10 junho, 2008

As Amigas Curam...


Interessante descoberta : Um estudo publicado pela universidade de Los Angeles, Califórnia, indica que a amizade entre mulheres é verdadeiramente especial. Descobriu-se que as amigas contribuem para o fortalecimento da identidade e da proteção de nosso futuro. Constituem um remanso no meio do mundo real cheio de tempestades e de obstáculos. As amigas ajudam encher os vazios emocionais de nossas relações com os homens e ajudam-nos recordar quem nós somos realmente. Após 50 anos das investigações, identificou-se que existem substâncias químicas produzidas pelo cérebro que ajudam a criar e manter os laços de amizades entre as mulheres. Os pesquisadores, homens em sua maioria, foram surpreendidos com os resultados dos estudos. Quando o hormônio OXITOCINA é liberado como a parte da reação das mulheres ao stress , elas sentem a necessidade de proteger suas crianças e de agrupar-se com outras mulheres; quando acontece isso, uma quantidade ainda maior é produzida de oxitocina que reduz o stress agudo e causa um efeito tranqüilizante. Estas reações não aparecem entre os membros do sexo masculino porque a testosterona que os homens produzem em quantidades elevadas, tende a neutralizar os efeitos da oxitocina; visto que os estrógenos femininos aumentam a produção deste hormônio Depois de estudos repetidos, demonstrou-se que os laços emocionais existentes entre as mulheres que são amigas verdadeiras e leais, contribuem para uma redução dos riscos das doenças relacionadas à pressão arterial e ao colesterol. Acredita-se que esta pode ser uma das razões por que geralmente as mulheres vivem mais do que os homens. As mulheres que não estabelecem relações do amizade com outras mulheres, não mostram os mesmos resultados em sua saúde. Assim, ter amigas ajuda-nos não só a viver mais, como também a viver melhor. O estudo sobre a saúde indica que quanto mais amigas têm uma mulher, maior é a probabilidade de que chegue à velhice sem problemas físicos e levando uma vida plena e saudável Neste mesmo estudo observou-se como as mulheres superam os momentos críticos (como a morte do esposo ou dos pais) e percebeu-se também que as mulheres que podem confiar em suas amigas reagem às doenças sérias e recuperam-se em um lapso de tempo menor do que aquelas que não têm em quem confiar. O estudo concluiu que a amizade entre as mulheres constitui uma fonte de força, bem estar, alegria e saúde. Para essa razão e por muito mais: VIVAM AS AMIGAS!!

Ficar só...


Parece uma contradição, mas muitas vezes precisamos ficar sós para podermos ficar junto.
O que isso significa?
A solidão pode ser um momento de crescimento interior e de reflexão sobre como vivemos e convivemos.
Em lugar de olhar para o outro, esta é a hora de entrar em contato consigo mesmo e de saber se temos uma escala de valores própria, se conseguimos apreciar nossos feitos e nosso caminhar.
É hora de compreender que as respostas estão dentro de cada um e não fora de nós.
É hora de aceitar a vida como ela se apresenta e de tomar consciência de que não podemos mudar ninguém a não ser a nós mesmos.
Ficar só pode ser um momento de muitas descobertas e de novas possibilidades para um viver diferente, um viver mais seletivo em que se percebe, por exemplo, que não se deve "apostar todas as fichas" em algo ou em alguém, que a vida se torna mais rica à medida que se diversifica.
Ficar só pode ser a hora de entender que nada é para sempre, que a vida é como uma roda, que está sempre em movimento...
Se, ao ficarmos sós, alimentarmos nossa alma com nossas crenças, auto-estima e humildade, estaremos muito mais aptos a voltar a conviver.
A volta será mais vazia de carências e expectativas, mas, por outro lado, mais repleta de nós mesmos, o que nos servirá de suporte para estar bem com o outro e de possibilitar que o amemos tal como se mostra.
Ironicamente, sempre que fugimos de nós mesmos, não conseguimos estar de verdade com ninguém mais...

Haja capim!


