28 março, 2010

Vida de Elefante

Você já observou elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais.
Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. A estaca é só um pequeno pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir. Que mistério!
Por que o elefante não foge? Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno.
Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido preso: naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar.
E, apesar de todo o esforço, não pôde sair.
A estaca era muito pesada para ele. E o elefantinho tentava, tentava e nada.
Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo. Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode.
Para que ele consiga quebrar os grilhões é necessário que ocorra algo fora do comum, como um incêndio por exemplo.
O medo do fogo faria com que o elefante em desespero quebrasse a corrente e fugisse. Isso muitas vezes acontece conosco!
Vivemos acreditando em um montão de coisas ? que não podemos ter? que não podemos ser? que não vamos conseguir..., simplesmente porque, quando éramos crianças e inexperientes, algo não deu certo ou ouvimos tantos nãos que a corrente da estaca?
Ficou gravada na nossa memória com tanta força que perdemos a criatividade e aceitamos o "sempre foi assim..." Poderia dizer que o fogo para nós seria: a perda de um emprego, ou algum outro problema ou algo que nos fizesse sair da zona de conforto. A única maneira de tentar de novo é não ter medo de enfrentar as barreiras, colocar muita coragem no coração e não ter receio de arrebentar as correntes!
Não espere que o seu "circo" pegue fogo para começar a se movimentar.
Vá em frente! Autor desconhecido

Só por hoje... Todos os dias...

Só por hoje direi que estou de mal com a depressão e se ela der as caras aplicar-lhe-ei vinte bofetões de alegria. Só por hoje darei alta aos analistas, psicólogos, psiquiatras, conselheiros, filósofos e proclamarei que se antes eu era porque era o que eu era, agora sou o que sou porque sou tão feliz quanto penso que sou. Como penso que sou feliz, logo sou. Só por hoje direi que a vida é uma festa, acreditarei que a vida é uma festa e farei da festa a minha vida. Só por hoje admitirei que todo homem nasce feliz, passa a infância feliz, depois cresce e esconde a felicidade para que não a roubem, só que daí esquece onde a colocou. Mas só por hoje lembrarei que estás na minha mente. Só por hoje rirei à toa e contar-me-ei uma piada tão velha quanto a história daquele sujeito que olhava por cima do óculos para não gastar as lentes. Só por hoje, revelarei ao mundo que sou feliz e chamarei de absurda toda opinião contrária. Só por hoje acreditarei que ri melhor quem ri por si mesmo. Já estou rindo. Só por hoje informarei a todos que sou tão feliz quanto resolvi ser. Só por hoje guardarei a seriedade no baú e deixarei que a criança interior brinque comigo o tempo todo. Só por hoje estarei tão bem-humorado que rirei até até daquele anúncio que diz: "Vende-se uma mala por motivo de viagem." Só por hoje admitirei que ser feliz é tão simples quanto dizer que sou feliz. Só por hoje estarei tão feliz que não sentirei falta de sentir falta da felicidade. Só por hoje expulsarei da minha casa a tristeza e hospedarei a alegria, o sorriso e o bom-humor. Só por hoje abrigarei a felicidade sob o meu teto, vesti-la-ei com roupas do bem-estar, dar-lhe-ei a comida do sorriso, a bebida da alegria e a divertirei com conversas agradáveis e positivas. Só por hoje me divorciarei do passado, romperei o namoro indecoroso com os males do presente e casarei indissoluvelmente com a felicidade. Só por hoje hastearei a bandeira do bom-humor sobre meu próprio território. Só por hoje decidirei que sou definitivamente FELIZ. Paulo Trevisan

Chapéu Violeta

Aos 3 anos - ela olha pra si mesma, e vê uma rainha. Aos 8 anos - ela olha pra si mesma, e vê Cinderela. Aos 15 anos - ela olha pra si mesma, vê uma bruxa e diz: - "Mãe, eu não posso ir pra escola desse jeito!" Aos 20 anos - ela olha pra si mesma, e se vê: "muito gorda/muito magra, muito alta/muito baixa, com cabelo muito liso/muito encaracolado", mas decide que vai sair assim mesmo... Aos 25 anos - ela olha pra si mesma e se vê: "muito gorda/muito magra, muito alta/muito baixa, com cabelo muito liso/muito encaracolado", mas decide que agora não há tempo para consertar essas coisas. Então, sai assim mesmo... Aos 30 anos - ela olha pra si mesma e se vê: "muito gorda/muito magra, muito alta/muito baixa, com cabelo muito liso/muito encaracolado", mas diz: "sou uma boa pessoa" e sai mesmo assim... Aos 35 anos - ela olha pra si mesma e se vê como é. Sai e vai para onde ela bem entender... Aos 40 anos - ela olha pra si mesma e se lembra de todas pessoas que não podem mais se olhar no espelho. Sai de casa e conquista o mundo... Aos 50 anos - ela olha pra si mesma e vê sabedoria, risos, habilidades... sai para o mundo e aproveita a vida... Aos 60 anos - ela não se importa muito em olhar pra si mesma. Simplesmente põe um chapéu violeta e vai se divertir com a vida... ... Talvez devêssemos pôr o chapéu violeta mais cedo...!!

...

Jamais se desespere em meio , ás maiores aflições de sua vida. Pois das nuvens mais negras, cai água límpida e fecunda. Provérbio Chinês

...

''É durante as tempestades que os carvalhos aprofundam as raízes.'' George Herbert

...

"De tudo, ficaram três coisas:
- a certeza de que ele estava sempre começando,
- a certeza de que era preciso continuar,
- a certeza de que seria interrompido antes de terminar.
Fazer da interrupção um caminho novo.
Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro." Fernando Sabino (1923-2004)

...

Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer; É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder; É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor, Nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor? Luís Vaz de Camões

Liberdade

Liberdade É se sentir livre, É não mentir e poder sempre dizer a verdade, É fazer tudo quando der vontade, É poder sorrir sempre, Liberdade é ter sempre, Um grande poder de serenidade, De forma que possamos ter uma identidade, Que esta dentro de nos e se descobre, Liberdade é não ter medo, Mas ter sim o respeito, Respeito esse que possamos compartilhar com o mundo, Liberdade é um sentimento de contentamento, Ser livre não se significa ter tudo mas um bocado, Para poder mostrar o valor da força do pensamento. Mario Quintana

27 março, 2010

Nada Temas ...

