11 maio, 2010

...

''Não queira exigir dos outros aquilo que nem você mesmo consegue fazer.
Alguns são mais lentos, outros mais rápidos na caminhada.''

Sentir Primeiro

Sentir primeiro, pensar depois, Perdoar primeiro, julgar depois, Amar primeiro, educar depois, Esquecer primeiro, aprender depois, Libertar primeiro, ensinar depois, Alimentar primeiro, cantar depois, Possuir primeiro, contemplar depois, Agir primeiro, julgar depois, Navegar primeiro, aportar depois, Viver primeiro, morrer depois, Mário Quintana

Receita da Vida

Ingredientes: Família (é aqui que tudo começa) Amigos (nunca deixe faltar) Raiva (se existir que seja pouca) Desespero (pra quê) Paciência (a maior possível) Lágrimas (enxugue todas) Sorrisos (os mais variados) Paz (em grande quantidade) Perdão (á vontade) Desafetos (se possível nenhum) Esperança (não perca jamais quanto maior melhor) Amor (pode abusar) Carinho (essencial) MODO DE PREPARAR Reúna a sua família e seus amigos.... Esqueça os momentos de raiva e desespero passados. Se precisar use toda sua paciência.... Enxugue as lágrimas e as substitua por sorrisos.. Junte a paz e o perdão e ofereça os seus desafetos. Deixe a esperança crescer no seu coração.... Nem sempre os ingredientes da vida são gostoso, por tanto saiba misturar todos os temperos que ela oferece, e faça dela um prato de raro sabor...

...

Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu".

Deus

Não tenho nada que me prove a existência de Deus, mas mesmo assim Ele continua sendo o absoluto dos meus dias. Nunca choveu maná no quintal da minha casa e a imagem que tenho da Virgem Maria nunca derramou uma lágrima. O que tenho aqui é esta mão machucada, este dedo sangrando, este nó na garganta, este humano desconsolo, esta dor, esta cor e este olhar desconcertante de Deus, deixando-me sem jeito, ao dizer que me ama.

...

"Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes… tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos. Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer: - E daí? Eu adoro voar! Não me dêem fórmulas certas, por que eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, por que vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem não sou.
Não me convidem a ser igual, por que sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre." (Clarice Lispector)

Deus é Soberano

"Você já ouviu falar que quando Deus não muda o coração, Ele muda as circunstâncias? Então Deus atrasa muitas vezes nossos sonhos, porque os sonhos dele são maiores! Ele trabalha em silêncio e acredite que Deus não começa, para não terminar. Ele não manda....
Pra não se responsabilizar. Não promete.... Quando não quer cumprir. Não age quando não quer agir. E Deus não fala... Quando não quer falar. Por isso no meio da luta: Creia... Espere..... Confie... Aguarde... Clame.... Chore... Busque a Deus.... E verás Ele trabalhar em meio a tormenta. Pois tudo aquilo o que Deus te prometeu em seu tempo determinado se realizará! E nenhum dos teus sonhos Deus deixará de concretizar! Final da História o significado é Temer a Deus sobre todas as coisas e voce será mais do que vencedor!!! "

...

"Humano eu sou assim: Virtudes e Limites. Se agora me permites, eu pretendo ser FELIZ, sem prender-me ao que não fiz, mas olhando o que é possivel. A dor que, às vezes, vem me faz feliz também, pois nela me recordo o valor que tem a cruz. Quando a noite esconde a luz Deus acende as estrelas."

Ser Feliz...

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise… Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história… É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma… É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida… Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos… É saber falar de si mesmo… É ter coragem para ouvir um "não"… É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta… Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

O Amor não acaba , nós é que mudamos...

