09 julho, 2008

Solidão...

Solidão é uma fina camada que cobre o coração, e o faz bombear de forma que todo o corpo sinta sua presença, em meio a isso nossas fantasias se multiplicam em desejos e vontades sem hora pra acabar.
O ar gira de forma contrária, e a cada suspiro mais profundo a sensação de rasgar os pulmões é ainda mais forte, querendo nos encher de pureza para o encontro com nossa própria alma.
O mundo já não é mais o mesmo, e a cada batida o relógio mostra de forma cronometrada a sensação de estar nos transportando a um lugar mais leve que o ar.
Vida Louca, já dizia Cazuza, que em meio a sua falta de solidão viveu mais em menos dias, ou de tantos outros que quiseram fazer do relógio uma bomba atômica em suas vidas, e se esqueceram que banho quente ou água fria não remove radiação.
Chico Burque disse “A solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma” .
E como é bom se perder, digno daquele que tem um passado bonito e que pode caminhar sem medo do que vai tornar a encontrar.

O que é de fato significativo?

O filho que muitas vezes não limpa o quarto e fica vendo televisão, significa que... está em casa!
A desordem que tenho que limpar depois de uma festa, significa que... estivemos rodeados de familiares e amigos!
As roupas que estão apertadas, significa que... tenho mais do que o suficiente para comer!
O trabalho que tenho em limpar a casa, significa que... tenho uma casa!
As queixas que escuto acerca do governo, significa que... tenho liberdade de expressão!
Não encontro estacionamento, significa que... tenho carro!
Os gritos das crianças, significa que... posso ouvir!
O cansaço no final do dia, significa que... posso trabalhar!
O despertador que me acorda todas as manhãs, significa que... estou vivo!
Finalmente pela quantidade de mensagens que recebo, significa que... tenho amigos pensando em mim!
''QUANDO PENSARES QUE A VIDA TE CORRE MAL... LEIA OUTRA VEZ ESTA MENSAGEM!''

Estratégias Mentais e Estratégias Físicas

O que você deve fazer de dentro para fora
1. Pense sempre, de forma positiva. Toda a vez que um pensamento negativo vier à sua mente, troque-o por outro! Para isso, é preciso muita disciplina mental. Você não adquire isso da noite para o dia, assim como um atleta, treine muito.
2. Não tenha medo de nada e nem de ninguém. O medo é uma das maiores causas de nossas perturbações interiores. Tenha fé em você mesmo. Sentir medo é acreditar que os outros são poderosos. Não dê poder ao próximo.
3. Não se queixe. Quando você reclama, tal qual um imã, você atrai para si toda a carga negativa de suas próprias palavras. A maioria das coisas que acabam dando errado começa a se materializar quando nos lamentamos.
4. Risque a palavra "culpa" do seu dicionário. Não se permita esta sensação, pois quando nos punimos, abrimos nossa retaguarda para espíritos opressores e agressores, que vibram com a nossa melancolia. Ignore-os.
5. Não deixe que interferências externas tumultuem o seu quoidiano. Livre-se de fofocas, comentários maldosos e gente deprimida. Isto é contagioso. Seja prestativo com quem presta. Sintonize com gente positiva e alto astral.
6. Não se aborreça com facilidade e nem dê importância às pequenas coisas. Quando nos irritamos, envenenamos nosso corpo e nossa mente. Procure viver com serenidade e quando tiver vontade de explodir, conte até dez.
7. Viva o presente. O ansioso vive no futuro. O rancoroso, no passado. Aproveite o aqui e o agora. Nada se repete, tudo passa. Faça o seu dia valer a pena. Não perca tempo com melindres e preocupações, pois só trazem doenças.
O que você deve fazer de fora para dentro
1. A água purifica. Sempre que puder vá à praia, rio ou cachoeira. Em casa, enquanto toma banho, embaixo do chuveiro, de olhos fechados, imagine que seu cansaço físico e mental e toda a carga negativa estão indo por água abaixo.
2. Ande descalço quando puder, na terra de preferência. Em casa, massageie seus pés com um creme depois de um longo dia de trabalho. Ou escalde-os em água morna. Acrescente um pouco de sal grosso para se descarregar.
3. Mantenha contato com a natureza, tenha em sua casa um vaso de plantas pelo menos. Cuide dele com carinho. O amor que dedicamos às plantas e animais acalma o ser humano e funciona como um relaxante natural.
4. Ouça músicas que o façam cantar e dançar. Seja qual for o seu estilo preferido, a vibração de uma canção tem o poder de nos fazer nos sentirmos vivos, aflora a nossa emoção e abre o nosso canal com a alegria.
5. Queime um incenso de vez em quando e purifique o seu ambiente. Prefira fazê-lo na sua casa e aproveite para meditar, respirar profunda e pausadamente, como se fosse uma ginástica mental. A mente também precisa de exercícios.
6. Sinta o aroma das flores e dos perfumes sempre que tiver uma oportunidade. Muitas sensações de conforto se originam num simples ato de inspirarmos delicadamente fragrâncias sutis e agradáveis.
7. Liberte-se! Sempre que puder livre-se da rotina e pegue a estrada, nem que seja por um único dia. Tem efeito revigorante para qualquer ser humano. Conheça novos lugares e novas pessoas periodicamente. Viva a vida!
''Autoria desconhecida"

