17 abril, 2010

...

Faça o que for necessário para ser feliz.
Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples,
você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. Mário Quintana

...

"As dificuldades são como as montanhas.
Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas." [Provérbio Japonês]

Apenas um passo

Não importa há quanto tempo você esteja andando para o Norte - com apenas um passo você é capaz de andar para o Sul. O que é preciso para dar uma volta de 180º na sua vida? Apenas um passo. Você está a apenas um passo de uma dieta mais equilibrada, a um passo de melhorar suas finanças pessoais, a um passo de ser um profissional muito melhor, a um passo de ter um relacionamento mais gratificante. Daqui a um minuto, seus piores problemas podem estar todos atrás de você, ao invés de estarem na sua frente. Com apenas um passo, o melhor dia da sua vida pode ainda estar por vir, e não estar perdido em algum lugar do passado distante.
Num instante, todas as energias negativas na sua vida podem ser redirecionadas para alguma coisa positiva. Apenas um passo é necessário para romper essa inércia, e dar à sua vida o rumo que você realmente gostaria que ela tivesse.

A Rocha no Caminho

Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada.
Naquele momento ele se escondeu e ficou observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho.
Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra.
Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou se quer remover a pedra dali. De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais.
Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali. Após muita força e suor, ele finalmente, com muito jeito, conseguiu mover a pedra para o lado da estrada.
Ele voltou a pegar a sua carga de vegetais mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra.
Foi até ela e viu que a bolsa continha muitas moedas de ouro, e um bilhete escrito pelo rei que dizia:
''Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição...''

A Formiga e a Pomba

Uma Formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar. Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela.
A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem. Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo. A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé.
Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo. Moral da História: Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.

A Mala de Viagem

Conta-se sobre um homem que caminhava vacilante pela estrada, levando uma pedra numa mão e um tijolo na outra. Nas costas carregava um saco de terra , sobre a cabeça equilibrava uma abóbora pesada. Pelo caminho encontrou um outro viajante que lhe perguntou : - Cansado viajante, por que carrega essa pedra tão grande ? - É estranho, respondeu o viajante, mas eu nunca tinha realmente notado que a carregava. Então, ele jogou a pedra fora e se sentiu muito melhor. Em seguida veio outro caminhante que lhe perguntou : - Diga-me, cansado viajante, por que carrega essa abóbora tão pesada ? - Estou contente que me tenha feito essa pergunta, disse o viajante, porque eu não tinha percebido o que estava fazendo comigo mesmo. Então ele jogou a abóbora fora e continuou seu caminho com passos muito mais leves. Um por um pelo caminho foi avisando-o a respeito de suas cargas desnecessárias. E ele foi abandonando uma a uma.
Por fim, tornou-se um homem livre e caminhou como tal. Qual era na verdade o problema dele ?
A pedra e a abóbora ? Não. Era a falta de consciência da existência delas. Uma vez que as viu como cargas desnecessárias, livrou-se delas bem depressa e já não se sentia mais tão cansado. Esse é o problema de muita gente.
Carrega cargas sem perceber. Não é de se estranhar que estejam tão cansadas ! O que são algumas dessas cargas que pesam na mente de uma pessoa e que roubam as suas energias ? a. Pensamentos negativos. b. Culpar e acusar outras pessoas. c. Pemitir que impressões tenebrosas descansem na mente. d. Carregar uma falsa carga de culpa por coisas que não poderiam ter evitado. e. Auto-piedade. f. Acreditar que não existe saída. Todo mundo tem o seu tipo de carga especial, que rouba energia. Quanto mais cedo começarmos a descarregá-la, mais cedo nos sentiremos melhor e caminharemos mais levemente...

A Arte de ser Feliz

Acorde todas as manhã com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz. Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará. Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz! Enumere as boas coisas que você tem na vida. Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança! Trace objetivos para cada dia. Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente. Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém alerta, em constante desenvolvimento pessoal e profissional, além disso o ajuda a manter a dignidade. Acredite, seu valor está em você mesmo. Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente. Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias ... Conscientize - se que a verdadeira felicidade está dentro de você. A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar.
Estenda sua mão, Compartilhe, Sorria, Abrace. A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos. O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais. Não só cria um espaço feliz para o que estão ao seu redor, como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas. O tempo para ser feliz é agora. O lugar para ser feliz é aqui!

