19 julho, 2008

Despertadores...

Na Índia, os mestres sempre dizem:os problemas são despertadores que tentam acordar as pessoas para a vida. Aproveite para acordar logo, antes que o próximodespertador faça mais barulho. Pense nisso:o que essa dificuldade está querendo mostrar a você? Problemas são avisos que a vida nos envia para corrigir algo que não estamos fazendo bem. Problemas e doenças são sinais de emergênciapara que possamos transformar nossas vidas.Aliás, problemas e doenças guardam muita semelhança entre si. Infelizmente, a maioria das pessoas, quando ficadoente, cai num lamentável estado de prostraçãoou simplesmente toma remédio para tratar ossintomas em vez de fazer uma pausa para refletirsobre os avisos que essa doença está enviando. São poucos os que se perguntam: “Por que meuorganismo ficou enfraquecido e permitiu quea doença o atacasse?” Uma doença é sempre um aviso, embora muitagente não preste atenção nele. Assim como os problemas, os sintomas vãopiorando na tentativa de fazer com quevocê entenda o recado. No começo pode ser uma leve dor de cabeçaum recado para que você pare e analise oque está faltando em sua vida. Mas você não tem tempo, toma um analgésicoe nem percebe direito que a dor está aumentando.Então a dor piora, mas você vai à acupunturapara aliviá-la e não presta atenção quando omédico diz que o tratamento é paliativo e quevocê precisa mudar seu estilo de vida para eliminaras causas da doença. As doenças são recados que precisamos levar asério, principalmente as doenças que se repetem.Dores de cabeça, alergias de pele, má digestão,todos esses distúrbios querem nos mostrar algo.Saber procurar e achar as causas deles é umaatitude muito sábia. Nossos inimigos, da mesma forma que os problemase as doenças, são gritos de alerta para cuidarmosde algo que não está certo em nossa vida. Quando os ouvimos com atenção, nossos inimigospodem se transformar em maravilhosas alavancasde crescimento pessoal. Assim como as doenças e os inimigos, os problemasnos enviam avisos que precisamos aprender a decodificar. Se você tem um problema que está se repetindo em sua vida, é chegada a hora de fazer uma análise do seu significado para poder superá-lo.
E tenha muito claro que, no momento em que supera um problema que o acompanha por algum tempo,uma nova pessoa nasce dentro de você. Roberto Shinyashiki

Uma formiga me levou a orar!

Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha. A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela. A formiga a carregava com sacrifício. Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça.Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também à formiga. Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa. Eu a observei e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa. Foi quando pensei:- "Até que enfim ela terminou seu empreendimento".- Ilusão minha. Na verdade, havia apenas terminado uma etapa. A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para,então, entrar sozinha. Foi aí que disse a mim mesmo: -"Coitada, tanto sacrifício para nada."Lembrei-me ainda do ditado popular: "Nadou, nadou e morreu na praia." Mas a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenos pedaços. Elas pareciam alegres na tarefa. Em pouco tempo, a grande folha havia desaparecido, dando lugar a pequenos pedaços e eles estavam todos dentro do buraco. Imediatamente me peguei pensando em minhas experiências. Quantas vezes desanimei diante do tamanho das tarefas ou dificuldades? Talvez, se a formiga tivesse olhadopara o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carregá-la. Invejei a persistência, a força daquela formiguinha. Naturalmente, transformei minha reflexão em oração e pedi ao Senhor: -Que me desse a tenacidade daquela formiga, para "carregar" as dificuldades do dia-a-dia. Que me desse a perseverança da formiga, para não desanimar diante das quedas. Que eu pudesse ter a inteligência, a esperteza dela, para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais. Que eu tivesse a humildade para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário. Pedi ao Senhor a graça de, como aquela formiga, não desistir da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fazem virar de cabeça para baixo; mesmo quando, pelo tamanho da carga, não consigo ver com nitidez o caminho a percorrer. A alegria dos filhotes que, provavelmente, esperavam lá dentro pelo alimento, fez aquela formiga esquecer e superar todas as adversidades da estrada.Após meu encontro com aquela formiga, saí mais fortalecido em minha caminhada. Agradeci ao Senhor por ter colocado aquela formiga em meu caminhoou por me ter feito passar pelo caminho dela!
"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Primeiramente deveríamos avaliar nossa própria atitude para com os outros e verificar constantemente se estamos agindo bem. Antes de apontar o dedo para os outros, devemos apontá-lo para nós mesmos.
Se você tiver de parar um pouco, fique sentado, mas sempre olhando para frente, nunca para o caminho já percorrido.
Provérbio chinês
As pessoas te pesam? Não as carregues nos ombros. Leve-as no coração...

Somos sim insubstituíveis...

Esta é uma afirmação que vai contra comceitos firmados. Diz o ditado ''Rei Morto Rei Posto''... Mas isso não quer dizer que foi substituído, pois isso é impossível. Nem mesmo a morte física que apaga nosso rastro nos transforma em substituível. Quando vamos para o andar de cima as poesias que fazemos poderão ser feitas por outros. Nossas palavras serão ditas tambem por outros. E a Roda da Vida Continua... É o que dizem, mas eu afirmo que isso é mentira. O dia de hoje será certamente diferente do dia de amanhã, mas não será substituído, porque é único. Assim como nossa vida é única. Assim como cada um de nós é único. Seremos sucedidos...nunca substituídos. O texto que escrevi concentra em is a minha energia. Os filhos que gerei, são minha energia em forma de amor. Os livros que escrevi, relatam meus sentimentos, sejam else de alegria ou tristeza, de esperança ou desesperança. Mas em todos else, em cada linha registro minha marca. Somos insubstituíveis sim, Pelo amor que espalhamos, pela amizade que dedicamos, pela energia que doamos em estado de amor. Somos insubstituíveis quando abandonamos a mediocridade, o ego, e estendemos as mãos em busca de outras mãos, formando uma corrente de Luz, Paz, Amor. Eu sou insubstituível para você como você é para mim. Que o rastro de luz que marca minha passagem por aqui no agora seja não substituído, mais sucedido por muitos e muitos, tranformando o eu e você em NÓS! Walkyria Garcia