"As pessoas vivem uma intensa relação de amor, e depois de alguns anos se separam, cada um vai em busca do próprio caminho, saem do raio de visão um do outro.
Que fim levou aquele sentimento?
O amor realmente acaba? O que acaba são algumas de nossas expectativas e desejos, que são subtituídos por outros no decorrer da vida.
As pessoas não mudam na sua essência, mas mudam muito de sonhos, mudam de pontos de vista e de necessidades, principalmente de necessidades.
O amor costuma ser moldado à nossa carência de envolvimento afetivo, porém essa carência não é estática, ela se modifica à medida que vamos tendo novas experiências, à medida que vamos aprendendo com as dores, com os remorsos e com nossos erros todos.
O amor se mantém o mesmo apenas para aqueles que se mantém os mesmos. Se nada muda dentro de você, o amor que você sente, ou que você sofre, também não muda. Amores eternos só existem para dois grupos de pessoas.
O primeiro é formado por aqueles que se recusam a experimentar a vida, para aqueles que não querem investigar mais nada sobre si mesmo, estão contentes com o que estabeleceram como verdade numa determinada época e seguem com esta verdade até os 120 anos.
O outro grupo é o dos sortudos: aqueles que amam alguém, e mesmo tendo evoluído com o tempo, descobrem que o parceiro também evoluiu, e essa evolução se deu com a mesma intensidade e seguiu na mesma direção.
Sendo assim, conseguem renovar o amor, pois a renovação particular de cada um foi tão parecida que não gerou conflito. O amor não acaba.
O amor apenas sai do centro das nossas atenções.
O tempo desenvolve nossas defesas, nos oferece outras possibilidades e a gente avança porque é da natureza humana avançar.
Não é o sentimento que se esgota, somos nós que ficamos esgotados de sofrer, ou esgotados de esperar, ou esgotados da mesmice. Paixão termina, amor não. Amor é aquilo que a gente deixa ocupar todos os nossos espaços, enquanto for bem-vindo, e que transferimos para o quartinho dos fundos quando não funciona mais, mas que nunca expulsamos definitivamente de casa." ( Autor Desconhecido)

...

Um velho índio descreveu certa vez em seus conflitos internos:
"Dentro de mim existem dois lobos, um deles é cruel e mau, o outro é muito bom e dócil...
Os dois estão sempre brigando..."
Quando então lhe perguntaram qual dos cachorros ganharia a briga, o sábio índio parou, refletiu e respondeu: "Aquele que eu alimentar". [Autor Desconhecido]

O Amor...

É difícil para os indecisos. É assustador para os medrosos. Avassalador para os apaixonados! Mas, os vencedores no amor são os fortes. Os que sabem o que querem e querem o que têm! Sonhar um sonho a dois,
e nunca desistir da busca de ser feliz, é para poucos!!" (Cecília Meireles)

...

''As Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas...
O tempo passa...
e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos...
e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!'' Bob Marley

...

''O tempo é algo que não volta atrás. Por isso plante seu jardim e decore sua alma, Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores ... William Shakespeare

...

O sorriso é o elo entre a alma e o mundo, e tem a força de despertar no coração uma amizade profunda e duradoura, o começo de um romance, a aliança de um amor, ou o perdão incondicional... Autor desconhecido

Quem Ama

Quem ama nada exige. Perdoa sem traçar condições. Sabe sacrificar-se pela felicidade alheia. Renuncia com alegria ao que mais deseja. Não espera reconhecimento. Serve sem cansaço. Apaga-te para que outros brilhem. Silencia as aflições, ocultando as próprias lágrimas. Retribui o mal com o bem. É sempre o mesmo em qualquer situação. Vive para ser útil aos semelhantes. Agradece a cruz que leva sobre os ombros. Fala esclarecendo e ouve compreendendo. Crê na Verdade e procura ser justo. Quem ama, qual o samaritano anônimo da parábola do Mestre, levanta os caídos da estrada, balsamiza-lhes as chagas, abraça-os fraternalmente e segue adiante... Chico Xavier

...

''Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Nunca desista dos seus sonhos, tudo pode ficar melhor..." Autor Desconhecido

Viver não Dói...

Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram. Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade. Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar. Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender. Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada. Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar. Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: Se iludindo menos e vivendo mais!!! A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável e o sofrimento é opcional... Carlos Drummond de Andrade

...

"Obrigado por ter dito algumas vezes o que eu realmente precisava ouvir,
em vez do que eu queria que você dissesse,
e por ter me mostrado um outro lado a considerar." Silvia Schmidt

Só um Lembrete

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa... Quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta-feira... Quando se vê, já terminou o ano... Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê, já passaram-se 50 anos! Agora é tarde demais para ser reprovado. Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas. Desta forma, eu digo: Não deixe de fazer algo que gosta, devido à falta de tempo, pois a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais... Mario Quintana

Nem Tudo é Fácil

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste. É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada. É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre. É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia. É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua. É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo. É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar. É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo. Se você errou, peça desculpas... É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado? Se alguém errou com você, perdoa-o... É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender? Se você sente algo, diga... É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar alguém que queira escutar? Se alguém reclama de você, ouça... É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você? Se alguém te ama, ame-o... É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz? Nem tudo é fácil na vida. Mas com certeza nada é impossível... Precisamos acreditar, ter fé e lutar para que não apenas sonhemos, Mas também tornemos todos esses desejos, REALIDADE !!! Cecília Meirelles

As Sem-Razões Do Amor

Eu te amo porque te amo, não precisas ser amante, e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo, amor é estado de graça, e com amor não se paga. Amor é dado de graça, é semeado no vento, na cachoeira no eclipse.
Amor foge a dicionários e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo, bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca, nem se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada, feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte, e da morte vencedor,
Por mais que o matem (e matam) , a cada instante de amor. (Carlos Drummond de Andrade)

Faça Chuva ou Faça Sol...

