08 junho, 2008

Alma Gemêa...


Já sentiu em algum momento da sua vida um desejo romântico de encontrar a alma gêmea? Como encontrá-la? Será que há algum sinal ou sensação que possa nos dar a certeza de que a pessoa amada é nossa alma gêmea? Alguém especial que cairá em nosso caminho, como uma força predestinada. Nasceram um para o outro. Idéia mágica e fascinante de que essa pessoa predestinada seja a nossa outra metade. Será?

“Será que as uniões afetivas estão mesmo predestinadas e cada um de nós tem sua metade em alguma parte do Universo, a qual um dia se unirá fatalmente?”.
R-Não; não existe união particular e fatal entre duas almas. A união existe entre os espíritos, mas em graus diferentes, segundo a ordem que ocupam, a perfeição que adquirem: quanto mais perfeitos tantos mais unidos. Da discórdia, nascem todos os males humanos; da concórdia resulta felicidade completa.”

Se fôssemos a metade de alguém não seríamos uma individualidade. Não somos a metade de uma laranja que precisa encontrar a outra para ser uma fruta. Somos matéria e espírito. Somos completos. Esse desejo de encontrar alguém que seja feito para nós é até natural. Compartilhar os mesmos ideais, sonhos e temperamento.
Partindo do princípio que a alma sobrevive à morte do corpo e que já vivemos várias vidas sucessivas, fica mais fácil a compreensão do significado de alma gêmea. Os espíritos que se afeiçoam a nós, são simpáticos porque têm em comum, as mesmas tendências, afinidades e até o mesmo grau de elevação. É atraído um para o outro pela lei: os semelhantes se atraem. Você pode me perguntar: “Ah, mas as pessoas muito diferentes também podem se sentir atraídas justamente por causa dessa diferença”. Correto! No entanto, para que a sintonia seja amorosa e profunda tem que haver uma ligação em nível de alma. Amor de alma para alma!
Enquanto formos imperfeitos, reencontraremos ao longo da nossa encarnação afetos e desafetos. Os desafetos, um dia, poderão se tornar afetos. Alguns espíritos comprometidos através de sucessivas encarnações, podem planejar uma encarnação com o propósito de se unir para cumprirem juntos uma missão na Terra. Isso não quer dizer necessariamente, que sejam almas gêmeas. Podem ser espíritos muito comprometidos com o passado, ligados por ódios recíprocos ou paixões desenfreadas. Casamento nem sempre significa amor ou união de almas gêmeas. Algumas pessoas são casadas há anos, mas se tratam como estranhos, partilhando o mesmo teto.
Você já sentiu uma sensação boa e inexplicável quando conheceu alguém? "Nossa, parece que o conheço há séculos".- disse uma jovem quando conheceu seu atual marido. No entanto, nem sempre as sensações são boas: "Não me simpatizei com esse homem. Senti mal estar!”. Pode ser a reencarnação que, através da lei de causa e efeito, reaproxima ou afasta as pessoas. Alguns casamentos são invejáveis. São os reencontros de almas gêmeas? Pode ser. São espíritos simpáticos que certamente já passaram por várias vidas e se gostaram. No momento presente foram atraídos pelas semelhanças de fluidos e graus de elevação. É muito difícil hoje em dia, mas ainda acontece.
Quando revemos um grande amigo há uma sensação de bem estar e simpatia. Quando encontramos a pessoa amada sentimos amor e paixão. No entanto, quando menciono a “alma gêmea” trata-se de um laço mais profundo. É o amor da alma pela alma que não morre com a ação do tempo, da doença e da morte. Não é o sentimento passageiro sujeito às intempéries da paixão ou do ciúme. É o verdadeiro amor incondicional!