Quando dizes… “Não posso resolver as coisas…” Deus te diz: “Eu guio seus passos” Quando dizes: “É impossível…” Deus te diz: “Tudo é possível” Quando dizes: “Me sinto muito sozinho…” Deus te diz: “Não te deixarei, nem te desampararei” Quando dizes: “Eu não posso fazer…” Deus nos diz: “Tudo podes fazer” Quando dizes: “Não mereço perdão……” Deus te diz: “Eu te perdôo” Quando dizes: “Tenho medo…” Deus te diz: “Não temas, que eu estou contigo…” Quando dizes: “Estou muito cansado…” Deus te diz: “Eu te farei descansar” Quando dizes: “Ninguém me ama de verdade…” Deus nos diz: “Eu te amo” Quando disser: “Não sei como seguir…” Deus te diz: “Eu te ensinarei o caminho” Quando te perguntas: “Que caminho me conduz a Deus?” Deus te diz: Meu filho, querido e amado, JESUS CRISTO

...

''Para abrir um novo caminho,
é preciso ser capaz de se perder.'' Jean Rostand

...

''Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça.
No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. Confúcio

Eu sou teu Anjo...

Eu sou teu Anjo da Paz! Trabalho para afastar tuas dúvidas e tristezas, suas magoas e pensamentos negativos. Te inspiro auto-confiança e serenidade, acalento teu coração nos momentos de conflito. Te proporciono bem estar físico e espiritual! Faço você ficar de bem com a vida. É muito fácil me achar... Moro na Rua da paz do teu coração! Eu sou o teu Anjo do Amor! Desperto teus sentimentos mais puros e reais. Te incentivo a atos de fraternidade e perdão, de carinho e romantismo, aqueço teu coração em todos os momentos. Retribuo em dobro a tua doação de carinho e amor. Faço tua conexão direta com Deus! É muito fácil me achar... Moro na Rua do Amor do teu coração! Eu também sou seu Anjo da Felicidade! Você poderá me achar sempre. Mas antes terá que passar pelas ruas da Paz e do Amor.

...

''Para todo homem, como para toda fechadura, é preciso encontrar a chave certa. '' Provérbio Russo

...

''Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio...'' Provérbio indiano

Trabalhe no seu sonho....

No começo, seu sonho vai parecer impossível.
Trabalhe nele mesmo assim, e ele mudará de impossível para improvável.
Começa a surgir um breve fio de esperança. Mesmo assim, embora exista a possibilidade, embora talvez possa acontecer, provavelmente não vai.
Trabalhe nele mesmo assim. Continue trabalhando para realizar seu sonho, e em breve você verá que ele provavelmente vai acontecer.
Seus esforços conseguem elevar seu sonho de categoria: era impossível, agora é provável. Você começa a sentir que está chegando lá - mas não é hora de parar.
Trabalhe nele mesmo assim. Aí seu mundo desaba.
A vida joga na sua frente uma curva inesperada.
Tudo parece dar errado.
De repente, seu sonho não vai mais acontecer.
Trabalhe nele mesmo assim. Procure maneiras diferentes de realizá-lo.
Você investiu demais para desistir sem lutar. Trabalhe nele, e você encontrará uma maneira de recuperar seu sonho perdido.
Os obstáculos, que pareciam incontornáveis, eram na verdade apenas os últimos degraus na escada do seu sucesso.
Você finalmente consegue chegar lá - você realizou seu sonho, sua vida é uma maravilha. Continue trabalhando mesmo assim.
Esta é a sua chance de chegar ainda mais alto...

Colhendo o que Plantou

Com certeza você já ouviu essa máxima popular: fulano está colhendo o que plantou... Infelizmente, ela só é usada quando alguém não dá certo. Ninguém lembra da citação quando ocorre o contrário; quando alguém alcança o sucesso. Nesse caso, dizem que é sorte! Você sabe que não é bem assim. Cada um colhe o que planta, isso é certo. Mas, se a pessoa é negligente, não terá bons frutos. Para chegar onde deseja, não basta querer; é preciso trabalhar duro para alcançar. Antes de colher os frutos, é necessário fixar, enraizar as idéias; depois trabalhar firme e estar preparado para superar todos os imprevistos - que com certeza vão aparecer. O sucesso é isso: é o fruto bem cultivado que vai para as mãos de quem soube não só plantá-lo, mas que trabalhou com dedicação e paciência até poder colhê-lo... E você? A quantas andam as suas plantações? "Transporte um punhado de terra todos os dias e farás uma montanha!"
(Confúcio)

Olhe para além do horizonte

Às vezes a vida é tão magnífica conosco e nos apresenta as melhores oportunidades, outras parece simplesmente ter esquecido de nós... Se é assim que você anda se sentindo, lembre-se de todas as reviravoltas que a sua vida já deu... Lembre-se de cada momento angustioso que você viveu e que viu passar tão rápido como chegou... É, é bem possível que você até já tivesse esquecido deste que acabou de lembrar e, a maior lição é essa... Não há nada que o tempo e a própria vida não nos faça esquecer, não nos faça passar por cima... A vida é um caminho e mesmo que às vezes a gente pare, diminua o passo, há sempre um horizonte e é além do horizonte que está o nosso destino... Se olhar para trás, nada de novo haverá, a não ser caminhos percorridos... M. Andrey

Pequenos Gestos

É curioso observar como a vida nos oferece resposta aos mais variados questionamentos do cotidiano... Vejamos: A mais longa caminhada só é possível passo a passo... O mais belo livro do mundo foi escrito letra por letra... Os milênios se sucedem, segundo a segundo... As mais violentas cachoeiras se formam de pequenas fontes... A imponência do pinheiro e a beleza do ipê começaram ambas na simplicidade das sementes... Não fosse a gota e não haveria chuvas... O mais singelo ninho se fez de pequenos gravetos e a mais bela construção não se teria efetuado senão a partir do primeiro tijolo... As imensas dunas se compõem de minúsculos grãos de areia... Como já refere o adágio popular, nos menores frascos se guardam as melhores fragrâncias... É quase incrível imaginar que apenas sete notas musicais tenham dado vida à "Ave Maria", de Bach, e à "Aleluia", de Hendel... O brilhantismo de Einstein e a ternura de Tereza de Calcutá tiveram que estagiar no período fetal e nem mesmo Jesus, expressão maior de Amor, dispensou a fragilidade do berço... ... Assim também o mundo de paz, de harmonia e de amor com que tanto sonhamos só será construído a partir de pequenos gestos de compreensão, solidariedade, respeito, ternura, fraternidade, benevolência, indulgência e perdão, dia a dia... Ninguém pode mudar o mundo, mas podemos mudar uma pequena parcela dele: esta parcela que chamamos de "Eu". Não é fácil nem rápido... Mas vale a pena tentar! Sorria!!!