Folha de Papel ...

Quando criança, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva a menor provocação. Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado. Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva. Me entregou uma folha de papel lisa e me disse: - Amasse-a! - Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha. - Agora - voltou a dizer-me - deixe-a como estava antes. É óbvio que não pude deixá-la como antes. Por mais que tentei, o papel ficou cheio de pregas. Então, disse-me o professor: - O coração das pessoas é como esse papel... A impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como esses amassados. Assim aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de estourar lembro deste papel amassado. A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar. Quando magoamos com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas é tarde demais. Alguém disse, certa vez: "Fale quando tuas palavras sejam tão suaves como o silêncio". Como uma folha. Pense nisso!

Podemos dizer que nossos amigos são como frutas...

Uns são como CEREJAS ...Aparecem poucas vezes no ano, mas são uma delíciaaaaa !!!
Outros,BANANAS ...Temos que “descascar” para saborear o que tem dentro ...E quase sempre, gostamos tanto do seu interior que a casca,mesmo um pouco manchada pelo tempo, pouco importa !!!!
Os amigos UVAS são lindos de se ver, de se tocar e começam a amizade aos pouquinhos, quando vemos, já fomos invadidos por todo o seu “cacho”.
Os PÊRAS,estão conosco sempre ...Colorindo nossas vidas e deixando seu jeito doce e o seu cheirinho pelo ar para que sempre nos lembremos deles!!Ah !!!
O amigo ABACAXI !!!!!Sempre dando o maior trabalho pra “descascar”, mas é tão bom, tão gostoso e faz tão bem, que nem nos importamos se as vezes sua “coroa” nos machuca !!!
O amigo FRAMBOESA nos encanta pelo seu jeito exótico de ser... Tem um gosto único de quem sabe que agrada a todos com sua doçura ...
Os MORANGOS ... Não tem quem não goste desse tipo de amigo ...Além de ser muito popular, combina com todas as outras“frutas amigas”.Esse é aquele amigo que, as vezes, queremos que eles sejam um “pouquinho” mais que amigos, porque eles nos dão......“ água na boca” !!!hihihihi
O amigo MELANCIA é um pouco mais complicado pra aproveitarmos tudo que ele tem por dentro da casca dura e pesada.Mas, quando conseguimos invadir, vemos que por mais que ele não seja “muito fácil de se levar,” por dentro ele é só doçura... enfim é muito bom ter amigos...