A Escolha Certa

A época era de dificuldades, os dramas humanos se multiplicavam nas estradas da china, sem que ninguém tivesse muito tempo para olhar para o lado e tentar auxiliar o vizinho. Foi durante a guerra civil chinesa, que sucedeu ao conflito mundial da segunda guerra. Wong e sua esposa Lee, com as quatro filhas, tinham urgência em sair de Hong Kong.
Ele era um ilustre professor procurado pelas forças que oprimiam o país. Enquanto ele tentava conseguir um meio de transporte que, por muito dinheiro, os pudesse levar para o campo, à casa de um tio, onde se poderiam ocultar, tentando salvar as próprias vidas, Lee acomodava as pequenas ao seu redor. Ela precisava cuidar da bagagem, porque na confusão das ruas não eram poucos os que se aproveitavam para saquear os descuidados. Precisava também atender as crianças que, um tanto assustadas, em meio à movimentação intensa, choramingavam, agarradas às suas vestes. Num tempo que pareceu eterno, o marido chegou com um Jinriquixá, uma espécie de carrinho, puxado por um homem.
Mas, enquanto ele providenciava a acomodação das malas, embrulhos e valises no pequeno transporte, um outro se aproximou. Com certeza, vislumbrando a chance de um bom dinheiro, ofereceu-se para levar a família ao seu destino.
Esperto, sabendo do preço elevado que o outro fizera, propôs um valor menor. O professor Wong, homem prático, aceitou.
Porém, Lee, a esposa, disse que não era correto deixar o homem que antes fora contratado. Afinal, ele perdera seu tempo, andara até ali puxando seu veículo e merecia respeito. Falou de forma tão incisiva que o marido aceitou suas ponderações e lá se foram, no transporte mais caro. A viagem não teve maiores dificuldades.
Uns sustos aqui e ali, à conta de homens inescrupulosos pelo caminho, contudo, chegaram bem ao final da viagem. Quer dizer, quase ao final. Porque o tio de Wong morava do outro lado do canal, e o Jinriquixá não ousou atravessá-lo. Saltando do veículo, o casal dividiu a bagagem entre si e as pequerruchas, que tiveram também que carregar alguns embrulhos, apesar do pequeno tamanho, e atravessaram a ponte a pé. Chegando à casa do tio e recebidos, com surpresa natural, começaram a se acomodar nos poucos cômodos.
Depois que alimentou as filhas e as deitou para o descanso, transcorridas em torno de duas horas da chegada, Lee se deu conta que faltava uma mala. "Meu Deus!" Gritou ela.
Logo aquela em que havia escondido todo o dinheiro que haviam conseguido juntar, antes da fuga. E agora? O coração em descompasso, pôs-se a chorar, abraçada ao marido. "Como continuar a fuga sem dinheiro? Como dar continuidade à vida, sem nada a não ser as roupas e quatro bocas famintas para alimentar?" Enquanto se dispunha, afinal, a secar as lágrimas, erguer a cabeça e recomeçar as lutas para a sobrevivência, alguém bateu na porta. Todos se olharam temerosos.
Seriam andarilhos salteadores?
Seriam guerrilheiros que haviam descoberto a fuga? O tio, procurando demonstrar uma calma que longe estava de sentir, abriu a porta.
A punição por acolher fugitivos era severa... Talvez a morte. Mas, na porta, estava o condutor...
Com a mala.
Viera devolvê-la, tão logo se dera conta que fora esquecida em seu transporte. Fizera um longo trajeto de volta, ousara atravessar a ponte, somente para entregar a uma família fugitiva, a bagagem, com todo o seu conteúdo intacto. O tio nem esboçou atitude.
Todos ficaram parados, sem reação, pelo inusitado do momento.
Um gesto de honestidade em meio à confusão que vivia o país e onde muitos somente pensavam em tomar de outros, à força, o que pudessem. Lee ajoelhou-se e agradeceu a Deus que lhe havia inspirado para fazer a viagem com aquele homem, apesar do preço mais elevado. A gratidão nasce nos momentos mais inusitados e a honestidade se revela nos corações bem formados. Mesmo em meio ao caos, o homem guarda na intimidade valores reais dos quais lança mão em momentos precisos. Por vezes, um simples gesto pode resultar em muitas bênçãos.
Como o de Lee, em manter a fidelidade ao contrato verbal acertado com um desconhecido, em um momento de angústia e quase pavor, que alcançou ressonância em outro coração, quiçá, tão perseguido e maltratado como o dela mesma...