Faxina na Alma

Não importa onde você parou... em que momento da vida você cansou... Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo... é renovar as esperanças na vida e o mais importante... acreditar em você de novo... Sofreu muito nesse período? foi aprendizado... Chorou muito? foi limpeza da alma... Ficou com raiva das pessoas? foi para perdoá-las um dia... Sentiu-se só por diversas vezes? é porque fechaste a porta até para os anjos... Acreditou que tudo estava perdido? era o início da tua melhora... Pois é... agora é hora de reiniciar... de pensar na luz... de encontrar prazer nas coisas simples de novo. Um corte de cabelo arrojado... diferente? Um novo curso... ou aquele velho desejo de aprender pintar... desenhar... dominar o computador... ou qualquer outra coisa... Olha quanto desafio... quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando. Tá se sentindo sozinho? besteira... tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento"...
tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você. Quando nos trancamos na tristeza... nem nós mesmos nos suportamos... ficamos horríveis... o mal humor vai comendo nosso fígado... até a boca fica amarga. Recomeçar... hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer chegar? ir alto... sonhe alto... queira o melhor do melhor... queira coisas boas para a vida... pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos... se pensamos pequeno... coisas pequenas teremos... já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor... o melhor vai se instalar na nossa vida. E é hoje o dia da faxina mental... joga fora tudo que te prende ao passado... ao mundinho de coisas tristes... fotos... peças de roupa, papel de bala... ingressos de cinema... bilhetes de viagens... e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados... jogue tudo fora...mas, principalmente... esvazie seu coração... fique pronto para a vida... para um novo amor... Lembre-se somos apaixonáveis... somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes... afinal de contas... Nós somos o "Amor"... Porque somos do tamanho daquilo que vemos, e não do tamanho da nossa altura. Sempre vai existir um ser além de nós, e confia nele agora, que ele guiará os teus passos...
Carlos Drummond Andrade

Faça uma pérola

A coisa mais extraordinária sobre a ostra é esta: os atritos dentro de sua concha.
Ela não gosta desses atritos.
Mas, como não pode livrar-se deles, ela os usa para fazer a coisa mais encantadora que uma ostra tem a oportunidade de fazer.
Se existem atritos em nossa vida hoje, a receita é unicamente esta; faça uma pérola. Harry Emerson

...

"Muitas vezes é necessário que tudo se perca, para que se possa novamente reiniciar.
Agora, com maior experiência, com vida, amor, dedicação, esperança em tudo que se irá construir para o amanhã,
vivendo o dia de hoje e tirando como aprendizado o dia de ontem. ''

20 março, 2010

O Pássaro da Alma

"No fundo, bem lá no fundo do corpo, mora a alma. Ainda não houve quem a visse, mas todos sabem que existe. E não só sabem que existe, como também sabem o que lá tem dentro. Dentro da alma, lá bem no centro, pousado numa pata, está um pássaro. E o nome desse pássaro é o Pássaro da Alma. E ele sente tudo o que nós sentimos: Quando alguém nos magoa, o pássaro da alma agita-se para lá e para cá em todos os sentidos dentro do nosso corpo, sofre muito. Quando alguém nos ama, o pássaro da alma dá pulinhos de contente, para trás e para a frente, vai e vem. Quando alguém nos chama, o pássaro da alma põe-se logo à escuta da voz a fim de reconhecer que tipo de apelo é. Quando alguém se zanga connosco, o pássaro da alma recolhe-se dentro de si ,tristonho e silencioso. E quando alguém nos abraça, o pássaro da alma que mora no fundo, bem lá no fundo do nosso corpo, começa a crescer, crescer, até encher quase todo o espaço dentro de nós, tão bom para ele é o abraço. Dentro do corpo, no fundo, bem lá no fundo, mora a alma. Ainda não houve quem a visse, mas todos sabem que ela existe. E ainda nunca, nunca veio ao mundo alguém que não tivesse alma. Porque a alma entra dentro de nós no momento em que nascemos e não nos larga... - Nem uma só vez – até ao fim da vida. Como o ar que o homem respira desde a hora em que nasce até à hora em que morre. Decerto querem também saber de que é feito o pássaro da alma. Ah, isso é mesmo muito fácil : É feito de gavetas e mais gavetas. Mas não podemos abrir as gavetas de qualquer maneira, pois cada uma delas tem uma chave para ela só! E o pássaro da alma é o único capaz de abrir as gavetas dele. Como ? Pois isso também é muito simples : Com a segunda pata. O pássaro da alma está pousado numa pata, e com a outra – que em descanso está dobrada sob a barriga – roda a chave da gaveta que quer abrir, puxa pelo puxador, e tudo o que está dentro dela sai em liberdade para dentro do corpo. E como tudo o que sentimos tem uma gaveta, o pássaro da alma tem imensas gavetas. A gaveta da alegria e a gaveta da tristeza, A gaveta da inveja e a gaveta da esperança, A gaveta da desilusão e a gaveta do desespero, A gaveta da paciência e a gaveta do desassossego, E mais a gaveta do ódio, a gaveta da cólera e a gaveta do mimo, A gaveta da preguiça e a gaveta do vazio, E a gaveta dos segredos mais escondidos, uma gaveta que quase nunca abrimos. E há mais gavetas. Vocês podem juntar todas as que quiserem. Às vezes uma pessoa pode escolher e indicar ao pássaro as chaves a rodar e as gavetas a abrir. E outras vezes é o pássaro quem decide. Por exemplo: a pessoa quer estar calada e diz ao pássaro para abrir a gaveta do silêncio.
Mas ele, por auto-recriação, Abre-lhe a gaveta da fala, E ela desata a falar, a falar sem querer. Outro exemplo: a pessoa quer escutar pacientemente , e em vez disso ele abre-lhe a gaveta do desassossego que faz com que ela se enerve. E acontece que a pessoa tenha ciúmes sem qualquer motivo. E que estrague justamente quando mais quer ajudar. Porque o pássaro da alma nem sempre é disciplinado e às vezes dá-lhe trabalhos... Agora já compreendemos que cada homem é diferente do seu semelhante por causa do pássaro da alma que tem dentro de si. O pássaro que em certas manhãs abre a gaveta da alegria, e a alegria jorra para dentro do corpo e o dono dele fica feliz. E quando o pássaro lhe abre a gaveta da raiva, a raiva escorre de dentro dela e domina-o totalmente. Até que o pássaro volte a fechar a gaveta ele não pára de se zangar. E quando o pássaro está de mau humor abre gavetas que dão mal-estar. E quando o pássaro está de bom humor escolhe gavetas que fazem bem. E o mais importante – é escutar logo o pássaro. Pois acontece o pássaro da alma chamar por nós, e nós não o ouvirmos. É pena.
Ele quer falar-nos de nós próprios. Quer falar-nos dos sentimentos que estão encerrados nas gavetas dentro de nós. Há quem o ouça muitas vezes. Há quem o ouça raras vezes, E há quem o ouça, Uma única vez na vida... Por isso vale a pena talvez tarde pela noite, quando o silêncio nos rodeia, escutar o pássaro da alma que mora dentro de nós, no fundo, lá bem no fundo do corpo. " Carla Jorge (Lanniah)

