24 outubro, 2009

...

"Mares tranquilos não produzem marinheiros habilidosos"
Provérbio africano

Amigos são estradas

Certos amigos são indispensáveis, simples como aquela estradinha de terra no interior,onde do alto da colina podemos avistá-la inteirinha,sabemos onde podemos ir e onde podemos chegar,são transparentes e confiáveis.

Outros, acabaram de chegar,como estradas que só conhecemos pelo Guia,e vamos nos aventurando sem saber muito bem seus limites,é um caminho desconhecido,mas que sempre vale a pena trilhar.

Tem amigos que lembram aquelas estradas vicinais,que pouco usamos, pouco vemos,mas sabemos que quando precisarmos, ela estará lá,poderemos passar e cortar caminho,mesmo distante, estão sempre em nossa memória.

Por certo, também existem amigos que infelizmente,lembram aquelas estradas maravilhosas,com pistas largas e asfalto sempre novo,mas que enganam o motorista,pois são cheias de curvas perigosas,e quando você menos espera...é traido pela confiança excessiva.

E existem amigos que são como aquelas estradasque desapareceram, não existem mais,mas que sempre ligam a nossa emoção até a saudade,saudade de uma paisagem, um pedaço daquela estrada,que deixou marcas profundas em nosso coração.Foram, mas ficaram impregnados em nossa alma.

E na viagem da vida, que pode ser longa ou curta amigos são mais do que estradas,são placas que indicam a direção,e naqueles momentos em que mais precisamos,por vezes são o nosso próprio chão.

As crianças são puras na fé

Uma garotinha esperta de apenas seis anos de idade, ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo.
Tudo que ela sabia era que o menino estava muito doente e que estavam completamente sem dinheiro.
Iriam se mudar para um apartamento num subúrbio, no próximo mês, porque seu pai não tinha recursos para pagar as contas do medico e o aluguel do apartamento.
Somente uma intervenção cirúrgica muito cara poderia salvar o garoto, e não havia ninguém que pudesse emprestar-lhes dinheiro.
A menina ouviu seu pai dizer a sua mãe chorosa, com um sussurro desesperado:
"somente um milagre poderá salva-lo."
Ela foi ao seu quarto e puxou o vidro de gelatina de seu esconderijo, no armário.
Despejou todo o dinheiro que tinha no chão e contou-o cuidadosamente, três vezes.
O total tinha que estar exato.
Não havia margem de erro.
Colocou as moedas de volta no vidro com cuidado e fechou a tampa.
Saiu devagarzinho pela porta dos fundos e andou cinco quarteirões ate chegar a farmácia. Esperou pacientemente que o farmacêutico a visse e lhe desse atenção, mas ele estava muito ocupado no momento.
Ela, então, esfregou os pés no chão para fazer barulho, e nada!
Limpou a garganta com o som mais alto que pode, mas nem assim foi notada.
Por fim, pegou uma moeda e bateu no vidro da porta.
Finalmente foi atendida!
"O que você quer? " perguntou o farmacêutico com voz aborrecida.
"Estou conversando com meu irmão que chegou de Chicago e que não vejo ha séculos", disse ele sem esperar resposta.
"Bem, eu quero lhe falar sobre meu irmão", respondeu a menina no mesmo tom aborrecido.
"Ele esta realmente doente...
E eu quero comprar um milagre.
"Como?", balbuciou o farmacêutico admirado "Ele se chama André e esta com alguma coisa muito ruim crescendo dentro de sua cabeça e papai disse que só um milagre poderá salva-lo." E e por isso que eu estou aqui.
Então, quanto custa um milagre?"
“ Não vendemos milagres aqui, garotinha. Desculpe, mas não posso ajuda-la", respondeu o farmacêutico, com um tom mais suave.
"Escute, eu tenho o dinheiro para pagar. Se nao for suficiente, conseguirei o resto. Por favor, diga-me quanto custa, insistiu a pequena."
O irmão do farmacêutico era um homem gentil.
Deu um passo a frente e perguntou a garota: "Que tipo de milagre seu irmão precisa?"
Não sei, respondeu ela, levantando os olhos para ele.
"Só sei que ele esta muito mal e mamãe diz que precisa ser operado. Como papai não pode pagar, quero usar meu dinheiro."
" Quanto você tem?", perguntou o homem de Chicago.
"Um dólar e onze centavos", respondeu a menina num sussurro.
E tudo que tenho, mas posso conseguir mais se for preciso
Puxa, que coincidência, sorriu o homem.
"Um dólar e onze centavos! Exatamente o preço de um milagre para irmãozinhos."
O homem pegou o dinheiro com uma mão e, dando a outra mão a menina, disse:
"Leve-me ate sua casa. Quero ver seu irmão e conhecer seus pais. Quero ver se tenho o tipo de milagre que você precisa."
Aquele senhor gentil era um cirurgião, especializado em Neurocirurgia. A operação foi feita com sucesso e sem custos. Alguns meses depois Andrew estava em casa novamente, recuperado. A mãe e o pai comentavam alegremente sobre a seqüência de acontecimentos ocorridos.
"A cirurgia", murmurou a mãe, "foi um milagre real.
Gostaria de saber quanto custou!
"A menina sorriu. Ela sabia exatamente quanto custa um milagre...Um dólar e onze centavos...Mais a fé de uma garotinha... "

