05 novembro, 2011

Três conselhos...



Um casal de jovens recém-casados vivia de favores num sítio.
Um dia o marido fez a seguinte proposta para a esposa: “Querida, vou viajar, arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável.
Não sei quanto tempo vou ficar longe, só peço que você me espere e enquanto eu estiver fora, seja FIEL, pois eu serei fiel a você. “
 
O jovem despediu-se da esposa e viajou até encontrar um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda.
Ao iniciar o seu trabalho, o jovem pediu ao fazendeiro que depositasse o seu salário numa poupança até o dia em que ele fosse embora, quando receberia todo o montante.
 
Tudo combinado, o jovem trabalhou DURANTE VINTE ANOS, sem férias e sem descanso.
Depois de vinte anos, pediu ao que lhe desse o seu dinheiro, pois estava voltando para a sua casa.

O patrão então lhe respondeu que antes iria lhe fazer uma proposta:

Eu lhe dou o seu dinheiro e você vai embora, ou eu LHE DOU TRÊS CONSELHOS e não lhe dou o dinheiro e você vai embora.
Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos; se eu lhe der os conselhos, eu não lhe dou o dinheiro.
 
Após pensar durante dois dias ele decidiu: “QUERO OS TRÊS CONSELHOS.”

1. NUNCA TOME ATALHOS EM SUA VIDA. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida.

2. NUNCA SEJA CURIOSO PARA AQUILO QUE É MAL, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal.

3. NUNCA TOME DECISÕES EM MOMENTOS DE ÓDIO OU DE DOR, pois você pode se arrepender e ser tarde demais.

Após dar os conselhos, o patrão lhe disse ao rapaz: “AQUI VOCÊ TEM TRÊS PÃES, estes dois são para você comer durante a viagem e este terceiro é para comer com sua esposa quando chegar a sua
casa”.
 
O homem então seguiu seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava.
Após primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o lhe perguntou: “Pra onde você vai?“ Ele respondeu:
Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por essa estrada.
O andarilho disse então:
Este caminho é muito longo, eu conheço um atalho que faz você chegar em poucos dias.
Neste momento o homem lembrou-se do primeiro conselho e decidiu seguir pelo caminho normal. Dias depois soube que o atalho levava a uma emboscada.

Depois de alguns dias de viagem, cansado ao extremo, achou pensão à beira da estrada, onde pode hospedar-se.
De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor.
Levantou-se de um salto e dirigiu-se à porta para ir até o local do grito.
Antes de abrir a porta, lembrou-se do segundo conselho, voltou, deitou-se e dormiu.

Ao amanhecer, após tomar café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia escutado gritos durante a noite, e ele respondeu que sim.
O hospedeiro prosseguiu: “VOCÊ É O PRIMEIRO HÓSPEDE A SAIR DAQUI VIVO, pois todos que saíram para ouvir os gritos amanheceram mortos.”
 
O rapaz prosseguiu a sua longa jornada, ansioso por chegar a sua casa.
Depois de muitos dias e noites de caminhada…
Já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha e logo avistou a silhueta de sua esposa amada.
Estava anoitecendo, mas ele pode ver que ela não estava só.
Andou mais um pouco e viu que ela tinha no colo um homem a quem acariciava os cabelos.
Ao ver aquela cena, seu coração se encheu de ódio e amargura e decidiu-se a correr de encontro aos dois e a matá-los sem piedade.
Respirou fundo, apressou os passos, quando se lembrou do terceiro conselho.
Parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte tomar uma decisão.
 
Ao amanhecer, já com a cabeça fria, ele pensou: NÃO VOU MATAR MINHA ESPOSA E NEM O SEU AMANTE.
Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta.
Só que antes, quero dizer a minha esposa que eu sempre FUI FIEL A ELA.

Dirigiu-se à porta da casa e bateu.
Quando a esposa abre a porta e o reconhece se atira em seu pescoço e o abraça afetuosamente.
Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então, com lágrimas nos olhos lhe diz:
“Eu fui fiel a você e você me traiu…”
Ela espantada lhe responde: “Como? Eu nunca lhe trai, esperei durante esses vintes anos!”
Ele então lhe perguntou: “E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer?”
Ao que ela responde: “AQUELE HOMEM É NOSSO FILHO. ''
Quando você foi embora, descobri que estava grávida. Hoje ele está com vinte anos de idade.
Então o marido entrou, conheceu, abraçou o filho e contou-lhes toda a sua história, enquanto a esposa preparava o café. Sentaram-se para tomar café e comer juntos o último pão.
APÓS A ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO, COM LÁGRIMAS DE EMOÇÃO, ele parte o pão e, ao abri-lo, encontra todo o seu dinheiro, o pagamento por seus vinte anos de trabalho!

Muitas vezes:

a) Achamos que o atalho “queima etapas” e nos faz chegar mais rápido, o que nem sempre é verdade…

b) Somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos nos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentará…

c) Agimos por impulso, na hora da raiva, e fatalmente nos arrependemos depois…

Um comentário:

Lilá(s) disse...

Hoje não escolhi atalho...fiquei por aqui lendo e aprendendo...deliciada.
Bjs