...

"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final... Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos.
Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram. Foi despedida do trabalho?
Terminou uma relação?
Deixou a casa dos pais?
Partiu para viver em outro país?
A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu.... Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado. Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora... Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar. Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais. Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal". Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará! Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante. Encerrando ciclos.
Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.
Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és.. E lembra-te: Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão". Fernando Pessoa

...

Acreditar! sempre acreditar! Não importa o que você é. O importante é o que você quer ser... Não importa onde você está. Importa é para onde você quer ir... Não importa o porquê. O importante é o querer... Não importam suas mágoas. O importante mesmo são suas alegrias... Não importa o que você já passou. O passado? Guarde na sua lembrança... Nunca pense em julgar... Não veja. Apenas olhe... Não escute. Apenas ouça... Não toque. Sinta... Acredite naquilo que quiser... Não adianta sonhar se você não lutar... O mundo é um espelho. Não seja apenas um reflexo... Só acreditando num futuro você conseguirá a paz para alcançar seus sonhos... Afinal, o que importa? Importa você... Acredite em você! Zanesco

Vida ... Simplesmente Maravilhoso

"A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos"

"Mês passado participei de um evento sobre o Dia da Mulher. Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi. Foi um momento inesquecível... A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito. Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?' Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo. Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas. Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada. A fonte da juventude chama-se "mudança". De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora. A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas. Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos. Mudança, o que vem a ser tal coisa? Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho.
Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu. Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu. Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. Rejuvenesceu. Toda mudança cobra um alto preço emocional. Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face. Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho. Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar. Olhe-se no espelho..." (Lya Luft)

Significado da palavra felicidade

Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor.
O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento. Machado de Assis

A-Cor-Dar

Você sabe o que significa a palavra “acordar”? Vamos fazer uma brincadeira e separar em sílabas a palavra acordar? A-COR-DAR Viu?
Significa dar a cor, colocar o coração em tudo que faz. Existem pessoas que acordam às 6:h00 da tarde.
É isso mesmo!
Pela manhã caem da cama, são jogadas da cama, mas passam o dia todo dormindo.
E existem alguns, acredite, que passam a vida toda e não conseguem acordar. Eu tive um amigo que acordou aos 54 anos de idade.
Ele me disse: Descobri que estou na profissão errada!
E ele já estava se aposentando...
Imagine o trauma que esse amigo criou para si, para os colegas de trabalho, para a sua família!
Foi infeliz durante toda a sua vida profissional porque simplesmente não "acordou". Eu, na época, era muito jovem, mas compreendi bem o que ele estava me ensinando naquele momento: por mais cinzento que possa estar sendo o dia de hoje, ele tem exatamente a cor que dou a ele.
Sabe por quê?
Porque a vida tem a cor que "a gente pinta"! O engraçado é que os dias são todos exclusivos.
Cada dia é um novo dia, ninguém o viveu.
Ele está ali, esperando que eu e você façamos com que ele seja o melhor da nossa vida.
Dê a você a oportunidade de “a-cor-dar” todos os dias e compartilhar com os outros o que Deus nos dá de melhor: "O privilégio de fazer os outros felizes..."

As Duas Pulgas

Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra: - Sabe qual é o nosso problema?
Nós não voamos, só sabemos saltar.
Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero.
É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas. E elas contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vôo e saíram voando.
Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra: - Quer saber ?
Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele.
Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente. E elas contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa.
Funcionou, mas não resolveu.
A primeira pulga explicou por quê: - Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando.
Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito.
Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez. E um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen. Resolvido, mas por poucos minutos.
Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar.
Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha: - Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica? - Não, reengenharia.
Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século 21.
Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento. - E por que é que estão com cara de famintas ? - Isso é temporário.
Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar.
E você? - Ah, eu vou bem, obrigada.
Forte e sadia. Era verdade.
A pulguinha estava viçosa e bem alimentada. Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer: - Mas você não está preocupada com o futuro?
Não pensou em uma reengenharia? - Quem disse que não?
Contratei uma lesma como consultora. - Hã?
O que as lesmas têm a ver com pulgas? - Tudo.
Eu tinha o mesmo problema que vocês duas.
Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução.
E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me deu o diagnóstico. - E o que a lesma sugeriu fazer?? "Não mude nada.
Apenas sente no cocuruto do cachorro.
É o único lugar que a pata dele não alcança." Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente...
Muitas vezes, a GRANDE MUDANÇA é uma simples questão de reposicionamento. Max Gehringer

...