Pedaço de Bolo

Às vezes nos perguntamos: "O que eu fiz pra merecer isso?" ou... "Por que Deus tinha que fazer isso justo comigo?" Aqui vai uma belíssima explicação. A filha dizia à Mãe como tudo ia errado. Ela não se saíra bem na prova de Matemática, o namorado resolveu terminar com ela e a sua melhor amiga estava de mudança para outra cidade. Em horas de amargura, a mãe sabia que poderia agradar a filha preparando-lhe um bolo. Naquele momento não foi diferente. Abraçou a filha e levou-a à cozinha, conseguindo arrancar da moça um sorriso sincero. Logo que a mãe separou os utensílios e ingredientes que usaria e os colocou na mesa, perguntou à filha: - Querida, quer um pedaço de bolo? - Mas já, mamãe? É claro que quero. Seus bolos são deliciosos... - Então está bem, respondeu a mãe. Tome um pouco desse óleo de cozinha! Assustada, a moça respondeu: - Credo, mãe! Que tal então comer uns ovos crus, filha? - Que nojo, Mãe! - Quer então um pouquinho de Farinha de Trigo ou Bicarbonato de Sódio? - Mãe, isso não presta! A Mãe então respondeu: - É verdade, todas essas coisas parecem ruins sozinhas, mas quando as colocamos juntas, na medida certa... Elas fazem um bolo delicioso! Deus trabalha do mesmo jeito. Às vezes a gente se pergunta por que Ele quis que nós passássemos por momentos difíceis, mas Deus sabe que quando Ele põe todas essas coisas na ordem exata, elas sempre nos farão bem. A gente só precisa confiar nele e todas essas coisas ruins se tornarão algo fantástico! Deus é louco por você... Ele te manda flores em todas as Primaveras... Faz nascer o Sol todas as manhãs... E sempre que você quiser conversar, Ele vai te ouvir! Ele pode viver em qualquer lugar do universo, e Ele escolheu o seu coração!

...

Um grupo de estudantes de geografia estudou as sete maravilhas do mundo. No final da aula, aos estudantes foi pedido para fazerem uma lista do que eles pensavam que fossem consideradas as sete maravilhas atuais do mundo. Embora houvesse algum desacordo começaram os votos: 1. Pirâmides do Egito 2. Taj Mahal 3. Grand Canyon 4. Canal De Panamá 5. Empyre State building 6. Basílica Do St. Peter 7. A Grande Muralha da China Ao recolher os votos, o professor notou uma estudante muito quieta. A menina, não tinha virado sua folha ainda. O professor então perguntou à menina se tinha problemas com sua lista. A menina quieta respondeu: "sim, um pouco, eu não consigo fazer a lista, porque são muitos." O professor disse: "Bem, diga-nos que o que você tem, e talvez nós possamos ajudá-la." A menina hesitou, então leu, "Eu penso que as sete maravilhas do mundo sejam: 1. tocar 2. sentir sabor 3. ver 4. ouvir Hesitou um pouco e então... 5. sentir 6. rir 7. e amar A sala então ficou completamente em silêncio, é fácil para nós, olhar as façanhas do homem. Nós negligenciamos tudo o que Deus fez para nós. Que você possa se lembrar hoje, daquelas coisas que são verdadeiramente maravilhosas. "Faça tudo de bom que você puder para todas as pessoas que você puder, quando você puder."

...

Um Cego de nascença possuia a habilidade de distinguir diferentes animais, apenas tocando-os com suas mãos. Trouxeram-lhe então um filhote de Lobo, e colocando-o em seu colo, pediram que o apalpasse e depois descrevesse que animal seria aquele. Ele correu as mãos sobre o animal, e estando em dúvida, comentou: Eu com certeza não sei se isto é o filhote de uma Raposa ou o filhote de um Lobo; mas de uma coisa eu tenho certeza, ele jamais seria bem vindo dentro de um curral de ovelhas. Autor: Esopo Moral da História: As más tendências são mostradas já na primeira infância.

...

