29 abril, 2010

...

A cada dia que vivo,
mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos,
nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca e que,
esquivando-nos do sofrimento,
perdemos também a felicidade.
Carlos Drummond de Andrade

...

"A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida."
(Vinicius de Moraes)

...

Quando fizeres algo nobre e belo e ninguém notar não fique triste, pois o sol toda a manhã faz um lindo espetáculo e no entanto, a maioria da sua platéia ainda dorme. (John Lennon)

Que eu não perca...

Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO, mesmo sabendo que as rosas não falam… Que eu não perca o OTIMISMO, mesmo sabendo que o futuro que nos espera pode não ser tão alegre… Que eu não perca a VONTADE DE VIVER, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa… Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas… Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir, esta ajuda… Que eu não perca o EQUILÍBRIO, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia… Que eu não perca A VONTADE DE AMAR, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo pode não sentir o mesmo sentimento por mim… Que eu não perca a LUZ E O BRILHO NO OLHAR, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo escurecerão os meus olhos… Que eu não perca a GARRA, mesmo sabendo que a derrota e a perda... são dois adversários extremamente perigosos… Que eu não perca a RAZÃO, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas… Que eu não perca o sentimento de JUSTIÇA, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu… Que eu não perca o meu FORTE ABRAÇO, mesmo sabendo que um dia os meus braços estarão fracos… Que eu não perca a BELEZA E A ALEGRIA DE VIVER, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma… Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMÍLIA, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia… Que eu não perca a vontade de DOAR ESTE ENORME AMOR que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado… Que eu não perca a vontade de SER GRANDE, mesmo sabendo que o mundo é pequeno… E acima de tudo… Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente! Que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois… A VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHO SE CONCRETIZADA NO AMOR! Chico Xavier

O Leão Apaixonado

Um Leão pediu a filha de um camponês em casamento.
O Pai, desgostoso por não poder dizer não, já que dele tinha muito medo, viu também no momento, um bom modo de livrar-se de vez por toda do problema. Ele disse que concordaria em tê-lo como genro, mas com uma condição...
Este deveria deixar-lhe arrancar suas unhas e dentes, pois sua filha tinha muito medo dessas coisas. Contente da vida leão concordou.
Feito isso, ele volta a fazer seu pedido, mas o camponês, que já não mais o temia, pegou um cajado e expulsou-o de sua casa, o que o fez com que o leão voltasse para a floresta. Autor: Esopo Moral da História: Todos os problemas, quando examinados de perto, acabam por revelar sua solução.

Mais importante que presentes...

Um homem veio do estrangeiro para trabalhar deixando sua noiva chorando. - Não se preocupe, eu lhe escreverei diariamente, ele disse. Por anos ele a escreveu.
Mas como ele estava indo muito bem em seu trabalho, não tinha nenhum plano imediato de voltar.
Um dia, ele recebeu um convite de casamento.
Sua namorada estava de casamento marcado. Com quem?
Com o carteiro que regularmente entregava as cartas de seu namorado!
De fato, a distância faz os corações patinarem. O pobre namorado certamente se perguntou, o que aconteceu de errado?
Eu a enviei cartas, bombons e flores. Quando relacionamentos acabam, lista de coisas dadas e feitas normalmente aparecem.
Nós dizemos...
- Eu lhe dei isto e aquilo... Eu fiz aquelas coisas todas por você... Até parece que o amor é simplesmente provado pela doação de presentes e favores.
Mas enquanto presentes são importantes, o amor clama pelo que é básico: a presença do amado.
Eu observei por exemplo, as orquídeas de minha mãe.
Quando ela fica fora por muito tempo, elas parecem doentes e muitas delas murcham.
Mas quando ela esta por perto, brilham com belas flores.
Minha mãe nada faz de excepcional.
Ela apenas passa muito tempo conversando e as acariciando. Eu acho que as pessoas, ainda mais que as flores, exigem uma presença atenciosa.
O amor é fundamentalmente um comprometimento com outra pessoa.
Nós podemos estar comprometidos com nossos negócios, trabalho, hobby, esportes e clubes, mas no sentido exato, eles não podem nos dar amor de volta.
E já que as pessoas precisam de afeto e atenção, as coisas materiais podem ajudar apenas até um certo ponto.
Mas nunca poderão substituir o presente maior que é a presença...