Meu amor, Faça Chuva ou faça sol, estarei sempre pensando em você. Faça Chuva ou faça sol, tudo que eu fizer e para ti. Faça Chuva ou faça sol, você e a pessoa mais importante para mim. Faça Chuva ou faça sol, sou capaz de tentar o impossível para te agradar. Faça Chuva ou faça sol, você sempre será meu motivo para tudo. Faça Chuva ou faça sol, jamais esqueço que minha vida mudou depois que te conheci. Faça Chuva ou faça sol, cada instante que vivo e por você. Faça Chuva ou faça sol, penso só em ti que é o motivo de eu viver. Faça Chuva ou faça sol, ninguém mais será para mim mais importante do que você. Faça Chuva ou faça sol, faço o que for necessário por ti. Faça Chuva ou faça sol, você é minha completa alegria. Faça Chuva ou faça sol, lembro-me o quanto é bom estar do seu lado. Faça Chuva ou faça sol, imagino estar juntinho de você. Faça Chuva ou faça sol, qualquer musica que eu escute já me faz pensar em ti. Faça Chuva ou faça sol, minha paixão por ti aumenta a cada dia. Faça Chuva ou faça sol, tomo consciência de que preciso muito de ti. Faça Chuva ou faça sol, espero ansiosamente que cada minuto passe logo para que eu possa estar contigo. Faça Chuva ou faça sol, estarei aguardando sempre um telefonema ou qualquer contato seu. Faça Chuva ou faça sol, penso logo em você em qualquer coisa que faço. Faça Chuva ou faça sol, penso logo em você em qualquer coisa que vejo. Faça Chuva ou faça sol, tudo o mais deixa de ser prioritario se não tiver você. Faça Chuva ou faça sol, estarei sempre te esperando. Faça Chuva ou faça sol, sei que não poderei viver sem ti. Faça Chuva ou faça sol, amarei sempre você... Desconheço Autoria

...

''A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.
Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente,
Antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.'' Charles Chaplin

Coisas de Deus...