Se um dia alguém fizer com que se quebre a visão bonita que você tem de si, com muita paciência e amor reconstrua-a. Assim como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão, sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante, você é a sua criação mais valiosa. Não olhe para trás. Não olhe para os lados. Olhe somente para dentro, para bem dentro de você e faça dali o seu lugar de descanso, conforto e recomposição. Crie este universo agradável para si e seja feliz. O mundo agradecerá o seu trabalho. Brahma Kumaris

O Garoto do "Olha o Lobo"

Um pastorzinho que cuidava de seu rebanho perto de um povoado gostava de se distrair de vez em quando gritando: - Olha o lobo! Socorro! Olha o lobo! Deu certo umas duas ou três vezes.
Todos os habitantes do povoado vinham correndo ajudar o pastorzinho e só encontravam risadas diante de tanto esforço. Um dia apareceu um lobo em carne e osso.
O menino gritou desesperado, mas os vizinhos achavam que era só brincadeira e nem prestaram atenção. O lobo pôde devorar todas as ovelhas sem ser perturbado. Moral: Os mentirosos podem falar a verdade que ninguém acredita.

O Carvalho e os Juncos

Um grande carvalho foi arrancado do chão pela ventania, e arrastado por forte correnteza. Então dentro da água ele se viu no meio de alguns Juncos, e assim lhes falou: - Gostaria de ser como vocês, que de tão esguios e frágeis, não são completamente afetados por estes fortes ventos. Eles responderam: - Você lutou e competiu com o vento, e conseqüentemente foi destruído; enquanto que nós ao contrário nos curvamos diante do menor sopro de ar, e por esta razão permanecemos inteiros, e a salvo. Moral da História: Para vencermos o mais forte, não devemos usar a força e sim a gentileza e a humildade.

...

"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuara vivendo, mas terá deixado de existir". Charles Chaplin

Tempo Certo

De nada adianta querer apressar as coisas tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto, mas a natureza humana não é muito paciente. Temos pressa em tudo, e aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca por pura ansiedade de não aguardar. Então alguém poderia dizer: Mas qual é esse tempo certo??? Bom, basta observar os sinais... Quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida, pequenas manifestações do cotidiano, enviarão sinais indicando o caminho. Pode ser a palavra de um Amigo, um texto lido, uma observação qualquer; mas com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa!!! Basta você acreditar que Nada Acontece Por Acaso!!! E talvez seja por isso que você esteja agora lendo essas linhas... Tente observar melhor o que está a sua volta. Com certeza alguns desses sinais já estão por perto, e você nem os notou ainda. Lembre-se que: O universo sempre conspira a seu favor. Quando você possui um objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento. Paulo Coelho

Um Anjo para Você

Para iluminar seu caminho, para colocar ordem na sua vida, para você ter sempre a certeza, de que ele está ao seu lado, em todos os momentos. Em qualquer situação, na sua tristeza e na sua alegria. E mesmo que você se esqueça dele as vezes, ele estará sempre do seu lado, lhe ajudando, lhe dando conselhos, lhe conduzindo na sua estrada, as vezes triste, as vezes alegre. Ele sempre vai dar o melhor de si, para lhe ajudar, e em troca disso, ele só quer que você saiba dele, que acredite nele. Não precisa saber o nome do seu anjo, basta lembrar dele como uma luz, a iluminar o seu caminho. E você pode ter certeza de que ele é assim, uma imensa luz, que não se apaga nunca, que não fica fraca, que jamais perde sua força e seu brilho. Um lindo anjo para você... Que você possa contar com ele, Sempre.... sempre....

Otimiiismo

Ser otimista é um estado de espírito.
É coisa sua.
Uma esperança que somente você entende.
Um desejo de vencer que não pode ser explicado. Uma certeza intima, profunda.
Também o seu relacionamento com Deus é algo próprio.
Apenas você é capaz de compreendê-lo. Nenhuma outra pessoa pode senti-lo como você o sente.
Esforce-se por transmitir aos outros o que lhe vai na alma.
Eles precisam sabre como você é. Isto lhes faz bem.
Ajuda-os a crescer.
Deus é o mesmo em todas as pessoas, mas cada um sente de maneira especial.
Gotas de Esperança uma coisa é você achar que está no caminho certo. Outra é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros.
Porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia. unda. Também o seu relacionamento com Deus é algo próprio.
Apenas você é capaz de compreendê-lo. Nenhuma outra pessoa pode senti-lo como você o sente.
Esforce-se por transmitir aos outros o que lhe vai na alma.
Eles precisam sabre como você é. Isto lhes faz bem.
Ajuda-os a crescer.
Deus é o mesmo em todas as pessoas, mas cada um sente de maneira especial.
Gotas de Esperança uma coisa é você achar que está no caminho certo. Outra é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros.
Porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia. Paulo coelho