Lições de vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos. Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos. Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos. Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego... Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria. Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão. Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita. Às vezes, dá tudo, tudo errado! Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas... Parece que você caiu e não consegue levantar... Está a ponto de perder o ar... Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão. Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira. E aí... Você pode mudar a sua vida! Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar. Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá. Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros. Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido. Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida! Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria. Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe... Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles. Encare-os de frente.
Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e... Confie! Entenda que a vida é bela, mas nem tanto... Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida. Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás... Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho... A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela... Liliam Roque

Instantes

Se eu pudesse viver minha vida novamente, A próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito: relaxaria mais, Seria mais tolo do que tenho sido e, de saída levaria mais a sério pouquíssimas coisas. Correria mais riscos, faria mais viagens, Contemplaria mais entardeceres, Subiria mais montanhas, nadaria em rios, Iria a lugares onde nunca estive antes, Comeria mais doces e menos verduras, Teria mais problemas reais, E menos problemas imaginários... Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e profundamente cada minuto de minha vida, E, é claro, em meio disso, Tive certos momentos de alegria. Mas, se eu pudesse voltar atrás, Trataria de ter somente bons momentos. Pois, se não sabes, é disso que a vida é feita Momentos... E não perca por favor, nunca o aqui e o agora. Eu era um desses que não iam a nenhuma parte, Sem um termômetro, uma bolsa de água quente, Um guarda-chuvas e um pára-quedas. Se eu pudesse voltar a viver, viajaria mais leve. Se eu pudesse voltar a viver, Começaria por andar descalço desde o início da primavera, E seguiria assim até terminar o outono. Daria mais voltas pelas pequenas ruas, Contemplaria mais amanheceres, E brincaria com mais crianças, Se eu tivesse outra vez a vida pela frente. Mas perceba... tenho oitenta e cinco anos... e sei que estou morrendo.

Envelhecer

ENVELHEÇO, quando me fecho para as novas idéias e me torno radical... ENVELHEÇO, quando o novo me assusta e minha mente insiste em não aceitar... ENVELHEÇO, quando me torno impaciente, intransigente e não consigo dialogar... ENVELHEÇO, quando meu pensamento abandona sua casa e retorna sem nada acrescentar... ENVELHEÇO, quando muito me preocupo e depois me culpo por não ter tido motivos para me preocupar... ENVELHEÇO, quando penso demasiadamente em mim mesmo e conseqüentemente, dos outros, completamente me esqueço... ENVELHEÇO, quando penso em ousar e já antevejo o preço que terei que pagar pelo ato, mesmo que os fatos insistam em me contrariar! ENVELHEÇO, quando tenho a chance de amar e daí o coração se põe a pensar:
"Será que vale a pena correr o risco de me dar? Será que vai compensar?" ENVELHEÇO, quando permito que o cansaço e o desalento tomem conta de minha alma e ponho a me lamentar... ENVELHEÇO, enfim, quando paro de lutar...

A Folha de Papel

Quando mais jovem, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva e na menor provocação, explodia magoando meus amigos.
Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.
Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva, e me entregou uma folha de papel lisa e dizendo: - Amasse-a! Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha. - Agora voltou a dizer-me deixe-a como estava antes. É obvio que não pude deixá-la como antes.
Por mais que tentei, o papel ficou cheio de pregas.
Então, disse-me o professor: - O coração das pessoas é como esse papel...a impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como esses amassados. Assim aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente.
Quando sinto vontade de estourar, lembro deste papel amassado.
A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar.
Quando magoamos com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas muitas vezes é tarde demais.
Alguém disse, certa vez... "Fale quando tuas palavras sejam tão suaves como o silêncio"