Algumas pessoas já tiveram experiências através da terapia de vidas passadas e isso as ajudou a reconhecer os espíritos amigos e familiares. Há muitas histórias verdadeiras sobre as almas que se procuram através das reencarnações. É um amor que sobrevive e prossegue em muitas vidas. A terapia de regressão a vidas passadas pode ser um recurso poderoso no sentido de eliminar ou amenizar traumas, fobias ou até problemas afetivos ou familiares. É necessária a seriedade do profissional, para que você não caia em mãos de pessoas não habilitadas para esse recurso tão delicado de terapia alternativa. Tudo tem uma razão de ser! E, se nós não nos lembramos das vidas passadas há uma causa. Você conviveria numa mesma casa com uma pessoa que soubesse que foi seu inimigo em vidas passadas? Através da reencarnação e desse esquecimento providencial e passageiro, fortalecemos laços queridos e corrigimos o mal que fizemos às outras pessoas. No entanto, nossa essência espiritual tem sempre uma vaga lembrança ou intuição de suas vidas passadas.
Como reconhecer a alma gêmea? Através dos laços de amor! Há uma cumplicidade muito gostosa entre esses seres. E nem sempre essas almas gêmeas estão ligadas pelos laços do matrimônio, namoro ou amor entre homem e mulher. Muitas vezes, os laços profundos unem irmãos, amigos, pai e mãe. São espíritos que têm vibração parecida e muita simpatia um pelo outro. Conheci uma mãe abnegada que é muito ligada ao filho. Ele tem muito amor pela mãe! Nota-se nesse casal, laços profundos que podem não ter surgido somente nessa vida. Através da terapia de regressão de vidas passadas, descobriram os laços de amor que os une. São séculos de convívio em várias vidas. Já foram esposo e esposa, amigo e amiga e agora são mãe e filho. São almas comprometidas com o amor e o Bem comum.
Nós temos sempre o nosso livre arbítrio. Nosso destino pode ser modificado a qualquer momento por nossas decisões e escolhas. Podemos fazer amigos e inimigos. Casar ou descasar. Amar ou odiar. No entanto, a responsabilidade perante nossas decisões é sempre nossa. Dois espíritos simpáticos, homem e mulher, com gostos e temperamentos semelhantes, podem se reencontrar um dia. Almas afins. No entanto, será no convívio real, aparando arestas, que vão solidificar este amor à primeira vista. O Amor das Almas Gêmeas pode ser mágico, mas não podemos fugir da realidade. Quantas uniões à primeira vista tão mágicas acabam ante o primeiro desentendimento? Quantas almas que diziam se amar tanto se separam ante à primeira tormenta?
Não é fácil solidificar um relacionamento. Em nossos espíritos, a marca das experiências sucessivas das encarnações atraindo e afastando afeições. Por que tanto desencontro? Por que somos ainda almas imperfeitas. Um dia chegará que privaremos do convívio de almas afins com as mesmas tendências e mesmo grau de elevação espiritual. Não haverá mais desafetos ou inimizades. Pode ser até que estas almas afins já estejam no plano espiritual nos ajudando a subir degrau por degrau o caminho da evolução. Enquanto ainda engatinhamos no auto-aprimoramento, aprendamos a reconhecer no próximo, um irmão que precisa da nossa tolerância, amor e fraternidade. Deste modo, em vez de espinhos teremos flores perfumadas em nossa vida.
Somos ainda aprendizes na técnica do Amor. Nosso amor vem impregnado de ciúme, de posse e egoísmo. Ao mesmo tempo, amamos e odiamos. As paixões se misturam dosando o amor do homem e da mulher de nuances ainda imperfeitas. Mesmo assim, ainda é Amor o que experimentamos. Ensaio para o Verdadeiro Amor, Sublime e Incondicional.
Se você está amando e é correspondido não se preocupe muito se essa pessoa é ou não é sua alma gêmea. Se já conviveu com você nesta ou noutra vida. É o agora que realmente importa! No momento presente, construímos nosso futuro. Você perceberá se esses laços são profundos e sólidos, na rotina do dia a dia, no carinho e respeito. Como se comporta esse amor quando passa por dificuldades e tropeços? Como se comporta esse relacionamento quando a vida pede mais responsabilidade? As almas gêmeas convivem de forma harmônica e superam dificuldades, lutas e sofrimentos. O amor que as une é transcendental!
Trechos em negrito: O Livro dos Espíritos- Allan Kardec- pág.144- Cap.sete Relações Simpáticas e Antipáticas dos Espíritos. Metades Eternas.

