17 setembro, 2008

Recebendo anjos...

Bons tempos, bons tempos, os bíblicos. Imagine receber um anjo hoje. Um deles já pode ter estado com você, e você não o reconheceu. A função dele era aparecer e lhe dar a mensagem. A sua única obrigação era recebê-lo, mas você não soube que era ele. Você se afastou, achou que era um chato, ou um louco, falhou, azar. Pode ter sido há anos. Aquele que caminhou ao seu lado brevemente e disse uma coisa estranha e você apressou o passo, lembra? Aquele (ou aquela, eles vêm de várias formas) que sentou ao seu lado e falou no tempo, e era um preâmbulo para a revelação, mas você fechou a cara.Ele pode ter batido na sua porta e você foi logo dando uma esmola, ou dizendo que hoje não tem nada, ou ameaçando chamar a polícia. Antes era mais fácil, agora é tarde. Hoje ele bate na porta e você espia e não abre a porta, ta doido? Se ele se aproximar de você na rua, você correrá apavorado ou anunciará que está armado e que é melhor ele se afastar. Se ele se sentar ao seu lado, você fugirá do contágio, se ele segurar o seu braço, você gritará. Se ele telefonar, sua secretária eletrônica dirá para ele deixar a mensagem depois do bip e ele não dirá nada: a mensagem é para você e não para ela.E se ele conseguir alcançar você sem que você lhe dê um pontapé, e cumprir sua função, e der a mensagem você não a compreenderá. Pedirá para ele falar mais alto, há muito barulho. “O quê? Em que sentido? É uma metáfora? É um código? Interpreta, traduz, decifra, o quê?”Agora é tarde. Antes ele olharia você nos olhos e falaria claramente. E, dada a mensagem, ele desapareceria, e o mundo seria uma estrada para o seu coração. Hoje você diria – “olha, precisamos conversar com mais calma um dia, me liga! Me liga!” (Luis Fernando Veríssimo)

Você pode ...

O que aconteceria se fosse eliminada a frase "eu não posso" de seu vocabulário? Se "eu não posso" não fosse mais uma opção, você seria forçado a substituí-lo com "eu vou" ou "eu não vou". Pense quanta clareza, confiança e poder traria.Muito freqüentemente "eu não posso" é usado como um meio de fugir da responsabilidade de suas próprias possibilidades. Cada vez que você diz "eu não posso", para si mesmo ou para outra pessoa, você está argüindo as próprias limitações. Quando você repudia sua responsabilidade você também nega a própria eficácia."Eu não posso" é raramente verdadeiro. Normalmente significa "estou muito desconfortável para" ou "não quero fazer o esforço necessário". Há poucos obstáculos que são insuperáveis. Ainda mais, continuamente repetir "eu não posso" faz você se tornar cada vez mais incapaz, em sua própria mente, de conseguir algo feito.Na próxima vez que você estiver tentado a dizer "eu não posso", pare e se pergunte se é realmente verdadeiro. Seja claro, direto e honesto consigo mesmo e você se encontrará usando "eu não posso" muito menos.Quando vem o desejo, a capacidade também vem. Você pode fazer o que você deseja. Se vai fazer ou não... isto é com você.

Receita para esquecer ...

Você quer esquecer o seu amor? Viaje, vá para bem longe. Escolha lugares bonitos, no mar ou na montanha. Escolha ambientes alegres, cheios de atividade, que é para esquecer mesmo, para não ter chance nem de pensar. Mas prepare-se! Mesmo assim o mar azul vai lhe falar do seu amor. A montanha majestosa vai lhe falar do seu amor. Os rostos coloridos dos transeuntes vão lhe falar do seu amor... VOCÊ O VERÁ, ONDE QUER QUE VOCÊ FOR! Então talvez você deva ir para algum mosteiro no Tibet, ou ingressar na Ordem das Carmelitas, com voto de silêncio, onde tudo será oração, devoção e quietude. Você estará procurando por Deus e por si mesma, na esperança de encontrar consolação. Mas não se engane, não! Mesmo assim, a quietude do templo vai lhe falar do seu amor. Buscando a si mesma, você vai encontrar o seu amor e, até mesmo a face de Deus lhe falará do seu amor. VOCÊ O SENTIRÁ, ONDE QUER QUE VOCÊ FOR! Então arranje um novo amor. Enfeite-se, capriche, conquiste, canalise para ele todo o seu zelo e dedicação. Mas não se iluda, não! Porque cada gesto e palavra do novo amor vão lhe falar do antigo amor, mesmo que o de agora seja o máximo, melhor ainda que o anterior, livre, apaixonado, descomplicado, seu coração não aceita trocas. VOCÊ O BUSCARÁ, ONDE QUER QUE VOCÊ FOR! Então pare, respire fundo e encare de frente. Não fuja mais! Avance pela sua vida que parece agora sem sentido e desbotada. Avance, ainda que não sinta o gosto de nada, insista, mesmo que vazia e desalentada. O tempo irá passar devagarzinho, e, ao passar, a curará cada dia um pouquinho, mas entenda que agora, nesta exata hora, VOCÊ PRECISA DEIXAR FLUIR TODA A SUA DOR ! (Fátima Irene Pinto no livro "Momentos Catárticos“)

Revolução da Alma ...

Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue sua alegria, sua paz e sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém. Somos livres, não pertencemos à ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja. Se você anda repetindo muito "Eu preciso tanto de você" ou "Você é a razão da minha vida", cuide-se. Remova essas palavras e principalmente a ação dessas palavras da sua vida, pois fazem muito mal ao seu eu interior. A sua paz interior é a sua meta de vida. Quando você sentir um vazio na alma, quando acreditar que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remeta seu pensamento para os seus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você. Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você. Não coloque objetivos longe demais de suas mãos, abrace os que estão ao seu alcance hoje. Se você anda desesperado por problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares, busque em seu interior a resposta para acalmar-se, pois você é reflexo do que pensa diariamente. Pare de pensar mal de você mesmo, pare de se condenar. Perdoe-se! Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então abra um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor. Com um sorriso no rosto as pessoas terão as melhores impressões de você, e você estará afirmando para você mesmo, que está pronto para ser feliz. Trabalhe, trabalhe muito a seu favor.Pare de esperar a felicidade sem esforços.Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda. E não se esqueça nunca de agradecer. Agradeça tudo que está em sua vida nesse momento, inclusive a dor. - Por fim, acredite que não estamos sozinhos um instante sequer. Sempre haverá uma pessoa pensando em você...

Muito além de uma porta...

Se você encontrar uma porta à sua frente, poderá abri-la ou não. Se você abrir a porta, poderá ou não entrar em uma nova sala. Para entrar, você vai ter que vencer a dúvida, o titubeio ou o medo. Se você venceu, você deu um grande passo: nesta sala vive-se. Mas também tem um preço: são inúmeras as outras portas que você descobre. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. Os erros podem ser transformados em acertos, quando, com eles, se aprende. A vida não é rigorosa: ela propicia erros e acertos. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa: a cada sala em que se vive, descobre-se outras tantas portas. A vida enriquece a quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos, e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa: se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela sua frente. É a repetição perante a criação. É a monotonia cromática perante o arco-íris. É a estagnação da vida. Para a vida, as portas não são obstáculos... São apenas diferentes passagens. (Dr. Içami Tiba)

Há Sempre Alguém...

Há pessoas caladas que precisam de alguém para conversar. Há pessoas tristes que precisam de alguém que as conforte. Há pessoas tímidas que precisam de alguém que as ajude vencer a timidez. Há pessoas sozinhas que precisam de alguém para brincar. Há pessoas com medo que precisam de alguém para lhes dar a mão. Há pessoas fortes que precisam de alguém que as faça pensar na melhor maneira de usarem a sua força. Há pessoas habilidosas que precisam de alguém para ajudar a descobrir a melhor maneira de usarem a sua habilidade. Há pessoas que julgam que não sabem fazer nada e precisam de alguém que as ajude a descobrir o quanto sabem fazer. Há pessoas apressadas que precisam de alguém para lhes mostrar tudo o que não tem tempo para ver. Há pessoas impulsivas que precisam de alguém que as ajude a não magoar os outros. Há pessoas que se sentem de fora e precisam de alguém que lhes mostre o caminho de entrada. Há pessoas que dizem que não servem para nada e precisam de alguém que as ajude a descobrir como são importantes. Todos precisam de alguém... Talvez esse alguém seja você!

Os dez mandamentos da serenidade...

1. Só por hoje, tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver todos os meus problemas de uma só vez. 2. Só por hoje, terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros, sendo delicado em meu modos, não criticando/julgando ninguém, não tentando melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim mesmo. 3. Só por hoje, me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz, não só no outro mundo como neste também. 4. Só por outro, me adaptarei as circunstancias sem pretender que as circunstancias se adaptem aos meus desejos. 5. Só por hoje, dedicarei pelo menos 10 minutos de meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como é preciso comer para sustentar o corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida de minha alma. 6. Só por hoje, praticarei uma boa ação sem contar para ninguém. 7. Só por hoje, se for ofendido em meus sentimentos procurarei que ninguém saiba. 8. Só por hoje, farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente mas, em todo caso, vou faze-lo. E me guardarei bem das suas calamidades - a pressa e a indecisão. 9. Só por hoje, serei firme em minha fé de que a Divina Providencia se ocupa de mim como se existisse somente eu no mundo, ainda que as circunstancias manifestem ao contrario. 10. Só por hoje não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gozar do que é belo e não terei medo de crer na bondade.