A Samambaia e o Bambu

Certo dia decidi dar-me por vencido . Renunciei ao meu trabalho, às minhas relações, à minha espiritualidade. Resolvi desistir até da minha vida.
Dirigi-me ao bosque para ter uma última conversa com Deus. “Deus, eu disse: Poderias dar-me uma boa razão para eu não entregar os pontos?” Sua resposta me surpreendeu: “Olha em redor Estás vendo a samambaia e o bambu?”
“Sim, estou vendo”, respondi. Pois bem, quando eu semeei as samambaias e o bambu, cuidei deles muito bem. Não lhes deixei faltar luz e água. A samambaia cresceu rapidamente.
Seu verde brilhante cobria o solo.
Porém, da semente do bambu nada saía. Apesar disso, eu não desisti do bambu. No segundo ano, a samambaia cresceu ainda mais brilhante e viçosa. E, novamente, da semente do bambu, nada apareceu.
Mas, eu não desisti do bambu. No terceiro ano, no quarto, a mesma coisa…
Mas, eu não desisti. Mas… no quinto ano, un pequeno broto saiu da terra.
Aparentemente, em comparação com a samambaia, era muito pequeno , até insignificante. Seis meses depois, o bambu cresceu mais de 50 metros de altura.
Ele ficara cinco anos afundando raízes. Aquelas raízes o tornaram forte e lhe deram o necessário para sobreviver. “A nenhuma de minhas criaturas eu faria um desafio que elas não pudessem superar” E olhando bem no meu íntimo, disse: Sabes que durante todo esse tempo em que vens lutando, na verdade estavas criando raízes? Eu jamais desistiria do bambu.
''Nunca desistiria de ti, não te compares com outros...'' “O bambu foi criado com uma finalidade diferente da samambaia, mas ambos eram necessários para fazer do bosque um lugar bonito”. “Teu tempo vai chegar” disse-me Deus. “Crescerás muito!”
Quanto tenho de crescer? perguntei...
“Tão alto como o bambu?” foi a resposta.
E eu deduzi: Tão alto quanto puder! Espero que estas palavras possam ajudar-te a entender que Deus nunca desistirá de ti.
Nunca te arrependas de um dia de tua vida. Os bons dias te dão felicidade.
Os maus te dão experiência.
Ambos são essenciais para a vida. A felicidade te faz doce.
Os problemas te mantêm forte. As penas te mantêm humano.
As quedas te mantêm humilde. O bom êxito te mantém brilhante.
Mas, só Deus te mantém caminhando...

...

''O pessimista vê dificuldade em toda a oportunidade,
e o oportunista vê possibilidade em toda a dificuldade.'' Willian Churchill

...

''Melhor do que começar é recomeçar, Pior do que fracassar é desistir...'' Orácio Eça Santos

...

''O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso''.
Mário Quintana

Piquenique das Tartarugas

Uma família de tartarugas decidiu sair para um pic nic.
As tartarugas, sendo naturalmente lentas, levaram 7 anos preparando-se para o passeio. Passados 6 meses, após acharem o lugar ideal, ao desembalarem a cesta de pic nic descobriram que estavam sem sal.
Então, designaram a tartaruga mais nova para voltar em casa e pegar o sal, por ser a mais rápida. A pequena tartaruga lamentou, chorou e esperneou mas concordou em ir com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse. Três anos se passaram… Seis anos… e a pequenina não tinha retornado.
Ao sétimo ano de sua ausência, a tartaruga mais velha já não suportando mais a fome, decidiu desembalar um sanduíche. Nesta hora, a pequena tartaruga saiu de trás de uma árvore e gritou:
''Viu! Eu sabia que vocês não iam me esperar. Agora que eu não vou mesmo buscar o sal.'' (Adaptaçao de um conto escrito por Millor Fernandes). Lição a ser Aprendida: Algumas vezes em nossa vida as coisas acontecem da mesma forma. Desperdiçamos nosso tempo esperando que as pessoas vivam à altura de nossas expectativas. Ficamos tão preocupados com o que os outros estão fazendo que deixamos de fazer o que nos compete. Viva sua vida e deixe de se preocupar com a opinião e o interesse dos outros por você. ''Não venci todas as vezes que lutei. Mas perdi todas as vezes que deixei de lutar''.

...

“Não declares que as estrelas estão mortas só porque o céu está nublado.” Proverbio Arabe

...

“Não diga tudo quanto sabes, não faças tudo quanto podes, não creias em tudo quanto ouves, não gastes tudo quanto tens. Porque quem diz tudo quanto sabe, quem faz tudo quanto pode, quem crê em tudo quanto ouve, quem gasta tudo quanto tem, muitas vezes diz o que não convém, faz o que não deve, julga o que não vê e gasta o que não pode.” Proverbio Arabe

...

“Numa luta entre elefantes, o prejudicado é o capim.” Proverbio Africano