O Guardião do Mosteiro

Certo dia, num mosteiro zen-budista, com a morte do guardião, foi preciso encontrar um substituto.
O grande Mestre convocou, então, todos os discípulos para descobrir quem seria o novo sentinela. O Mestre, com muita tranqüilidade, falou: Assumirá o posto o monge que conseguir resolver primeiro o problema que eu vou apresentar. Então ele colocou uma mesinha magnífica no centro da enorme sala em que estavam reunidos e, em cima dela, pôs um vaso de porcelana muito raro, com uma rosa amarela de extraordinária beleza a enfeitá-lo.
E disse apenas: - Aqui está o problema! Todos ficaram olhando a cena: o vaso belíssimo, de valor inestimável, com a maravilhosa flor ao centro!
O que representaria?
O que fazer?
Qual o enigma? Nesse instante, um dos discípulos sacou a espada, olhou o Mestre, os companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e ...ZAPT!... destruiu tudo, com um só golpe.
Tão logo o discípulo retornou a seu lugar, o Mestre disse: Você é o novo Guardião.
Não importa que o problema seja algo lindíssimo.
Se for um problema, precisa ser eliminado. Um problema é um problema, mesmo que se trate de uma mulher sensacional, um homem maravilhoso ou um grande amor que se acabou.
Por mais lindo que seja ou tenha sido, se não existir mais sentido para ele em sua vida, deve ser suprimido. Muitas pessoas carregam a vida inteira o peso de coisas que foram importantes no passado, mas que hoje somente ocupam espaço - um lugar indispensável para criar a vida.
Os orientais dizem: - Para você beber vinho numa taça cheia de chá, é necessário primeiro jogar o chá para, então, beber o vinho. Ou seja, para aprender o novo, é essencial desaprender o velho. Limpe a sua vida, comece pelas gavetas, armários até chegar às pessoas do passado que não fazem mais sentido estar ocupando espaço em sua mente. Vai ficar mais fácil ser feliz.

Amigos são Luzes

Amigos são luzes que iluminam nosso caminho quando só vemos escuridão.
Luzes que nos fazem enxergar com clareza o que nos parece tão confuso.
Luzes que depositam em nossos olhos o brilho de um abraço-irmão. Amigos são luzes de fogos de artifício celebrando nossas vitórias.
Luzes que nos revestem de brilho diante das coisas mais singelas.
A nos embalar o sono, luzes diáfanas, refletidas na janela. Amigos são luzes coloridas que nos convidam a sonhar.
Luzes enfileiradas adornando nossa árdua trajetória.
Luzes que se convertem em lágrimas para ao nosso lado chorar. Amigos são luzes vindas do mar em forma de pérolas, jóias reluzentes premiando a mais bela amizade.
Luzes de um palco encantado, que representa a verdade. Amigos são luzes de vaga-lumes que voam alegres no quintal.
Luzes que iluminam nossa alma com seu belo cintilar.
Luzes mágicas, que convertem o mais rude casebre em palácio real Quem tem um amigo-luz é um ser abençoado.

Coisas Importantes a Aprender Com a Arca de Noé

1- Não perca o embarque. 2- Lembre-se de que estamos todos no mesmo barco. 3- Planeje para o futuro. Não estava chovendo quando Noé construiu a Arca. 4- Mantenha-se em forma. Quando você tiver 60 anos, alguém pode lhe pedir para fazer algo realmente grande. 5- Não dê ouvido aos críticos; apenas continue a fazer o trabalho que precisa ser feito. 6- Construa seu futuro em terreno alto. 7- Por segurança, viaje em pares. 8- A velocidade nem sempre é uma vantagem. Os caramujos estavam a bordo com os leopardos. 9- Quando estiver estressado, flutue por um tempo. 10- Lembre-se, a Arca foi construída por amadores; o Titanic por profissionais. 11- Não importa a tempestade, pois quando você está com Deus há sempre um arco-íris te esperando. “Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.”

Torne-se Oceano!!!!

Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano, ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada: os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê a sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas não há outra maneira.
O rio não pode voltar.
Ninguém pode voltar.
Voltar é impossível na existência.
Você pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.
E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece, porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano.
Mas tornar-se oceano. Por um lado é desaparecimento e por outro lado é renascimento. Assim somos nós.
Voltar é impossível na existência.
Você pode ir em frente e se arriscar .
Coragem! Torne-se OCEANO !!!

