Uma empresa entendeu que estava no momento de mudaro estilo de gestão e contratou um novo gerente geral.Este veio determinado a agitar nas basese tornar a empresa mais produtiva.No primeiro dia, acompanhado dos principais assessores,fez uma inspeção à toda a empresa.No armazém todos estavam trabalhando,mas um rapaz novo estava encostado na parede com a mãos no bolso.Vendo uma boa oportunidade de demonstrar a sua nova filosofia de trabalho,o novo gerente perguntou ao rapaz:- Quanto é que você ganha por mês?- Trezentos Reais, porquê?- Respondeu o rapaz sem saber do que se tratava.O administrador tirou os R$300,00 do bolso e deu-os ao rapaz, dizendo:- Aqui está o seu salário deste mês.Agora desapareça e não volte aqui nunca mais!!!O rapaz guardou o dinheiro e saiu conforme as ordens recebidas.O gerente então, enchendo o peito, pergunta ao grupo de operários:- Algum de vocês sabe o que este tipo fazia aqui?- Sim Senhor- respoderam atônitos os operários.veio entregar uma pizza... " Existem pessoas que desejam tanto mandar, que se esquecem de pensar" ...
10 setembro, 2008
Dez Coisas que Levei Anos Para Aprender...
1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa. 2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas. 3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance. 4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca. 5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida. 6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite. 7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria "reuniões". 8. Há uma linha muito tênue entre "hobby" e "doença mental". 9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito. 10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.
Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão...
Que o AMOR existe, que vale a pena se doar às amizades a às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim... Valeu apena... Luís Fernando Veríssimo
A Arte de Calar ...
Calar sobre sua própria pessoa, é humildade.
Calar sobre os defeitos dos outros, é caridade.
Calar, quando a gente está sofrendo, é heroísmo.
Calar diante do sofrimento alheio, é covardia.
Calar diante da injustiça, é fraqueza.
Calar, quando o outro está falando, é delicadeza.
Calar, quando o outro espera uma palavra, é omissão.
Calar, e não falar palavras inúteis, é penitência.
Calar, quando não há necessidade de falar, é prudência.
Calar, quando Deus nos fala no coração, é silêncio.
Calar diante do mistério que não entendemos, é sabedoria. Autor desconhecido
Desapego...
"Quando há apego, vem a preocupação e com ela surge a necessidade de ter controle sobre tudo. Porém, quanto mais queremos controlar as pessoas ou as situações, mais elas nos escapam.
Desapego não significa ignorá-las ou delas afastar-se, desapego é não se afetar negativamente com elas.
Na consciência de ser um observador desapegado, procure estabilizar suas emoções e fique além do efeito dos acontecimentos externos."
Brahma Kumaris
Um desafio de Deus!!!
Não é engraçado como R$ 10,00 parece tanto quando o levamos à igreja e tão pouco quando vamos ao shopping.Não é engraçado como uma hora é tão longa quando servimos a Deus,mas tão curta quando assistimos a um jogo de futebol? Não é engraçado como não achamos as palavras quando oramos, mas elas estão sempre na ponta da língua para conversarmos com um amigo? Não é engraçado sentirmos tanto sono ao ler um capítulo da Bíblia mas é fácil ler 100 páginas do último romance de sucesso? Não é engraçado como queremos sempre as cadeiras da frente no teatro ou num show, mas sempre sentamos no fundo da igreja? Não é engraçado como precisamos de 2 ou 3 semanas de antecedência para agendar um compromisso na igreja, mas para outros programas estamos sempre disponíveis? Não é engraçado como temos dificuldade de aprender a evangelizar e como é fácil aprender e contar a última fofoca? Não engraçado como acreditamos nos jornais, mas questionamos a Bíblia ? Não é engraçado como todo mundo quer ser salvo desde que não tenha que acreditar, dizer ou fazer nada ? Não é engraçado como mandamos milhares de piadas pelo e-mail que se espalham como um incêndio, mas quando recebemos mensagens sobre DEUS não reenviamos para ninguém? NÃO É ENGRAÇADO? Você está pensando? Não é engraçado que quando você for repassar esta mensagem você vai excluir um monte de gente que você acha que não acredita em nada? Não é engraçado? Não, não é engraçado, é triste precisamos ter mais intimidade com DEUS!!!!
Ah...! Se entre amigos fôssemos Gansos...!!!
Na próxima temporada, quando vires os gansos emigrar, dirigindo-se para um lugar mais quente para passar o inverno, repara que voam em forma de “ v “. Talvez te interesse saber por que eles o fazem assim.
Ao voar em formação de “ v ”... ...o bando inteiro aumenta em 71% o alcance do vôo, em relação ao de um pássaro voando sozinho.
Lição 1:
Compartilhar da mesma direção e sentido do grupo, permite chegar mais rápida e facilmente ao destino, porque ajudando-nos uns aos outros os resultados são melhores.
Quando um ganso sai da formação... Sente a resistência do ar e a dificuldade de voar sozinho. Então, rapidamente retorna à formação, para aproveitar o poder da elevação dos que estão à sua frente.
Lição 2:
Permanecendo em sintonia e unidos junto àqueles que se dirigem conosco na mesma direção, o esforço será menor. Será mais fácil e agradável alcançar as metas. Estaremos dispostos a aceitar e oferecer ajuda
Quando o ganso líder se cansa, ... Muda-se para o final da formação. Enquanto outro assume a dianteira
Lição 3:
Compartilhar a liderança.. Respeitar-nos mutuamente o tempo todo. Dividir os problemas e os trabalhos mais difíceis. Reunir habilidades e capacidades, combinar dons, talentos e recursos.
Os gansos, enquanto voam em formação, grasnam para dar coragem e alento aos que vão na frente, para que assim mantenham a velocidade.
Lição 4:
Quando há coragem e alento, o progresso é maior. Uma palavra de ânimo, dita em tempo, motiva, ajuda, dá forças produz o melhor dos benefícios.
Quando um ganso adoece, fica ferido ou está cansado... E deve sair da formação outros saem da formação e acompanham-no para ajudá-lo e protegê-lo. Permanecem com ele até que morra ou seja capaz de voar novamente; e então alcançam o bando, ou integram-se noutra formação.
Lição 5:
Estejamos unidos, um ao lado do outro, apesar das diferenças, tanto nos momentos difíceis, como nas horas de trabalho.
Se nos mantivermos um ao lado do outro, apoiando-nos e unidos;
Se tornarmos realidade o espírito de equipe.
Se, apesar das diferenças, pudermos formar um grupo humano para enfrentar todo o tipo de situações.
Se entendermos o verdadeiro valor da amizade.
Se tivermos consciência do sentimento de partilha.
A vida será mais simples e o vôo dos anos terá mais prazer !
Amigos... Sejamos gansos!!!
Não Espere...
Não espere um sorriso para ser gentil... Não espere ser amado para amar... Não espere ficar sozinho para reconhecer o valor de um amigo... Não espere ficar de luto para reconhecer quem hoje é importante em sua vida... Não espere o melhor emprego para começar a trabalhar... Não espere a queda para lembrar-se do conselho... Não espere a enfermidade para reconhecer quão frágil é a vida... Não espere a pessoa perfeita para então se apaixonar... Não espere a mágoa para pedir perdão... Não espere a separação para buscar a reconciliação... Não espere a dor para acreditar em oração... Não espere elogios para acreditar em si mesmo... Não espere ter tempo para servir... Não espere que o outro tome a iniciativa se você foi o culpado... Não espere o "EU TAMBÉM" para dizer o "EU TE AMO"... Não espere ter dinheiro aos montes para então contribuir... Não espere o dia de sua morte sem antes AMAR A VIDA!!!
Felicidade...
Se tudo na vida é relativo, Relativa também é a idéia Que cada um faz da felicidade. Para uns, felicidade é Dinheiro no bolso, Cerveja na geladeira, Roupa nova no armário. Para outros a felicidade Representa o sucesso, A carreira brilhante, O simples fato de se achar importante, (ainda que na verdade as coisas não sejam bem assim). Para outros tantos, Ser feliz é conhecer o mundo, Ter um conhecimento profundo Das coisas da Terra e do ar. Mas para mim, ser feliz é diferente: Ser feliz é ser gente, ter vida, Que como dizia o poeta: "É bonita, é bonita, é bonita..." Felicidade é a família reunida, viver sem chegada, sem partida sonhar, é chorar, é sorrir... Felicidade é viver cercado de amor, plantar amizade, é o calor Do abraço daquele(a) amigo(a), Que, mesmo distante, Lembrou de dizer: "Alô". Ser feliz acordar às cinco da matina, Depois de ter ido dormir às três da madrugada, Com sono e pra lá de cansado, Só pra dar uma pontinha Da cama, para o filho dormir. Ser feliz é ver todo dia Um sorriso de criança, música, é a dança, a paz, é o prazer De descobrir a cada dia Que a vida se inicia, Novamente, A cada amanhecer. Ser feliz é ter violetas na janela, chá de maçã com canela , pipoca na panela, E um CD bem mélaméla, Para esquentar o coração. Ser feliz é curtir sol radiante, Frio aconchegante, Chuvinha ou temporal. Ser feliz é enxergar O outro (E sabe lá quantos outros, que cruzam nossa estrada). Ser feliz é fazer da vida, Uma grande aventura, A maior loucura, Um enorme prazer. Ser feliz é ser amigo, Mas antes de tudo é ter amigos, Maravilhosos, Exatamente assim. Como vocês...
Encanto...
Meu sonho encantado de doce harmonia me faz um encanto, dispense a magia.Meu sonho encantado amado, quebrado...envolvido de laço jamais encontrado.É aço, é fibra,em meu coração cabe amar a realidadede verdade conhecer a simplicidade...
Mas um encanto não é capaz de tanto,seja quebrado, entrelaçado,só meu sonho encantado...
Cerca ...
Era uma vez um menino com temperamento muito forte. Seu pai deu-lhe um saco de pregos, dizendo-lhe que cada vez que ele ficasse furioso (bravo) pregasse um prego na cerca do fundo da casa.No primeiro dia o garoto pregou 37 pregos, mas gradualmente ele foi se acalmando. Descobriu que era mais fácil "segurar" seu temperamento do que pregar os pregos na cerca.Finalmente chegou o dia em que o garoto não se enfureceu nenhuma vez. Contou ao pai o que havia sucedido e pai sugeriu-lhe que, de agora em diante por cada dia que conseguisse segurar seu temperamento retirasse um dos 37 pregos.Passou-se o tempo e o garoto finalmente pode dizer ao pai que tinha retirado todos os pregos.O pai tomou o filho pela mão e levou-o até a cerca dizendo-lhe:- Você fez muito bem meu filho, mas a cerca nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas quando está furioso, elas deixam uma cicatriz assim como as marcas da cerca. Você pode fincar e retirar uma faca em um homem. Não importa quantas vezes você possa dizer; "desculpe", a ferida mesmo assim permanecerá. Uma ferida verbal é tão ruim (maligna) quanto uma ferida física. Amigos são uma jóia muito rara. Eles fazem você sorrir e estimulam você a ter sucesso. Eles emprestam um ouvido amigo, repartem uma palavra de elogio, eles querem sempre abrir seus corações para nós."
Folha de Papel...
Quando criança, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva a menor provocação. Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva. Me entregou uma folha de papel lisa e me disse:- Amasse-a!- Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha.- Agora - voltou a dizer-me - deixe-a como estava antes.É óbvio que não pude deixá-la como antes. Por mais que tentei, o papel ficou cheio de pregas.Então, disse-me o professor:- O coração das pessoas é como esse papel... A impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como esses amassados.Assim aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de estourar lembro deste papel amassado. A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar.Quando magoamos com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas é tarde demais.Alguém disse, certa vez: "Fale quando tuas palavras sejam tão suaves como o silêncio". Como uma folha.Pense nisso...
O Pai e o Filho na Montanha...
De repente, o menino cai, se machuca e grita: - Ai!!!Para sua surpresa, escuta sua voz se repetindo em algum lugar da montanha: - Ai!!!Curioso o menino pergunta: - Quem é você?E recebe como resposta: - Quem é você?Contrariado grita: - Seu covarde!E escuta como resposta: - Seu covarde!O menino olha para o pai e pergunta, aflito: - O que é isso?O pai sorri e fala: - Meu filho, preste atenção,Então o pai grita em direção à montanha: - Eu admiro você!A voz responde: - Eu admiro você!De novo, o homem grita: - Você é um campeão!A voz responde: - Você é um campeão!O menino fica espantado. Não entende.E o seu pai explica:- As pessoas chamam isso de ECO, mas, na verdade, isso é a VIDA.A VIDA lhe dá de volta tudo o que você DIZ, tudo o que vocêDESEJA DE BEM E MAL AOS OUTROS. A VIDA lhe devolverá toda BLASFÊMIA, INVEJA, INCOMPREENSÃO, FALTA DESONESTIDADE que você desejou, praguejou às pessoas que lhecercam.NOSSA VIDA é simplesmente o REFLEXO das nossas ações.Se você quer mais AMOR, COMPREENSÃO, SUCESSO,HARMONIA, FIDELIDADE crie mais AMOR, COMPREENSÃO,HARMONIA, no seu coração.Se agir assim, A VIDA lhe dará FELICIDADE, SUCESSO, AMOR das pessoas que lhe cercam...
O Velho e o Neto ...
Era uma vez um velho muito velho, quase cego e surdo, com os joelhos tremendo. Quando se sentava à mesa para comer, mal conseguia segurar a colher. Derramava sopa na toalha e, quando, afinal, acertava a boca, deixava sempre cair um bocado pelos cantos.
O filho e a nora dele achavam que era uma porcaria e ficavam com nojo. Finalmente, acabaram fazendo o velho se sentar num canto atrás do fogão. Levavam comida para ele numa tigela de barro e - o que era pior - nem lhe davam bastante.
O velho olhava para a mesa com os olhos compridos, muitas vezes cheios de lágrimas.
Um dia, suas mãos tremeram tanto que ele deixou a tigela cair no chão e ela se quebrou. A mulher ralhou com ele, que não disse nada, só suspirou.
Depois ela comprou uma gamela de madeira bem baratinha e era aí que ele tinha que comer.
Um dia, quando estavam todos sentados na cozinha, o neto do velho, que era um menino de oito anos, estava brincando com uns pedaços de pau.
- O que é que você está fazendo? - perguntou o pai.
O menino respondeu:
- Estou fazendo um cocho, para papai e mamãe poderem comer quando eu crescer.
O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e caíram no choro. Depois disso, trouxeram o avô de volta para a mesa. Desde então passaram a comer todos juntos e, mesmo quando o velho derramava alguma coisa, ninguém dizia nada.
...
Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: "a água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna."
Facil.... dificil
Fácil é ser o que não somos.Difícil é assumirmos o que somos.Fácil é ver.Difícil é sentir.Fácil é sonhar.Difícil é correr atrás do sonho.Fácil é amar.Difícil é ser amado.Fácil é ter o nome na lista telefônica de alguém.Difícil é estar gravado no coração desse alguém.Fácil é escrever coisas bonitas.Difícil é dize-las olho a olho.Fácil é amar enquanto longe.Difícil é enganar mesmo com a distância quando se ama.Fácil é achar que não ama quando o coração bate forte ao falar com a pessoa esperada.Difícil é dizer EU TE AMO.Fácil é beijar de olhos fechados.Difícil é dizer que foi bom.Fácil é dizer tudo vai dar certo.Difícil é dizer que será eternamente.Fácil é depois de tudo isso, você ainda achar que está tudo difícil na sua vida.Difícil é vc admitir que falta algo que vc pode mudar com apenas um gesto sincero, dizendo:
Eu estou aqui!!!Conte comigo!
Vai Passar...
Havia num país distante, um rei poderoso que tinha como servo um homem bom e fiel, cuja eficiência era única em todo o reino.
Porém, o rei não podia acreditar
que esse homem era perfeito. Mil dúvidas povoavam sua mente.
E se num momento muito importante a eficiência deste servo falhasse?Diante desta dúvida o rei resolveu colocar em prova
a capacidade do homem.
Chamou-o e disse:
-" Servo, cansei desta minha coroa. Quero uma outra, mas não mais em ouroe sim quero-a com pedras preciosas.
As mais exóticas e brilhantes que houver.Portanto, ordeno-lhe que a confeccione para mim".
Como ele sabia que em seu reino não havia este tipo de mineração, achou que pela primeira vez seu servo lhe falharia.
Mas meses depois, o fiel empregado voltou trazendo uma coroa de beleza ímpar, com pedras espetaculares nunca antes vistas em reino algum.Mas o rei ainda não aceitando totalmente a eficiência do escravo,depois de muito pensar e meditar chamou-o novamente ordenando: ...
" Servo, agora quero que acrescente nesta linda coroa, uma frase que quando eu estiver triste eu me alegre, e quando eu estiver feliz, eu me entristeça".O servo saiu de lá desesperado. Como faria isso... Tudo na vida já tinha feito para provar
sua fidelidade ao rei, mas agora ele lhe pedia
algo que parecia impossível. Chegou em casa entristecido, sabendo que
perderia seu cargoe que mais do que isso perderia a confiança do rei.Mas a esposa, consternada com a tristeza do maridodepois de muito pensar teve uma grande idéia e a executou.Depois de pronta, o servo pegou a coroa e a levou ao reique de imediato a colocou na cabeça e foi para a frente do espelho para ver o que nela estava escrito.Espantado então viu a breve frase:VAI PASSAR!E assim é a nossa realidade.Não importa o momento que estejamos vivendo, TEMOS QUE TER SEMPRE A CERTEZA DE QUE SEJA O QUE FOR, PASSARÁ. Se a dor, a tristeza, o desânimoestiverem presentes em sua vida, NÃO SE ENTREGUE POIS EM BREVE TUDO PASSARÁ.SE POR OUTRO LADO, VOCÊ ESTIVER VIVENDO UM GRANDE MOMENTO, APROVEITE-O!NÃO O ESTRAGUE POR COISAS PEQUENAS. SABOREIE-O COM CALMA, POIS ELE TAMBÉM PASSARÁ!
Cores...
Adicione um toque de luz e de cor ao seu dia-a-dia, para ter uma vida mais radiante ...
Um toque vermelho ... Para irradiar energia, sensualidade e paixão.Um toque laranja...para perceber alegria, calor e criatividade.Um toque amarelo....para expandir inteligência, entusiasmo e aumentar seu optimismo.Um toque rosa... para compartilhar o amor do seu coração.Um toque azul...para equilibrar, tranquilizar, aumentar a sua autoconfiança e intuição.Um toque verde...para equilibrar teu biorritmo e curar.Um toque violeta. ...para transmutar as energias negativas em positivas e reforçar o seu caminho espiritual.Um toque branco....para aumentar a sua paz interior e sua pureza de espírito.Imagine uma pirâmide de luz dourada ao redor do seu corpo para fortalecer e manter a sua Energia em perfeito equilíbrio.Imagine uma pirâmide de luz prateada ao redor do seu corpo...Recarregará a Energia com a guarnição divina.Muita luz e paz na sua vida, para que possa vivenciar o amor em toda sua magnitude, tenha um dia FELIZ!!!!.! Om Shantih Shantih Shantihi (Paz Peace Pace)
Quem Sou Eu?
Nesta altura da vida já não sei mais quem sou... Vejam só que dilema!!! Na ficha da loja sou CLIENTE, no restaurante FREGUÊS, quando alugo uma casa INQUILINO, na condução PASSAGEIRO, nos correios REMETENTE, no supermercado CONSUMIDOR.Para a Receita Federal CONTRIBUINTE, se vendo algo importado CONTRABANDISTA. Se revendo algo, sou MUAMBEIRO, se o carnê tá com o prazo vencido INADIMPLENTE, se não pago imposto SONEGADOR. Para votar ELEITOR, mas em comícios MASSA , em viagens TURISTA , na rua caminhando PEDESTRE, se sou atropelado ACIDENTADO, no hospital PACIENTE. Nos jornais viro VÍTIMA, se compro um livro LEITOR, se ouço rádio OUVINTE. Para o Ibope ESPECTADOR, para apresentador de televisão TELESPECTADOR, no campo de futebol TORCEDOR.Se sou tricolor, SOFREDOR, mas se sou rubro-negro, VENCEDOR. Agora, já virei GALERA. (se trabalho na ANATEL , sou COLABORADOR ) e, quando morrer.... uns dirão... FINADO, outros .... DEFUNTO, para outros ... EXTINTO, para o povão ... PRESUNTO.. Em certos círculos espiritualistas serei ... DESENCARNADO, evangélicos dirão que fui ...ARREBATADO..E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL !!! E pensar que um dia já fui mais EU. Luiz Fernando Veríssimo
A Borboleta Azul...
Havia um viúvo que morava com suas filhas curiosas e inteligentes.
As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não.
Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem férias com um sábio que morava no alto de uma colina.
O sábio sempre respondia todas as perguntas sem hesitar.
Impacientes com o sábio, as meninas resolveram inventar uma pergunta que ele não saberia responder.
Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta azul que usaria para pregar uma peça no sábio.
“O que você vai fazer?” – perguntou a irmã.
“Vou esconder a borboleta em minhas mãos e
perguntar se ela está viva ou morta.
Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar.
Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e
esmagá-la. E assim qualquer resposta que o sábio nos der estará errada!”
As duas meninas foram então ao encontro do sábio, que estava meditando.
Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me sábio, ela está viva ou morta?
Calmamente o sábio sorriu e respondeu:
Depende de você... ela está em suas mãos!!!
Assim é a nossa vida, o nosso presente e o
nosso futuro.
Não devemos culpar ninguém quando algo dá errado. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos (ou não conquistamos).
Nossa vida está em nossas mãos, como a borboleta azul...
Cabe a nós escolher o que fazer com ela. Fernando Pessoa
Poema de uma Aluno da Apae - Ilusões do amanhã...
'Por que eu vivo procurando um motivo de viver, Se a vida às vezes parece de mim esquecer? Procuro em todas, mas todas não são você. Eu quero apenas viver, se não for para mim, que seja pra você. Mas às vezes você parece me ignorar, Sem nem ao menos me olhar, Me machucando pra valer. Atrás dos meus sonhos eu vou correr. Eu vou me achar, pra mais tarde em você me perder. Se a vida dá presente pra cada um, o meu, cadê? Será que esse mundo tem jeito? Esse mundo cheio de preconceito. Quando estou só, preso na minha solidão,Juntando pedaços de mim que caíam ao chão, Juro que às vezes nem ao menos sei, quem sou. Talvez eu seja um tolo, que acredita num sonho. Na procura de te esquecer, eu fiz brotar a flor. Para carregar junto ao peito, E crer que esse mundo ainda tem jeito. E como príncipe sonhador... Sou um tolo que acredita, ainda, no amor.' PRÍNCIPE POETA (Alexandre Lemos - APAE) Este poema foi escrito por um aluno da APAE, chamado, pela sociedade, de excepcional. Excepcional é a sua sensibilidade! Ele tem 28 anos, com idade mental de 15 e peço que divulguem para prestigiá-lo. Se uma pessoa assim acredita tanto no amor, por quê as que se dizem normais não acreditam?
O Urso Faminto...
Certa vez, um urso faminto perambulava pela floresta em busca de alimento.
A época era de escassez. Porém, seu faro aguçado sentiu o cheiro de comida e o conduziu a um acampamento de caçadores. Ao chegar lá, o urso, percebendo que o acampamento estava vazio, dirigiu-se para uma grande fogueira, ainda ardendo em brasa e dela tirou uma enorme tina de comida.
Quando a tina já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda sua força e enfiou a cabeça dentro dela, devorando a comida. Enquanto abraçava a tina, começou a perceber algo lhe atingindo. Na verdade, era o calor da tina que o estava queimando. Ele estava sendo queimado nas patas, no peito e por onde mais a tina encostava.
O urso nunca havia experimentado aquela sensação; interpretou as queimaduras pelo seu corpo como uma coisa que queria lhe tirar a comida. Então, começou a urrar muito alto. E, quanto mais alto rugia, mais apertava a tina quente contra seu imenso corpo. Quanto mais a tina quente lhe queimava, mais ele apertava contra seu corpo e mais alto rugia.
Quando os caçadores chegaram ao acampamento, encontraram o urso praticamente sentado, recostado a uma árvore próxima à fogueira, segurando a tina de comida. Ele tinha tantas queimaduras que o fizeram grudar na tina e, seu imenso corpo, mesmo morto ainda mantinha a expressão de estar rugindo.
"Quando terminei de ouvir essa história, percebi que, em nossas vidas, por muitas vezes abraçamos certas coisas que julgamos ser importantes”.
Algumas delas nos fazem gemer de dor; nos queimando por fora e por dentro, mesmo assim, ainda as julgamos importantes.
Temos medo de abandoná-las e esse medo nos coloca numa situação de sofrimento, de desespero. Apertamos essas coisas contra nossos corações e terminamos derrotados por algo que tanto protegemos, acreditamos e defendemos.
Para que tudo dê certo em sua vida, é necessário reconhecer, em certos momentos, que nem sempre o que parece salvação vai lhe dar condições de prosseguir.
Tenha a coragem e a visão que o urso não teve. Tire de seu caminho tudo aquilo que faz seu coração arder.Solte a tina, solta a tina... Quando soltá-la perceberá que você pode libertar-se, e que com certeza, tudo vai dar certo.
O Anel...
Há muito tempo, numa cidade qualquer do interior, um jovem que vivia desanimado dirigiu-se ao seu professor:
- Venho aqui, professor, porque me sinto tão pouca coisa que não tenho forças para fazer nada. Me dizem que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?O professor, sem olhá-lo, disse-lhe: - Sinto muito, meu jovem, mas não posso ajudar. Devo primeiro resolver meu próprio problema. Talvez depois.E fazendo uma pausa, falou:- Se você me ajudasse, eu poderia resolver este problema com mais rapidez e depois talvez possa lhe ajudar.- Claro, professor - gaguejou o jovem, logo se sentindo outra vez desvalorizado e hesitou em ajudar seu professor.O professor tirou um anel que usava no dedo mínimo e deu ao garoto, dizendo:- Pegue o cavalo e vá até o mercado. Devo vender esse anel porque tenho de pagar uma dívida. É preciso que você obtenha pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vai e volta com a moeda o mais rápido possível.O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado, começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel.Quando o jovem mencionava a moeda de ouro, alguns riam, outros saiam, sem ao menos olhar para ele. Só um velhinho foi amável, a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel.Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas.Depois de oferecer a jóia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando a preocupação de seu professor e, assim, receber ajuda e conselhos.Já na escola, diante de seu mestre, disse: - Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir duas ou três moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel.- Importante o que disse, meu jovem... - o professor disse, sorridente - Devemos saber primeiro o valor do anel. Pegue novamente o cavalo e vá até o joalheiro.Quem poderia ser melhor para saber o valor exato do anel? Diga-lhe que quer vender o anel e pergunte quanto ele lhe dá. Mas não importa o quanto ele lhe ofereça, não o venda... Volte aqui com meu anel.O jovem foi até o joalheiro e deu o anel para examinar. O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o anel e disse: - Diga ao seu professor, se ele quer vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.- 58 MOEDAS DE OURO!!! - exclamou o jovem.- Sim, replicou o joalheiro, eu sei que, com tempo, eu poderia oferecer cerca de 70 moedas, mas se a venda é urgente...O jovem correu emocionado à escola para contar o que ocorreu. Depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou, oprofessor disse: - Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única. E que só pode ser avaliada por um "expert". Pensava que qualquer um podia descobrir seu verdadeiro valor?E, dizendo isso, voltou a colocar o anel no dedo.Todos somos como esta jóia. Valiosos e únicos, andamos por todos os mercados da vida, pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem. Porém ninguém, além do Grande Joalheiro, nosso Deus e Pai, que deu Seu filho por amor de nós, sabe o nosso valor!
A Águia que (quase) virou galinha...
Era uma vez uma águia que foi criada num galinheiro. Cresceu pensando que era galinha.
Era uma galinha estranha (o que a fazia sofrer).
Que tristeza quando se via refletida nos espelhos das poças d'água - tão diferente!
O bico era grande demais, adunco, impróprio para catar milho, como todas as outras faziam.
Seus olhos tinham um olhar feroz, diferente do olhar amedrontado das galinhas, tão ao sabor do amor do galo.
E era muito grande, atlética.
Com certeza sofria de alguma doença...
E ela queria uma coisa só: ser uma galinha comum, como todas as outras.
Fazia um esforço enorme para isso.
Treinava ciscar com bamboleio próprio.
Andava meio agachada, para não se destacar pela altura.
Tomava lições de cacarejo.
E o que mais queria: que as suas fezes tivessem o mesmo cheiro familiar e acolhedor das fezes das galinhas. O seu era diferente, inconfundível.
Aconteceu que, um dia, um alpinista que se dirigia para o cume das montanhas passou por ali. Alpinistas são pessoas que gostariam de ser águias. não podendo, fazem aquilo que chega mais perto: sobem, a pés e mãos, até as alturas, onde elas vivem e voam. E ficam lá, olhando para baixo, imaginando que seria muito bom se fossem águias e pudessem voar.
O alpinista viu a águia no galinheiro. E se assustou.
- O que é que você, águia, está fazendo no meio do galinheiro? - ele perguntou.
Ela pensou que fosse caçoada e ficou brava.
- Não me goza. Águia é a vovozinha. Sou galinha de corpo e alma, embora não pareça.
- Galinha coisa nenhuma - replicou o alpinista. - Você tem bico de águia, olhar de águia, rabo de águia, fezes de águia...é águia. Deveria estar voando...
- E apontou para minúsculos pontos negros no céu, muito longe, águias que voam, perto dos picos das montanhas.
- Deus me livre. Tenho vertigem das alturas. Me dá tonteira. O máximo, para mim, é o segundo degrau do poleiro - ela respondeu.
Assim fim de papo. Agarrou á águia e a enfiou dentro de um saco. E continuou a marcha para o alto das montanhas.
Chegando lá, escolheu o abismo mais fundo, abriu o saco e sacudiu a águia no vazio.
Ela caiu.Aterrorizada, debateu-se furiosamente, procurando algo a que se agarrar. Mas não havia nada. Só lhe sobravam as asas...
E foi então que algo novo aconteceu. Do fundo do seu corpo galináceo, uma águia, há muito tempo adormecida e esquecida, acordou, se apossou das asas e, de repente, ela voou...
Rubens Alves