Deus ainda fala com as pessoas? Um jovem foi para o estudo da Bíblia numa noite de Quarta-feira. O pastor dividiu entre ouvir a Deus e obedecer a palavra do Senhor. O jovem não pode deixar de querer saber se "Deus ainda fala com as pessoas?". Após a pregação ele saiu para um café com os amigos e eles discutiram a mensagem. De formas diversas eles falaram como Deus tinha conduzido suas vidas de maneiras diferentes. Era aproximadamente 10 horas quando o jovem começou a dirigir-se para casa. Sentado no seu carro, ele começou a pedir Deus!
Se ainda falas com as pessoas, fale comigo. Eu irei ouvi-lo. Farei tudo para obedecê-lo. Enquanto dirigia pela rua principal da cidade, ele teve um pensamento muito estranho: "Pare e compre um galão de leite".
Ele balançou a cabeça e falou alto "Deus é o Senhor? ...
Ele não obteve resposta e continuou dirigindo-se para casa. Porém, novamente, surgiu o pensamento "compre um galão de leite". O jovem pensou em Samuel e como ele não reconheceu a voz de Deus, e como Samuel correu para Eli. "Muito bem, Deus! No caso de ser o Senhor, eu comprarei o leite". Isso não parece ser um teste de obediência muito difícil.
Ele poderia também usar o leite.
O jovem parou, comprou o leite e reiniciou o caminho de casa. Quando ele passava pela sétima rua, novamente ele sentiu um pedido "Vire naquela rua".
Isso é loucura, pensou e, passou direto pelo retorno. Novamente ele sentiu que deveria ter virado na sétima rua.
No retorno seguinte, ele virou e dirigiu-se pela sétima rua.
Meio brincalhão, ele falou alto "Muito bem, Deus...Eu farei".
Ele passou por algumas quadras quando de repente sentiu que devia parar.
Ele Brecou e olhou em volta.
Era uma área misto de comércio e residência.
Não era a melhor área, mas também não era a pior da vizinhança. Os estabelecimentos estavam fechados e a maioria das casas estavam escuras, como se as pessoas já tivessem ido dormir, exceto uma do outro lado que estava acesa. Novamente, ele sentiu algo, "Vá e dê o leite para as pessoas que estão naquela casa do outro lado da rua".
O jovem olhou a casa. Ele começou a abrir a porta, mas voltou a sentar-se. "Senhor, isso é loucura. Como posso ir para uma casa estranha no meio da noite?". Mais uma vez, ele sentiu que deveria ir e dar o leite. Finalmente, ele abriu a porta, "Muito Bem, Deus, se é o Senhor, eu irei e entregarei o leite àquelas pessoas. Se o Senhor quer que eu pareça uma pessoa louca, muito bem.
Eu quero ser obediente. Acho que isso vai contar para alguma coisa, contudo, se eles não responderem imediatamente, eu vou embora daqui"... Ele atravessou a rua e tocou a campainha, Ele pôde ouvir uma barulho vindo de dentro, parecido com o choro de uma criança.
A voz de um homem soou alto: "Quem está aí? O que você quer?"...
A porta abriu-se antes que o Jovem pudesse fugir.
Em pé, estava um homem vestido de jeans e camiseta. Ele tinha um olhar estranho e não parecia feliz em ver um desconhecido em pé na sua soleira. "O que é? ". O jovem entregou-lhe o galão de leite. "Comprei isto para vocês".
O homem pegou o leite e correu para dentro falando alto. Depois, uma mulher passou pelo corredor carregando o leite e foi para a cozinha.
O homem seguia-a segurando no braços uma criança que chorava. Lágrimas corriam pela face do homem e, ele começou a falar, meio soluçando...
"Nós oramos. Tínhamos muitos contas para pagar este mês e o nosso dinheiro havia acabado. Não tínhamos mais leite para o nosso bebê. Apenas orei e pedi a Deus que me mostrasse uma maneira de conseguir leite".
Sua esposa gritou lá da cozinha: "Pedi a Deus para mandar um anjo com um pouco... Você é um anjo? O jovem pegou a sua carteira e tirou todo dinheiro que havia nela e colocou-o na mão do homem... Ele voltou-se e foi para o carro, enquanto as lágrimas corriam pela sua face.
Ele experimentou que Deus ainda responde os pedidos. Você tem 24h por dia, gasta com muitas coisas.
Quanto tempo você leva para parar um pouquinho e ouvir Deus? Autor desconhecido

O Pequeno Príncipe

(...) E foi então que apareceu a raposa: - Bom dia - disse a raposa. - Bom dia - respondeu polidamente o principezinho que se voltou mas não viu nada. - Eu estou aqui - disse a voz, debaixo da macieira... - Quem és tu? - perguntou o principezinho. - Tu és bem bonita. - Sou uma raposa - disse a raposa. - Vem brincar comigo - propôs o princípe - estou tão triste... - Eu não posso brincar contigo - disse a raposa. - Não me cativaram ainda. - Ah! Desculpa - disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou: - O que quer dizer "cativar"? - Tu não és daqui - disse a raposa. - Que procuras? - Procuro amigos - disse. - Que quer dizer cativar? - É uma coisa muito esquecida - disse a raposa. - Significa "criar laços"... - Criar laços? - Exatamente...
Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos.
E eu não tenho necessidade de ti.
E tu não tens necessidade de mim.
Mas, se tu me cativas, nós teremos necessiddade um do outro.
Serás pra mim o único no mundo.
E eu serei para ti a única no mundo... Mas a raposa voltou a sua idéia: - Minha vida é monótona.
E por isso eu me aborreço um pouco.
Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol.
Conhecerei o barulho de passos que será diferente dos outros.
Os outros me fazem entrar debaixo da terra.
O teu me chamará para fora como música.
E depois, olha!
Vês, lá longe, o campo de trigo?
Eu não como pão.
O trigo para mim é inútil.
Os campos de trigo não me lembram coisa alguma.
E isso é triste!
Mas tu tens cabelo cor de ouro.
E então serás maravilhoso quando me tiverdes cativado.
O trigo que é dourado fará lembrar-me de ti.
E eu amarei o barulho do vento do trigo... A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe: - Por favor, cativa-me! - disse ela. - Bem quisera - disse o principe - mas eu não tenho tempo.
Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer. - A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa.
- Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma.
Compram tudo prontinho nas lojas.
Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos.
Se tu queres uma amiga, cativa-me! - Os homens esqueceram a verdade - disse a raposa.
- Mas tu não a deves esquecer.
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
Antoine de Saint-Exupéry