Aos que passam por nossas Vidas... Cada um que passa em nossa vida passa sozinho... Porque cada pessoa é única para nós, e nenhuma substitui a outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só... Levam um pouco de nós mesmos e nos deixam um pouco de si mesmos. Há os que levam muito, mas não há os que não levam nada. Há os que deixam muito, mas não há os que não deixam nada. Esta é a mais bela realidade da vida... A prova tremenda de que cada um é importante e que ninguém se aproxima do outro por acaso... Saint Exupery

O Garfo

Havia uma jovem mulher que tinha uma doença terminal e lhe foi previsto apenas mais três meses de vida.
Desta forma, ela começou a colocar suas coisas "em ordem". Passado algum tempo, ligou para um amigo e pediu que viesse à sua casa para discutirem determinados aspectos de seus últimos desejos. Conversaram sobre vários pontos e ela lhe disse sobre todas as suas vontades relacionadas ao serviço funerário.
Tudo estava em ordem e o amigo preparava-se para sair quando a mulher lembrou-se de algo muito importante para ela. - Tem mais uma coisa! - Disse excitada. - Do que se trata? - Perguntou o amigo. - Isto é muito importante. - a mulher continuou ...
- Eu quero ser enterrada com um garfo em minha mão direita. O amigo ficou olhando a mulher sem saber o que dizer. - Isto é uma surpresa para você, não é?
- A jovem mulher perguntou. - Bem, para ser honesto, estou confuso com este seu pedido. Respondeu o amigo. A mulher então explicou. - Quando eu era criança e visitava minha avó, quando no jantar os pratos começavam a ser recolhidos, minha vó inclinava-se em minha direção e cochichava em meu ouvido: "Mantenha o seu garfo".
Era minha parte favorita porque eu sabia que algo melhor estava por vir... como o bolo de chocolate ou a torta de maçã.
Algo sempre maravilhoso, e com substância! Assim, eu apenas quero que as pessoas me vejam lá no caixão com um garfo em minha mão e então perguntarão "para que é o garfo?".
Então quero que lhes diga: "Ela mantém seu garfo porque o melhor está por vir". Tradução de Sérgio Barros

A Fita Métrica do Amor

Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento ... Uma pessoa é enorme para você, quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado . É pequena para você quando só pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade, o respeito, o carinho, o zelo e até mesmo o amor. Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto com você. É pequena quando desvia do assunto. Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma. Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês. Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.
Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo. É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações. Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes. Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande é a sua sensibilidade, sem tamanho ... Martha Medeiros

Pipocas da Vida

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.
São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa.
Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer.
Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si.
Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela.
A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado. Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar.
São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura.
No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira.
Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém...

Saudades...

Um dia a maioria de nós irá se separar.
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos. Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.
Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar quem sabe... Podemos nos telefonar, conversar algumas bobagens...
Aí os dias vão passar, meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo...
Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão? Quem são aquelas pessoas?
Diremos...
Que eram nossos amigos.
E... isso vai doer tanto!
Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida! A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente...
Quando o nosso grupo estiver incompleto... nos reuniremos para um ultimo adeus de um amigo.
E entre lágrima nos abraçaremos. Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado. E nos perderemos no tempo...
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades seja a causa de grandes tempestades. .. Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!
Fernando Pessoa

Escreva a Sua História

Escreva a sua história na areia da praia, Para que as ondas a levem através dos 7 mares; Ate tornar-se lenda na boca de estrelas cadentes. Conte a sua história ao vento, Cante aos mares para os muitos marujos; Cujos olhos são faróis sujos e sem brilho. Escreva no asfalto com sangue, Grite bem alto a sua história antes que ela seja varrida na Manha seguinte pelos garis. Abra o peito em direção dos canhões, Suba nos tanques de Pequim, Derrube os muros de Berlim, Destrua as cátedras de Paris. Defenda a sua palavra, A vida não vale nada se você nao tem uma boa história pra contar. Pedro Bial

...

"Você não é um ser humano que está passando por uma experiência espiritual.
Você é um ser espiritual que está vivenciando uma experiência humana. " Wayne W. Dyer

“O Semeador de Estrelas"

Um dia, perguntei ao Dr. Bezerra de Menezes, qual foi a sua maior felicidade quando chegou ao plano espiritual. Ele respondeu-me: - A minha maior felicidade, meu filho, foi quando Celina, a mensageira de Maria Santíssima, se aproximou do leito em que eu ainda estava dormindo, e, tocando-me, falou, suavemente: - Bezerra, acorde, Bezerra! Abri os olhos e vi-a, bela e radiosa. - Minha filha, é você, Celina?! - Sim, sou eu, meu amigo. A Mãe de Jesus pediu-me que lhe dissesse que você já se encontra na Vida Maior, havendo atravessado a porta da imortalidade.
Agora, Bezerra, desperte feliz. Chegaram os meus familiares, os companheiros queridos das hostes espíritas que me vinham saudar. Mas, eu ouvia um murmúrio, que me parecia vir de fora. Então, Celina, me disse: - Venha ver, Bezerra. Ajudando-me a erguer-me do leito, amparou-me até uma sacada, e eu vi, meu filho, uma multidão que me acenava, com ternura e lágrimas nos olhos. - Quem são, Celina? perguntei-lhe ? - não conheço a ninguém. Quem são?
São aqueles a quem você consolou, sem nunca perguntar-lhes o nome.
São aqueles Espíritos atormentados, que chegaram às sessões mediúnicas e a sua palavra caiu sobre eles como um bálsamo numa ferida em chaga viva; são os esquecidos da Terra, os destroçados do mundo, a quem você estimulou e guiou.
São eles, que o vêm saudar no pórtico da eternidade... E o Dr. Bezerra concluiu: A felicidade existe, meu filho, como decorrência do bem que fazemos, das lágrimas que enxugamos, das palavras que semeamos no caminho, para atapetar a senda que um dia percorreremos. Extraído do Livro “O Semeador de Estrelas" de Suely Caldas Schubert.

