05 agosto, 2008

Você é feliz?

Durante um seminário para casais, perguntaram a uma das esposas:- Seu marido lhe faz feliz? Ele lhe faz feliz de verdade?Neste momento, o marido levantou seu pescoço, demonstrando totalsegurança.Ele sabia que a sua esposa diria que sim, pois ela jamais haviareclamado de algo durante o casamento.Todavia, sua esposa respondeu a pergunta com um sonoro NÃO,daqueles bem redondos!- Não, o meu marido não me faz feliz!Neste momento o marido já procurava a porta de saída mais próxima.- Meu marido nunca me fez feliz e não me faz feliz! Eu sou feliz!!E continuou:- O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele; e sim de mim. Eusou a única pessoa da qual depende a minha felicidade.- Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da Terra, eu estaria com sérios problemas.- Tudo o que existe nesta vida muda constantemente: o ser humano, asriquezas, o meu corpo, o clima, o meu chefe, os prazeres, osamigos, minha saúde física e mental. E assim eu poderia citar umalista interminável.- Eu decido ser feliz!- Se tenho hoje minha casa vazia ou cheia: sou feliz!- Se vou sair acompanhada ou sozinha: sou feliz!- Se meu emprego é bem remunerado ou não: eu sou feliz!- Sou casada, mas era feliz quando estava solteira.- Eu sou feliz por mim mesma.- As demais coisas, pessoas, momentos ou situações eu chamo de experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria e tristeza.- Quando alguém que eu amo morre, eu sou uma pessoa feliz num momento inevitável de tristeza.- Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar.- Há pessoas que dizem: hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz muito calor, porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar, porque eu não soube me dar valor, porque meu marido não é como eu esperava, porque meus filhos não me fazem feliz, porque meus amigos não me fazem feliz, porque meu emprego é medíocre e por aí vai.- Eu amo meu marido e me sinto amada por ele desde que nos casamos.- Amo a vida que tenho, mas não porque minha vida é mais fácil do quea dos outros.- É porque eu decidi ser feliz como indivíduo e me responsabilizo por minha felicidade.- Quando eu tiro essa obrigação do meu marido e de qualquer outra pessoa, deixo-os livres do peso de me carregar nos ombros. A vida de todos fica muito mais leve. E é dessa forma que consegui um casamento bem sucedido ao longo de tantos anos.
''Nunca deixe nas mãos de ninguém uma responsabilidade tão grandequanto a de assumir e promover sua felicidade. ''

A loja de CDs

Era uma vez um garoto que nasceu com uma doença que não tinhacura. Tinha 17 anos e podia morrer a qualquer momento. Sempre viveu na casa de seus pais, sob o cuidado constante de sua mãe. Um dia decidiu sair sozinho e, coma permissão da mãe, caminhou pela sua quadra, olhando asvitrines e as pessoas que passavam. Ao passar por uma loja de discos, notou apresença de uma garota, mais ou menos da sua idade, que parecia ser feita deternura e beleza. Foi amor a primeira vista. Abriu a porta e entrou, sem olhar para mais nada que não a sua amada. Aproximando-se timidamente, chegou ao balcão onde ela estava. Quando o viu, ela deu-lhe um sorriso e perguntou se podia ajudá-lo em alguma coisa. Era o sorriso mais lindo que ele já havia visto, e aemoção foi tão forte que ele mal conseguiu dizer que queria comprar um CD. Pegou o primeiro que encontrou, sem nem olhar de quem era, e disse - "Esse aqui".

- "Quer que embrulhe para presente?" - perguntou a garota sorrindo ainda mais e ele só mexeu com a cabeça para dizer que sim. Ela saiu do balcão e voltou, pouco depois, com o CD muito bem embalado. Ele pegou o pacote e saiu, louco de vontade de ficar por ali, admirando aquela figura divina. Daquele dia em diante, todos as tardes voltava a loja e comprava 'um CD qualquer. Todas as vezes a garota deixava o balcão e voltava com um embrulho cada vez mais bem feito, que ele guardava no closet,sem nemabrir. Ele estava apaixonado, mas tinha medo da reação dela, e assim,por mais que ela sempre o recebesse com um sorriso doce, não tinha coragem para convidá-la para sair e conversar. Comentou sobre isso com suamãe e ela incentivou, muito, a chamá-la para sair. Um dia, ele se encheu de coragem e foi para a loja. Como todos os dias comprou outro CD e, como sempre, ela foi embrulhá-lo. Quando ela não estava vendo, escondeu um papel com seu nome e telefone no balcão e saiu da loja correndo. No dia seguinte o telefone tocou e a mãe do jovem atendeu. Era a garota perguntando por ele. A mãe, desconsolada, nem perguntouquem era, começou a chorar e disse: "Então, você não sabe?Faleceu essa manhã". Mais tarde, a mãe entrou no quarto do filho, para olhar suas roupas e ficou muito surpresa com a quantidade de CDs, todos embrulhados. Ficou curiosa e decidiu abrir um deles. Ao fazê-lo, viu cair um pequeno pedaçode papel, onde estava escrito: "Você é muito simpático, não quer me convidar para sair? Eu adoraria". 'Emocionada, a mãe abriu outro CD e dele também caiu um papelque dizia o mesmo, e assim todos quantos ela abriu traziam uma mensagem de carinho e a esperança de conhecer aquele rapaz. Assim é a vida: não espere demais para dizer a alguém especial aquilo que você sente. Diga-o já; amanhã pode ser muito tarde...

