa deles.Lá em casa, vamos para o quarto, deitamos, assistimos televisão e dormimos.Outra coisa, papai, dormi na rede do Tonho, enquanto que ele dormiu no chão, pois não havia uma rede para cada um de nós. Na nossa casa colocamos a Maristela, nossa empregada, para dormir naquele quarto onde guardamos entulhos, sem nenhum conforto, apesar de termos camas macias e cheirosas sobrando.Conforme o garoto falava, seu pai ficava estupefato, sem graça e envergonhado.O filho na sua sábia ingenuidade e no seu brilhante desabafo, levantou-se, abraçou o pai e ainda acrescentou:- Obrigado papai, por me haver mostrado o quanto nós somos pobres!

MORAL DA HISTÓRIA: Não é o que você é, o que você tem, onde está ou o que faz, que irá determinar a sua felicidade; mas o que você pensa sobre isto!Tudo o que você tem, depende da maneira como você olha, da maneira como você valoriza.Se você tem amor e sobrevive nesta vida com dignidade, tem atitudes positivas e partilha com benevolência suas coisas, então...Você tem tudo! (AUTOR DESCONHECIDO)

Vá atrás de quem você ama...

Quantas vezes pensamos em desistir, deixar de lado, o ideal e os sonhos; Quantas vezes batemos em retirada, com o coração amargurado pela injustiça; Quantas vezes sentimos o peso da responsabilidade, sem ter com quem dividir; Quantas vezes sentimos solidão mesmo cercado de pessoas; Quantas vezes falamos, sem sermos notados; Quantas vezes lutamos por uma causa perdida; Quantas vezes voltamos para casa com a sensação de derrota; Quantas vezes aquela lágrima, teima em cair, justamente na hora em que precisamos parecer fortes; Quantas vezes pedimos a Deus um pouco de força, um pouco de luz; E a resposta vem, seja lá como for, Um sorriso Um olhar cúmplice Um cartãozinho, um bilhete, um gesto de amor; E a gente insiste; Insiste em prosseguir, em acreditar, Em transformar, em dividir, Em estar, em ser; E Deus insiste em nos abençoar, em nos mostrar o Caminho; Aquele mais difícil, mais complicado, mais bonito. E a gente insiste em seguir, por que tem uma missão... Ser feliz! Vá atrás de quem você ama... "Nunca deixe aquilo que ama por aquilo que deseja, pois aquilo que você deseja te deixará pelo que ama..."

Seja bem Vindo...

A vida... (Mário Quintana) "A vida são deveres, que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta-feira... Quando se vê, já terminou o ano... Quando se vê, passaram-se 50 anos! Agora, é tarde demais para ser reprovado... Se me fosse dada, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas... Dessa forma, eu digo: não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo. A única falta que terá, será desse tempo que, infelizmente, não voltará mais."

Ponha um limite às quedas, às negatividades, às tristezas...

Quando um assunto angustioso apertar-lhe o coração, procure as idéias elevadas. Reaja. Não deixe ir adiante o que o leva para baixo. O que não pode ter limites é o seu trabalho de crescimento e ascensão, com a busca de mais capacidade e o uso do seu supremo poder de alegrar, conciliar e amar. O mal que você deixa sem limites impede a subida, a sua luz. Ele aumenta as barreiras e as infelicidades. Não caia no poço. Em toda queda há um grito da consciência pedindo subida. Lourival Lopes

Sabedoria Indígena...

Uma noite, um velho índio contou ao seu neto sobre a guerra que acontece dentro das pessoas.
Ele disse: 'A batalha é entre dois 'lobos' que vivem dentro de todos nós'.
Um é Mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza,desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa,ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso,superioridade e ego.
O outro é Bom. É alegria, fraternidade, paz,esperança, serenidade, humildade,bondade,benevolência, empatia, generosidade, verdade,compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:
- Qual lobo vence?
O velho índio respondeu:
- Aquele que você alimenta....