Flores Falarão Por Mim

Não sei como vou te encontrar,mas essas flores falarão por mim :Seja ou não teu aniversário, que elas te signifiquem o mais singelo presente.Tenhas ou não crianças por perto,que elas te levem um viço de nova vida.Se perdeste um ente querido, que elas possam lembrar-te que Deus protege os que sofrem.Se não tens estado feliz, que elas te ajudem a recuperar a felicidade.Se a tua Fé tem sido abalada, que elas possam fazer com que milagres aconteçam.Se alguém magoou teu coração, que elas levem luz a esse espírito que não conhece a Lei do Retorno.Se finanças te preocupam, possam elas te lembrar que o Universo sempre acaba suprindo nossas necessidades.Se te vês sozinho e esquecido, que elas te façam sentir a presença do teu Anjo Guardião.Se pensas que ninguém te dá importância, que elas façam com que reconheças teu próprio valor.Nesse lugar onde estás, deixa que essas flores falem por mim ...Eu só desejo que tu estejas bem.Mas se não estiveres, lembra-te:Sob a Luz do Amor não há mal que não encontre seu fim!
(Silvia Schmidt)

Ser Feliz ...

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo... Fernando Pessoa

Você pode fazer a diferença...

Uma professora chamada Maria Rosa,que no seu primeiro dia de aula parou em frente aos seus alunos da quinta série primária e, como todos os demais professores, lhes disse que gostava de todos por igual. No entanto, ela sabia que isso era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um garoto chamado Zeca. A professora havia observado que ele não se dava muito bem com os colegas da classe e, na maioria das vezes, suas roupas estavam sujas e cheiravam mal. Houve até momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.Ao iniciar o ano letivo,era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações feitas a cada ano.A professora Maria Rosa deixou a ficha de Zeca por último. Mas quando a leu foi grande a sua surpresa. A professora do primeiro ano escolar de Zeca havia anotado o seguinte: "Zeca é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nitidos. Tem bons modos e é muito pagada estar perto dele." A professora do segundo ano escreveu: "Zeca é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe, que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. a vida no seu lar deve estar sendo muito difícil."Da professora do terceiro ano constava a anotação seguinte: "a morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Zeca. Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providências para ajudá-lo." A professora do quarto ano escreveu: "Zeca anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala de aula."A professora Maria Rosa se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada. Sentiu-se ainda pior quando lembrou dos presentes de Natal que os alunos haviam lhe dado, envoltos em papéis coloridos, exceto o de Zeca, que estava enrolado num papel marrom de supermercados. Lembra-se de que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade. Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão. Naquela ocasião Zeca ficou um pouco mais de tempo na escola do que o de costume. Lembrou-se ainda que Zeca lhe disse que ela estava cheirosa como sua mãe. Naquele dia, depois que todos se foram, a professora Maria Rosa chorou por longo tempo. Em seguida, decidiu-se a mudar sua maneira de ensinar, passando a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Zeca. Com o passar do tempo ela notou que o garoto só melhorava. E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção, mais ele se animava. Ao finalizar o ano letivo, Zeca saiu como o melhor da classe. Um ano mais tarde a professora Maria Rosa recebeu uma notícia em que Zeca lhe dizia que ela era a melhor professora que teve na vida. Seis anos depois, recebeu outra carta de Zeca contando que havia conclído o segundo grau e que ela continuava sendo a melhor professora que tivera. As notícias se repetiam até que um dia ela recebeu uma carta assinada pelo Dr. José Carlos Abreu Batista, seu antigo aluno, mais conhecido como Zeca.Mas a história não termina aqui. A professora Maria Rosa recebeu outra carta, em que Zeca a convidava para seu casamento e noticiava a morte de seu pai. Ela aceitou o convite e no dia do casamento estava usando a pulseira que ganhou de Zeca anos antes, e também o perfume. Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por longo tempo e Zeca lhe disse ao ouvido: "Obrigada por acreditar em mim, e me fazer sentir importante, demonstrando que posso fazer a diferença." Mas, ela com os olhos banhados em pranto, sussurrou baixinho: "você está enganado! Foi você que me ensinou que eu que eu podia fazer a diferença, afinal eu não sabia ensinar até que o conheci."Mais do que ensinar a ler e escrever, explicar matemática e outras matérias, é preciso ouvir os apelos silenciosos que ecoam na alma do educando. Mais do que avaliar provas e dar notas, é importante ensinar com amor. Assim é tudo na vida quando se faz tudo com amor. SEja na profissão, seja no dia a dia entre amigos, familiares e mesmo pessoas desconhecidas,que por vezes só precisam de um sorriso ou que alguém lhe estenda a mão. Mostrar a nós mesmos que sempre é possível fazer a diferença...