Pequenas felicidades certas

Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.
Outras vezes encontro nuvens espessas.
Avisto crianças que vão para a escola.
Pardais que pulam pelo muro.
Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.
Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.
Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.
Ás vezes, um galo canta.
Às vezes, um avião passa.
Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim. Cecília Meireles

Receita para eliminar manchinhas da alma

Ingredientes: 1 litro de ternura 1 litro de óleo concentrado de paciência 1 quilo de perdão em pó 1 litro de essência de amizade 2 litros de bom-humor 3 litros de extrato concentrado de solidariedade humana 1 litro de esperança 2 litros de tolerância 10 pitadas de sorrisos espontâneos 2 litros de essência de Amor Universal 1 folha de papel de carinho do seu tamanho.
Modo de Fazer: Misture o amor, o perdão e os sorrisos espontâneos no caldeirão que se encontra no fundinho do seu coração. Passe os outros ingredientes por uma peneira bem grossa e adicione-os aos do caldeirão. Leve o caldeirão ao fogo alto da sua bondade, mexendo sempre até alcançar o ponto de pasta cremosa. Deixe a pasta esfriar, até ficar morninha. Abra a folha de papel de carinho e besunte-a com a pasta. Deite-se sobre a folha de papel de carinho e enrole-se nela. Suspire bastante, profundamente. Relaxe. Pense em momentos alegres que fizeram com que você risse sonoramente. Pense naqueles outros que fizeram com que você se derretesse de ternura. Sinta o gosto de mel de abelhas . Sinta o perfume das flores que você acha bonitas. Sinta a temperatura de uma noite de verão estrelada. Ouça a música alegre do rouxinol. Mantenha o seu coração pleno de emoções boas. Aguarde até que a pasta cremosa e a folha de papel de carinho tenham sido completamente absorvidas.
Resultado: Você perceberá que todas aquelas manchinhas que o(a) aborreciam em relação ao próximo, ao bem-conviver, terão desaparecido. Caso uma ou outra persista, repita a receita . Elas desaparecerão por completo e VOCÊ será FELIZ...

O guia de como viver melhor

1- Quando resolver dar alguma coisa, dar com alegria. 2- Memorizar o seu poema favorito. 3- Não em tudo que lhe dizem. Não desacreditar em tudo que afirmam ser mentira. 4- Quando disser te amo, demonstrar com algum gesto. 5- Quando disser desculpa, olhar a outra pessoa diretamente nos olhos. 6- Acreditar em amor a primeira vista. 7- Acreditar em apatia à primeira vista. 8- Nunca puxar o tapete dos outros: geralmente você está em cima dele. 9- Viver apaixonadamente, com todos os ferimentos que isso pode acarretar: vale a pena. 10- Falar de vagar pensar rápido. 11- Não julgar as pessoas por seus familiares. 12- Se perguntarem algo indiscreto, sorrir e dizer: Por que você quer saber isso? A conversa geralmente para por aí. 13- Quando errar não esquecer a lição. E corrigir o que for possível. 14- Lembrar sempre de três coisas: respeito por você mesmo, pelos outros por seus atos. 15- Quando atender ao telefone, sorrir ao dizer alô. Quem está do outro lado da linha irá perceber. 16- Saber que o silêncio pode ser uma resposta. 17- Orar, o poder da oração é infinito. 18- Viver uma vida que lhe permita olhar para trás e sorrir. 19- Quando viajar, visitar um lugar onde ninguém mais da turma foi: Este lugar será seu. 20- Jamais esquecer que na velhice podemos perder muita coisa, mas a capacidade de comunicação permanece intacta. 21- Você pode ter qualquer coisa. Mas não pode ter tudo. 22- Lembre-se que seu caráter é o espelho de seu destino. 23- Aproveitar a sorte, quanto está a seu favor. 24- Peça ajuda. E saiba reconhecê-la. 25- Aprender todas as regras, e transgredir algumas, assim que for possível. 26- Escolha seus amigos.E escolha seus inimigos:não dê a qualquer um a honra de enfrentá-lo. 27- Quando alguém começar a agredi-lo verbalmente não interrompa. Verá que a agressão se esvazia por si mesma Autor Desconhecido