Um professor de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:- Quantos rins nós temos?-Quatro!- Responde o aluno.- Quatro? - Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer em tripudiar sobre os erros dosalunos.-Traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala.- ordena o professor a seu auxiliar.- E para mim um cafezinho!- Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.O professor ficou mais irado ainda e expulsou o aluno da sala. O aluno era, entretanto, o humorista AparícioTorelly Aporelly (1895-1971),mais conhecido como o 'Barão de Itararé'.
Ao sair da sala, o aluno ainda teve aaudácia de corrigir o furioso mestre:- O senhor me perguntou quantos rins 'nós temos'. 'Nós' temos quatro:dois meus e dois seus.
Nós é uma expressão usada para o plural. Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.
A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento! As vezes as pessoas, por terem um pouco a mais de conhecimento ou acreditarem que o tem, se acham no direito de subestimar os outros...
E haja capim!!!

A lógica de Einstein


Duas crianças estavam patinando num lago congelado da Alemanha. Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas. De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: - Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis! Nesse instante, o gênio Albert Einstein que passava pelo local, comentou: - Eu sei como ele conseguiu. Todos perguntaram: - Pode nos dizer como? - É simples, respondeu o Einstein. - Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz. "Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos". Fazer ou não fazer algo, só depende de nossa vontade e perseverança.
(Albert Einstein)

Rifa-se um Coração



Rifa-se um coração quase novo.Um coração idealista.Um coração como poucos.Um coração à moda antiga.Um coração moleque que insisteem pregar peças no seu usuário.Rifa-se um coraçãoque na realidade está um pouco usado,meio calejado, muito machucadoe que teima em alimentar sonhos,e cultivar ilusões.Um pouco inconseqüenteque nunca desiste de acreditar nas pessoas.Um leviano e precipitado coraçãoque acha que Tim Maia estava certoquando escreveu..."não quero dinheiro,eu quero amor sincero,é isso que eu espero...".Um idealista...Um verdadeiro sonhador...Rifa-se um coração que nunca aprende.Que não endurece,e mantém sempre vivaa esperança de ser feliz,sendo simples e natural.Um coração insensato que comanda o racionalsendo louco o suficiente para se apaixonar.Um furioso suicidaque vive procurando relaçõese emoções verdadeiras.Rifa-se um coração que insisteem cometer sempre os mesmos erros.Esse coração que erra, briga, se expõe.Perde o juízo por completoem nome de causas e paixões.Sai do sério e, às vezes revê suas posiçõesarrependido de palavras e gestos.Este coração tantas vezes incompreendido.Tantas vezes provocado. Tantas vezes impulsivo.Rifa-se este desequilibrado emocionalQue abre sorrisos tão largosque quase dá pra engolir as orelhas,mas que também arranca lágrimase faz murchar o rosto.Um coração para ser alugado,ou mesmo utilizadopor quem gosta de emoções fortes.Um órgão abestadoindicado apenas para quemquer viver intensamente E contra indicado para os que apenaspretendem passar pela vidamatando o tempo,defendendo-se das emoções.Rifa-se um coração tão inocenteque se mostra sem armadurase deixa louco o seu usuário.Um coração que quando parar de baterouvirá o seu usuário dizer para São Pedrona hora da prestação de contas:" O Senhor poder conferir",eu fiz tudo certo,só erreiquando coloquei sentimento.Só fiz bobagens e me dei malquando ouvieste louco coração de criançaque insiste em não endurecere, se recusa a envelhecer".Rifa-se um coração,ou mesmo troca-se por outroque tenha um pouco mais de juízo.Um órgão mais fiel ao seu usuário.Um amigo do peitoque não maltrate tantoo ser que o abriga.Um coração que não sejatão inconseqüente.Rifa-se um coraçãocego, surdo e mudo,mas que incomoda um bocado.Um verdadeiro caçador de aventurasque, ainda não foi adotado,provavelmente,por se recusar a cultivarares selvagens ou racionais,por não querer perder o estilo.Oferece-se um coração vadio,sem raça, sem pedigree.Um simples coração humano.Um impulsivo membro de comportamento até meio ultrapassado. Um modelo cheio de defeitos que,mesmo estando fora do mercado,faz questão de não se modernizar,mas vez por outra,constrange o corpo que o domina. Um velho coraçãoque convence seu usuárioa publicar seus segredos e, a ter a petulânciade se aventurar como poeta.
Clarice Lispector

Escolhas de uma vida...


A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: "Nós somos a soma das nossas decisões".Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção,estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar "minha vida". Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura. No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém de romances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades.As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços...Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista? Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas.Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado. Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre.Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto.Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações.Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua...!
Pedro Bial