O Livro da Vida ...

Cada dia a vida te oferece uma página em branco no livro da tua existência.Teu passado já está escrito e não podes corrigi-lo; em suas páginas amarelas podes encontrar tua história, algumas com suaves cores, outras com escuros motivos...Lindas recordações... E... Páginas que gostarias de arrancar para sempre...Neste dia tens a oportunidade de escrever uma página mais. Está únicamente em tuas mãos escolher as cores que terá, pois mesmo que apareça algum impedimento podes matizar de serenidade para convertê-la em uma bela experiência. Como escreverás o dia de hoje?Só depende de tua vontade que a página do dia de hoje no livro de tua vida, seja uma página que no futuro possas possuir como uma bela recordação. Se soubesses que só vais viver um dia mais, que farías?Sem dúvida, elevarias teu pensamento em Deus e em todos que te rodeiam. Desfrutarias os raios de sol; da suave brisa, da alegría dos teus filhos, do amor da tua parceira/o, de tantas bendições que a vida nos põem ao alcance da nossa mão que muitas vezes não sabemos valorar. Desfrute este novo dia, faça um inventário mental de todas as coisas boas que existem em tua vida e viva cada hora com bom ânimo, dando o melhor de ti, não prejudiques ninguém, sinta-se feliz de estar vivo, de poder presentear um sorriso, de oferecer tua mão e tua ajuda generosa. Nunca é tarde para mudar o rumo e começar a escrever páginas de felicidade e paz no livro da vida. Agradece a Deus o presente que te dá hoje e a oportunidade de converter este dia em uma página bela do livro de tua existência. Recorda que apesar de todas as situações adversas, está únicamente em tuas maõs viver o dia de hoje......como se fosse o primeiro; o último, ou o único no livro da tua vida. Que todos os teus dias sejam de felicidade e recheados de muita paz! Viva muito e ame sempre !!!

Chegadas e Partidas...

Quando observamos da praia, um veleiro afastar-se da costa, navegando mar adentro, impulsionado pela força dos ventos, ele nos parece cada vez menor. De repente só podemos contemplar um pequeno ponto branco onde o mar e o céu se encontram. Quem observa o veleiro sumir no horizonte certamente exclamará ¨já se foi¨. Terá sumido? Evaporado? Não certamente. Apenas o perdemos de vista. O barco continua do mesmo tamanho e com a mesma capacidade que tinha quando estava próximo de nós. Continua tão capaz quanto antes de levar ao porto de destino as cargas recebidas. O veleiro não evaporou, apenas não o podemos mais ver. Mas ele continua o mesmo. Talvez, no exato instante em que alguém diz ¨se foi¨, haverá outras vozes, mais além, afirmar: ¨lá vem o veleiro¨. Assim é a morte. Quando o veleiro parte, levando a preciosa carga de um amor que nos foi caro, e o vemos sumir na linha que separa o visível do invisível dizemos ¨já se foi¨. O ser que amamos continua o mesmo. Sua capacidade mental não se perdeu, suas conquistas seguem intactas, da mesma forma que quando estava ao nosso lado. Conserva o mesmo afeto que nutria por nós. Nada se perde, a não ser o corpo físico de que não mais necessita no outro lado. E é assim que,no mesmo instante em que dizemos ¨já se foi¨, no mais além, outro alguém dirá feliz ¨já está chegando¨. Chegou ao destino levando consigo as aquisições feitas durante a viagem terrena. A vida jamais se interrompe nem oferece mudanças espetaculares, pois a natureza não dá saltos. Cada um leva sua carga de vícios e virtudes, de afetos e desafetos, até que resolve por desfazer-se do que julgar desnecessário. A vida é feita de chegadas e partidas. De idas e vindas. Assim, o que para uns parece ser a partida para outros é a chegada. Um dia partimos do mundo espiritual na direção do mundo físico; noutro partimos daqui para o espiritual, num constante ir e vir, como viajantes da imortalidade que somos todos nós.
''Conte suas noites pelas estrelas, e não pelas sombras. Conte seus dias pelos sorrisos, e não pelas lágrimas. Em seu aniversário, conte sua idade pelos seus amigos, e não pelos seus anos.''