Em busca da Felicidade

Passamos a vida em busca da felicidade. Procurando o tesouro escondido. E, assim, uns fogem de casa para serem felizes. Outros fogem para casa em busca da felicidade. Uns se casam pensando em serem felizes. Outros se divorciam para serem felizes. Uns desejam viver sozinhos para serem felizes. Outros desejam possuir uma grande família a fim de serem felizes. Uns fazem viagens caríssimas buscando serem felizes. Outros trabalham além do normal buscando a felicidade. Uns desejam ser profissionais liberais para comandar a sua própria vida e poder serem felizes. Outros desejam ser empregados para ter a certeza do salário no final do mês e, assim, poderem ser felizes. Outros, ainda, desejam trabalhar por comissão, assegurando que o seu esforço se transforme em melhor remuneração e assim serem felizes. É uma busca infinita... Anos desperdiçados... Nunca a lua está ao alcance da mão... Nunca o fruto está maduro... Nunca o carinho recebido é suficiente... Mas, há uma forma melhor de viver!!! A partir do momento em que decidirmos sermos felizes, nossa busca da felicidade chegou ao fim. É que percebemos que a felicidade não está na riqueza material, na casa nova, no carro novo, naquela carreira, naquela pessoa. E jamais está à venda. Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós mesmos, é inútil procurar em outra parte. Sempre que dependemos de fatores externos para ter alegria, estamos fadados à decepção. A felicidade não se encontra nas coisas exteriores. A felicidade consiste na satisfação com o que temos e com o que não temos. Poucas coisas são necessárias para fazer o homem sábio feliz, ao mesmo tempo em que nenhuma fortuna satisfaz a um inconformado. As necessidades de cada um de nós são poucas. Enquanto nós tivermos algo a fazer, alguém para amar, alguma coisa para esperar, seremos felizes. Tenhamos certeza: A única fonte de felicidade está dentro de nós, e deve ser repartida. Repartir nossas alegrias é como espalhar perfumes sobre os outros: Sempre algumas gotas acabam caindo sobre nós mesmos. Se chover, seja feliz com a chuva que molha os campos, varre as ruas e limpa a atmosfera. Se fizer sol, aproveite o calor. Se houver flores em seu jardim, aproveite o perfume. Se tudo estiver seco, aproveite para colocar as mãos na terra, plantar sementes e aguardar a floração. " O TEMPO É MUITO LENTO PARA OS QUE ESPERAM...
MUITO RÁPIDO PARA OS QUE TÊM MEDO ...
MUITO LONGO PARA OS QUE LAMENTAM...
MUITO CURTO PARA OS QUE FESTEJAM...
MAS PARA OS QUE AMAM O TEMPO É ETERNIDADE."

14 março, 2010

Significado de Family...

'FAMILY' = (F)ATHER (A)ND (M)OTHER (I) (L)OVE ( Y)OU
Pai e Mãe Eu Amo Vocês

13 março, 2010

Lições de Vida

Cada dia em nossas vidas nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos. Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos. Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começamos a enfrentar o mundo sozinhos. Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego... Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria. Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão. Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita. Às vezes, dá tudo, tudo errado! Você pensa que escolheu a profissão errada, que você mão consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas... Parece que você caiu e não consegue levantar... Está a ponto de perder o ar... Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão. Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira. E aí... Você pode mudar a sua vida! Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar. Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá. Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros. Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está sendo exibido. Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida! Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria. Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe... Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles. Encare-os de frente.
Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e... Confie! Entenda que a vida é bela, mas nem tanto... Mas você deve estar bem consigo mesmo pra que possa estar bem com a vida. Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás... Não importa a tua idade, nem o tamanho de seu sonho... A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela... (Lilian Roque de Oliveira)

...

Um belo dia de sol, Sr. Mário, um velho caminhoneiro chega em casa todo orgulhoso e chama a sua esposa para ver o lindo caminhão que comprara depois de longos e árduos 20 anos de trabalho. Era o primeiro que conseguia comprar depois de tantos anos de sufoco e estrada. A partir daquele dia, finalmente seria seu próprio patrão. Ao chegar à porta de casa, encontra seu filhinho de seis anos, martelando alegremente a lataria do reluzente caminhão. Irado e aos berros pergunta o que o filho estava fazendo e, sem hesitar, completamente fora de si, martela impiedosamente as mãos do garoto, que se põe a chorar desesperadamente sem entender o que estava acontecendo. A mulher do caminhoneiro corre em socorro do filho, mas pouco pôde fazer. Chorando junto ao filho, consegue trazer o marido à realidade, e juntos levam o garoto ao hospital para cuidar dos ferimentos provocados. Passadas várias horas de cirurgia, o médico desconsolado e bastante abatido, chama os pais e informa que as dilacerações foram de tão grande extensão, que todos os dedos da criança tiveram que ser amputados. Porém, o menino era forte e resistia bem ao ato cirúrgico, devendo os pais aguardá-lo no quarto. Ao acordar, o menino ainda sonolento esboçou um sorriso e disse ao pai: -Papai, me desculpe.
Eu só queria consertar seu caminhão, como você me ensinou outro dia.
Não fique bravo comigo. O pai, enternecido e profundamente arrependido, deu um forte abraço no filho e disse que aquilo não tinha mais importância. Não estava bravo e sim arrependido de ter sido tão duro com ele e que a lataria do caminhão não tinha estragado. Então o garoto com os olhos radiantes perguntou: - Quer dizer que não está mais bravo comigo? - É claro que não! – respondeu o pai. Ao que o menino pergunta: - Se estou perdoado papai, quando meus dedinhos vão nascer de novo? Nos momentos de raiva cega, machucamos as pessoas que mais amamos, e muitas vezes não podemos “sarar” a ferida que deixamos. Nos momentos de raiva, tente parar e pensar em suas atitudes, a fim de evitar que os danos seja irreversíveis. Não há nada pior que o arrependimento e a culpa. Pense nisto!

O Tempo

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um individuo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante tudo vai ser diferente.
(Carlos Drummond de Andrade)

Tem pão velho?

Vou contar um fato corriqueiro que, inesperadamente, me trouxe uma grande lição de vida. Era um fim de tarde de sábado. E
u estava molhando o jardim da minha casa, quando fui interpelada por um garotinho com pouco mais de 9 anos, dizendo: - Dona, tem pão velho? Essa coisa de pedir pão velho sempre me incomodou desde criança. Olhei para aquele menino tão nostálgico e perguntei: - Onde você mora? - Depois do zoológico. - Bem longe, hein? - É... mas eu tenho que pedir as coisas para comer. - Você está na escola? - Não. Minha mãe não pode comprar material. - Seu pai mora com vocês? - Ele sumiu. E o papo prosseguiu, até que disse: - Vou buscar o pão. Serve pão novo? - Não precisa, não.
A senhora já conversou comigo, isso é suficiente. Esta resposta caiu em mim como um raio.
Tive a sensação de ter absorvido toda a solidão e a falta de amor daquela criança, daquele menino de apenas 9 anos, já sem sonhos, sem brinquedos, sem comida, sem escola e tão necessitado de um papo, de uma conversa amiga. Caros amigos, quantas lições podemos tirar desta resposta: "Não precisa, não. A senhora já conversou comigo, isso é suficiente!" Que poder mágico tem o gesto de falar e ouvir com amor! Alguns anos já se passaram e continuam pedindo "pão velho" na minha casa... e eu dando "pão novo", mas procurando antes compartilhar o pão das pequenas conversas, o pão dos gestos que acolhem e promovem. Este pão de amor não fica velho, porque é fabricado no coração de quem acredita Naquele que disse: "Eu sou o pão da vida!"
Verifique quantas pessoas talvez estejam esperando uma só palavra sua... Tem pão velho? (Antônio Maia)