Pastel , Guaraná e Deus

Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente , portanto ele encheu sua mochila com pastéis e guaraná , e começou sua caminhada. Quando ele andou umas três quadras , encontrou um velhinho sentando em um banco da praça , abriu sua mochila , e ia tomar um gole de guaraná , quando olhou o velhinho e viu que ele estava com fome , então ofereceu-lhe um pastel. O velhinho muito agradecido aceitou e sorriu ao menino . Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo , então ofereceu-lhe seu guaraná . Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino . O menino estava muito feliz !
Ficaram sentados ali sorrindo , comendo pastel e bebendo guaraná pelo resto da tarde sem falarem um com outro . Quando começou a escurecer o menino estava cansado e resolveu voltar para casa , mas antes de sair ele se voltou e deu um grande abraço no velhinho. O velhinho sorriu para ele como ninguém havia feito antes. Quando o menino entrou em casa , sua mãe surpresa perguntou ao ver a felicidade estampada em sua face : ''O que você fêz hoje que te deixou tão feliz ?'' Ele respondeu : '' Passei a tarde com Deus'' e acrescentou : '' Você sabe , ele tem o sorriso mais bonito que eu já vi ?'' Enquanto isso , o velhinho chegou em casa radiante , e seu filho perguntou : "Por onde esteve ?'' E o que deixou tão feliz ?'' Ele respondeu : Comi pastéis e tomei guaraná no parque com Deus ''. Antes que seu filho pudesse dizer algo ele falou : '' Sabe que ele é bem diferente daquele homem grande de barbas brancas que eu sempre imaginei ?'' Nunca subestime a força de um sorriso , o poder de uma palavra , de um ouvido para ouvir , um honesto elogio , ou até um ato de carinho . Tudo isso tem o potencial de mudar uma vida . Deus nos usa , seu amor é refletido por nossas vidas . Por medo de diminuir deixamos de crescer . Por medo de chorar deixamos de sorrir ! (Autor desconhecido)

Conselhos

Dona Maria era uma senhora de 92 anos, elegante, bem vestida e penteada.
Estava de mudança para uma casa de repouso, pois o marido, com quem vivera 70 anos, havia morrido e ela ficara só...
Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando uma atendente veio dizer que seu quarto estava pronto.
A caminho de sua nova morada, a atendente ia descrevendo o minúsculo quartinho, inclusive as cortinas de chintz florido que enfeitavam a janela.
- Ah, eu adoro essas cortinas - disse ela com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.
- Mas a senhora ainda nem viu seu quarto...
- Nem preciso ver - respondeu ela.
Felicidade é algo que você decide por princípio.
- E eu já decidi que vou adorar!
É uma decisão que tomo todo dia quando acordo.
Sabe, eu tenho duas escolhas:Posso passar o dia inteiro na cama contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem...ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.
Cada dia é um presente.
E enquanto meus olhos abrirem, vou focalizá-los no novo dia e também nas boas lembranças que eu guardei para esta época da vida.
A velhice é como uma conta bancária: Você só retira daquilo que você guardou.
Portanto, lhe conselho depositar um monte de alegria e felicidade na sua Conta de Lembranças.
E como você vê, eu ainda continuo depositando.
Agora, se me permite, gostaria de lhe dar uma receita.
1. Jogue fora todos os números não essenciais para sua sobrevivência. Isso inclui idade, peso e altura. Deixe o médico se preocupar com eles. Para isso ele é pago
2. De preferência aos amigos alegres. Os "baixo astral" puxam você para baixo.
3. Continue aprendendo. Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa. Não deixe seu cérebro desocupado. Uma mente sem uso é a oficina do diabo. E o nome do diabo é Alzheimer.
4. Curta coisas simples.
5. Ria sempre, muito e alto. Ria até perder o fôlego.
6. Lágrimas acontecem. Agüente, sofra e siga em frente. A única pessoa que acompanha você a vida toda é VOCÊ mesmo. Esteja VIVO, enquanto você viver.
7. Esteja sempre rodeado daquilo que você gosta: pode ser família, animais , lembranças, música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é o seu refúgio.
8. Aproveite sua saúde. Se for boa, preserve-a. Se está instável, melhore-a. Se está abaixo desse nível, peça ajuda.
9. Não faça viagens de remorsos. Viaje para o shopping, para cidade vizinha, para um país estrangeiro, mas não faça viagens ao passado.
10. Diga a quem você ama, que você realmente o ama, em todas as oportunidades.
E LEMBRE-SE SEMPRE QUE:A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego ...de tanto rir ... de surpresa ... de êxtase ... de felicidade!