Acreditar na Vida!!!


É ter esperança no amanhã.
Saber que após a noite vem o dia.
Viver intensamente as emoções!Pular de alegria.
Não invadir o espaço alheio.
Ser espontâneo.
Apreciar o nascer e o pôr-do-sol.
Amar as pessoas incondicionalmente.
Aproveitar todos os momentos...
Fazer trabalho voluntário.
Vencer a depressão!
É cantar no chuveiro.
Confiar na voz da intuição.
Perdoar as pessoas.
Estimular a criatividade.
Não se prender a detalhes.
Brincar como uma criança.
Chorar de felicidade...
Deixar para lá.
Ter pensamento positivo.
Respeitar os sentimentos dos outros.
Rir sozinho.
Saber trabalhar em equipe.
Ser sincero.
Encontrar a felicidade nas pequenas coisas.
Entender que somos pessoas únicas.
É dançar sem medo.
Não se apegar a bens materiais.
Respirar a brisa do mar.
Ouvir a melodia suave de uma fonte.
Observar a natureza.
Adorar um dia de chuva.
Ter motivação!
Enxergar além das aparências.
Descobrir que precisamos dos outros.
Esquecer o que já passou.
Buscar novos horizontes.
Perceber que somos humanos.
Vencer a nós mesmos.
Ver a beleza da alma.
Sair da passividade.
Saber que a vida é conseqüência de nossas atitudes...
Não procrastinar as decisões.
Mimar a criança interior.
Deixar acontecer...
Praticar a humildade.
Adorar calor humano.
Curtir as pequenas vitórias.
Viver apaixonado pela vida!
Visualizar só coisas boas.
Entender que há limites.
Mentalizar positivo.
Ter auto-estima.
Colocar sua energia positiva em tudo que realizar!
Ver a vida com outros olhos...
Só se arrepender do que não fez.
Escutar música clássica ou new age.
Fazer parcerias com os amigos.
Crescer juntos.
Dormir feliz.
Emanar vibração de amor...
Saber que estamos só de passagem.
Melhorar os relacionamentos.
Aproveitar as oportunidades.
Ouvir o coração...

A União faz a força!


O trabalho em equipe é muito importante para o reconhecimento do talento, aptidões, capacidades e esforço...

Solidão de Desesperança das desesperanças…
Última e triste luz de uma alma em treva…
- A vida é um sonho vão que a vida leva
Cheio de dores tristemente mansas.
- É mais belo o fulgor do céu que neva
Que os esplendores fortes das bonanças
Mais humano é o desejo que nos cerca
Que as gargalhadas claras das crianças.
Eu sigo o meu caminho incompreendido
Sem crença e sem amor, como um perdido
Na certeza cruel que nada importa.
Às vezes vem cantando um passarinho, mas passa.
E eu vou seguindo o meu caminho
Na tristeza sem fim de uma alma morta.
Vinícius de Moraes

Obsessão do Mar Oceano...


Vou andando feliz pelas ruas sem nome...
Que vento bom sopra do Mar Oceano!
Meu amor eu nem sei como se chama,
Nem sei se é muito longe o Mar Oceano...
Mas há vasos cobertos de conchinhas
Sobre as mesas... e moças na janelas
Com brincos e pulseiras de coral...
Búzios calçando portas...
Caravelas Sonhando imóveis sobre velhos pianos...
Nisto, na vitrina do bric o teu sorriso, antínous,
E eu me lembrei do pobre imperador Adriano,
De sua alma perdida e vaga na neblina...
Mas como sopra o vento sobre o Mar Oceano!
Se eu morresse amanhã, só deixaria, só,
Uma caixa de música, uma bússola, um mapa figurado, uns poemas cheios de beleza única
De estarem inconclusos...
Mas como sopra o vento nestas ruas de outono!
E eu nem sei, eu nem sei como te chamas...
Mas nos encontramos sobre o Mar Oceano,
Quando eu também já não tiver mais nome.
Mário Quintana