A Caixinha de Deus

Tenho em minhas mãos duas caixas que Deus me deu para guardar. Ele disse: - Coloque todas as suas tristezas na preta e todas as suas alegrias na dourada. Eu entendi suas palavras e, nas duas caixas, tanto minhas alegrias quanto minhas tristezas guardei. Mas, embora a dourada ficasse cada dia mais pesada, a preta continuava tão leve quanto antes. Curioso, abri a preta. Eu queria descobrir o porquê, e vi na base da caixa um buraco pelo qual minhas tristezas saiam. Mostrei o buraco a Deus e pensei alto: "Gostaria de saber onde minhas tristezas podem estar..." Ele sorriu gentilmente para mim e disse: - Meu filho, elas estão aqui comigo! Perguntei: - Deus, por que deu-me as caixas? Por que a dourada inteira e a preta com o buraco? - Meu filho, a dourada é para você contar suas bênçãos... E a preta é para você deixar ir embora suas mágoas e tristezas... Lembre-se sempre de guardar seus momentos mais felizes e deixar ir embora as tristezas!!!

Girassol

Nossos olhos são seletivos, nós "focalizamos" o que queremos ver e deixamos de ver o importante ou mesmo o indispensável. Escolha focalizar o melhor lado das coisas, assim como um girassol escolhe sempre estar virado para o sol! Você já reparou como é fácil ficar depressivo? -Não estou bem porque está chovendo, porque tenho uma conta para pagar; porque não tenho exatamente o dinheiro ou aparência que eu gostaria de ter; porque ainda não fui valorizado; porque os problemas me perseguem, porque... porque...porque..... É claro, existem momentos em que não estamos bem.
Mas a nossa atitude deveria ser a de uma antena que tenta, ao máximo possível, pegar o lado claro para uma transmissão.
Na natureza, nós temos uma antena que é assim, o girassol.
O girassol se volta para onde o sol estiver.
Mesmo que o sol esteja escondido atrás de uma nuvem. E nós diante dos problemas?
Nos escondemos ou nos voltamos para o sol da justiça que tem todas as soluções em suas mãos.
Levantemos a cabeça e colocamos nossa vida na direção correta, façamos como o girassol, não importa o esforço procuremos sempre estar voltados para Deus ...

O colhedor de estrelas

Certa vez alguém, uma história me contou e afirmou, que entre as inúmeras estrelas do céu uma delas teria um brilho singular e muito mais intenso. Mas esta luz, só por uma pessoa seria possível ser vista, pois ela estaria ali, a espera de um olhar, para quem ela foi destinada. Falou também que ao encontrar esta estrela, dentro de mim, tudo se modificaria pois ela estaria brilhando, especificamente para guiar o meu caminho, e me levar ao encontro do Grande Amor da Minha Vida. Ouvindo isso, me senti pequena para o Céu alcançar, e não me achava merecedora e capaz, de um dia, alguém conquistar. Novamente este alguém, dando continuidade a história, voltou-se para mim, e completou: Todos nós temos uma luz própria e ocupamos um lugar especial neste majestoso universo. Disse também que para cada um de nós sempre existirá a hora em que este brilho será vislumbrado, de uma forma tão inesperada que eu até custaria a acreditar, que ela ali estaria, com todo seu esplendor, brilhando intensamente, só para mim. Atenta e com o coração feliz, repleto de esperanças, este alguém ainda completou: Apesar de não levarmos muito em conta, existe Alguém, lá em cima, que conhece muito bem o coração de cada um de nós. Podemos até chamá-lo de “Colhedor de Estrelas”, e por nós tem uma missão muito especial. Como conhecedor profundo de nossas almas, colher as estrelas, cujo brilho mais se assemelharem e escolher o momento exato em que dois olhares em busca de um grande amor irão ao mesmo tempo avistar, esta estrela tão especial. Depois de toda esta história ouvir , esperei ansiosa pelo anoitecer. E o céu, me vi a contemplar, pois acreditei que naquele dia Minha Estrela iria avistar.
Fui então em busca do meu amor encontrar, E no brilho de cada estrela, Eu procurava o seu olhar. Chegou o amanhecer, e a estrela com tal brilho em nenhum momento apareceu. Por diversas noites, fiquei a janela esperando. Firmando o pensamento, para que fosse aquele o momento em que a estrela que a mim mais se assemelhasse, estivesse a minha espera. Mas foi em vão, não conseguia avista-la, e passei a crer que toda aquela história, não passava de meras palavras apenas para alimentar esperanças em quem já as tivesse perdido. Mas numa destas madrugadas, onde o sono não conseguia me dominar, um raio de luz atravessou a janela e invadiu meu quarto, então, rapidamente corri para observar aquela maravilha que parecia ter vida própria e me fazia sentir abastecida de uma paz infinita. Ao olhar para o céu, vi uma linda e majestosa Estrela e junto a ela, mãos, como se estivessem ofertando-a para mim. Mas seu brilho não era diferente das demais estrelas que a sua volta estavam. Lembrando-me então da história que haviam me contado, logo imaginei que não seria aquela estrela que me levaria ao encontro do Meu Grande Amor , pois ela não se diferenciava das demais. Mas, instantes após, ouvi baixinho uma voz a me dizer. Eu sou o Colhedor de Estrelas, e estou aqui numa missão importante. Vendo o seu coração aflito, em busca de sonhos e de um grande amor vim entregar em suas mãos a estrela tão especial que procuras, mas por tão grande amor contido dentro do seu coração ainda não encontrei outra que tenha o brilho que se assemelhe ao seu. Por isso vou deixa-la ao seu lado, e não mais no firmamento. Assim você terá a certeza que esta espera não será em vão, E no momento exato, ela irá brilhar só para você, porque você conquistará o seu amor e tudo aquilo que tanto sonhou. Passo ela agora às suas mãos, pois sei que muito em breve ela terá o brilho mais intenso do universo, pois será iluminada pelo sentimento mais lindo e puro que cultivas e trazes dentro do seu coração, O AMOR...

