10 junho, 2008

Ficar só...


Parece uma contradição, mas muitas vezes precisamos ficar sós para podermos ficar junto.
O que isso significa?
A solidão pode ser um momento de crescimento interior e de reflexão sobre como vivemos e convivemos.
Em lugar de olhar para o outro, esta é a hora de entrar em contato consigo mesmo e de saber se temos uma escala de valores própria, se conseguimos apreciar nossos feitos e nosso caminhar.
É hora de compreender que as respostas estão dentro de cada um e não fora de nós.
É hora de aceitar a vida como ela se apresenta e de tomar consciência de que não podemos mudar ninguém a não ser a nós mesmos.
Ficar só pode ser um momento de muitas descobertas e de novas possibilidades para um viver diferente, um viver mais seletivo em que se percebe, por exemplo, que não se deve "apostar todas as fichas" em algo ou em alguém, que a vida se torna mais rica à medida que se diversifica.
Ficar só pode ser a hora de entender que nada é para sempre, que a vida é como uma roda, que está sempre em movimento...
Se, ao ficarmos sós, alimentarmos nossa alma com nossas crenças, auto-estima e humildade, estaremos muito mais aptos a voltar a conviver.
A volta será mais vazia de carências e expectativas, mas, por outro lado, mais repleta de nós mesmos, o que nos servirá de suporte para estar bem com o outro e de possibilitar que o amemos tal como se mostra.
Ironicamente, sempre que fugimos de nós mesmos, não conseguimos estar de verdade com ninguém mais...

Nenhum comentário: