14 abril, 2008

A Alegria dos Peixes

Chuang Tzu e Hui Tzu atravessavam o rio Hao pelo Açude.
Disse Chuang: - Veja como os peixes pulam e correm tão livremente: isto é a sua felicidade.
Respondeu Hui: - Desde que você não é um peixe como sabe o que torna os peixes felizes?
Chuang respondeu: - Desde que você não é eu, como é possível que saiba que eu não sei o que torna os peixes felizes?
Hui argumentou: - Se eu, não sendo você, não posso saber o que você sabe daí se conclui que você, não sendo peixe, não pode saber o que eles sabem.
Disse Chuang: - Um momento: Vamos retornar à pergunta primitiva. O que você me perguntou foi “como você sabe o que torna os peixes felizes". Dos termos da pergunta você sabe evidentemente que eu sei o que torna os peixes felizes.
Conheço as alegrias dos peixes no rio através de minha própria alegria, à medida que vou caminhando à beira do mesmo rio.
Extraído do livro: “A Via de Chuang Tzu” Thomas Merton - Ed. Vozes
Explicação
Chuang Tzu sabia da felicidade dos peixes da mesma forma que a das aves, dos mamíferos, dos homens...
Na liberdade, sua alma mergulhava nas águas do rio, voava no céu, caminhava pela terra...
Quem atingiu a felicidade, partilha da sinfonia uníssona do Universo, que está além das palavras e do que nossos olhos possam enxergar...
J. A. Sespedes

Jogue fora suas batatas!

O professor pediu aos alunos que levassem uma bolsa cheia de batatas para a sala de aula em determinado dia. Em cada uma delas, ele pediu que fosse escrito o nome de pessoas de quem não gostassem, que lhes magoaram ou fizeram sofrer em algum momento da vida. Eles começaram a pensar e foram lembrando uma a uma... Algumas bolsas ficaram pesadas, com muitas batatas. Como os alunos tinham que carregar a sacola para todos os lugares, algumas batatas acabaram estragando e ficando com mau cheiro. Ao colocar toda a sua atenção na bolsa, os alunos deixavam de observar outras coisas que estavam a sua volta, inclusive a aula. O objetivo da atividade era mostrar o peso espiritual diário que a mágoa ocasiona.
Moral da história:ao se incomodar com os outros, a pessoa acaba se esquecendo de si mesma. Pense nisso e jogue fora as batatas!!