Definitivo

Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram. Sofremos por quê?
Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade. Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar. Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender. Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada. Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar. Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Como aliviar a dor do que não foi vivido?
A resposta é simples como um verso: Se iludindo menos e vivendo mais!!! A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento,perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional... Carlos Drumond de Andrade

...

Eu sempre acho que às vezes na vida, a gente vive tão mal, às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm.
Às vezes as pessoas precisam morrer pra gente saber a importância que elas tinham, e isso uma vez na minha vida isso aconteceu.
Estava eu na minha casa de manhã, quando recebi um telefonema que minha irmã estava morta, minha irmã mais nova, cheia de vida de repente não existe mais. Fico pensando assim, que às vezes na vida o ensinamento mais doído seja esse, quando na vida nos já não temos mais a oportunidade de fazer alguma coisa, e o inferno talvez seja isso, a impossibilidade de mudar alguma situação. E quando as pessoas morrem já não á mais o que dizer, porque mortos não podem perdoar, mortos não podem sorrir, mortos não podem amar, nem tão pouco ouvir de nos que nos os amamos. Eu me lembro que uma semana antes de minha irmã morrer, ela havia me ligado, foi à última vez que eu falei com ela e eu me recordo que naquele dia, eu estava apressado muita coisa pra fazer, e fiz questão de desligar o telefone rápido, sabe quando você fala, mas fala na correria porque você tem muita coisa pra fazer?
E foi assim, se eu soubesse que aquela era a última oportunidade de ver minha irmã, de olhar nos olhos dela, de falar com ela, eu certamente teria esquecido toda a pressa, porque quando a vida é assim, e você sabe que é a ultima oportunidade, você não tem pressa pra mais nada, já não há mais o que eu fazer, e essa é a beleza da última ceia de Jesus. Não há pressa, o momento é feito para celebrar, a mística da última ceia está ali, Jesus reúne aqueles que pra ele tinha um valor especial, inclusive o traidor estava lá. E eu descobrir com isso, com a morte da minha irmã, qeu não tenho o direito de esperar amanhã pra dizer que amo, pra perdoar, para abraçar, dizer que é importante que é especial. Não!
O amanhã eu não sei se existe, mas o agora eu sei que existe, e às vezes na vida nos perdemos...
Eu me lembro quantas vezes na minha vida de irmão com ela, nos passávamos uma semana sem nos falarmos, por que ouve uma briga uma confusão, a gente se dava o luxo de passar uma semana sem se falar, e hoje eu ano tenho mais nem 5 minutos pra conversar com alguém que foi importante, que foi parte de mim. Não espere as pessoas morrerem, irem embora, não espere o definitivo bater na sua porta, nos não conhecemos a vida e não sabemos o que virá amanhã, viva como se fosse o último dia da sua história, se hoje você tivesse que realizar a sua última ceia, porque é conhecedor que hoje é o último de sua vida, certamente você não teria tempo pra pressa.
Você celebraria até o fim e gostaria de ficar no lado de quem você ama.
Viver o cristianismo, é fazer a dinâmica da última ceia todos os dias, viva como se fosse o ultimo dia da sua vida, viva como se fosse a ultima oportunidade de amar quem você ama, de olhar nos olhos de quem pra você é especial. E depois que minha irmã morreu um tempo bem passado, eu descobrir porque eu gostava tanto dessa musica que vou cantar agora, ela não fala de um amor que foi embora, o compositor fez para a filha que morreu em um acidente, então, fica muito mais especial cantá-la e descobrir o cristianismo que está no meio das palavras, por que é assim, quando o outro vai embora é que a gente descobre o tamanho do espaço que ele ocupava.
“Não sei por que você se foi Quantas saudades eu senti E de tristezas vou viver E aquele adeus não pude dar... Você marcou na minha vida Viveu, morreu Na minha história Chego a ter medo do futuro E da solidão Que em minha porta bate... E eu! Gostava tanto de você Gostava tanto de você... Eu corro, fujo desta sombra Em sonho vejo este passado E na parede do meu quarto Ainda está o seu retrato Não quero ver prá não lembrar Pensei até em me mudar Lugar qualquer que não exista O pensamento em você... E eu! Gostava tanto de você Gostava tanto de você... Não sei por que você se foi Quantas saudades eu senti E de tristezas vou viver E aquele adeus não pude dar...
Você marcou em minha vida Viveu, morreu Na minha história Chego a ter medo do futuro E da solidão Que em minha porta bate... E eu! Gostava tanto de você Gostava tanto de você... Eu corro, fujo desta sombra Em sonho vejo este passado E na parede do meu quarto Ainda está o seu retrato Não quero ver prá não lembrar Pensei até em me mudar Lugar qualquer que não exista O pensamento em você... E eu! Gostava tanto de você Gostava tanto de você... Eu gostava tanto de você! Eu gostava tanto de você! Eu gostava tanto de você! Eu gostava tanto de você!
Agora o triste da música é que a gente precisa conjugar o verbo no passado, a pessoa já morreu, já não a mais o que fazer, mas não tem nenhum sofrimento nessa vida que passe por nos sem deixar nenhum ensinamento,...tem que nos ensinar, não dá pra sofrer em vão, alguma coisa a gente tem que extrair...extraia o sofrimento e descubra o ensinamento.
Se ele algum dia me tocou e me deixou algum ensinamento eu faço questão de partilhá-lo com você agora.
Depois da morte da minha irmã eu faço questão de viver a vida como se fosse o ultimo dia. Já que o passado é coisa do inferno e a gente não ta no passado, muito menos no inferno...resta a possibilidade de mudar o verbo de trazê-lo para o presente e de cantá-lo olhando para as pessoas que são especiais, quem sabe cantando pra ela nesse momento...se ela ta do seu lado, se você tem algum amigo que mereça ouvir isso de você, alguém que faz diferença na sua história...ao invés de você dizer que gostava, você diz que gosta! Vamos mudar o verbo!
Vamos amar a vida!
Vamos amar as pessoas antes que elas vão embora! E eu...EU GOSTO TANTO DE VOCÊ! EU GOSTO TANTO DE VOCÊ! Padre Fábio de Melo