O bambu chinês (bambusa mitis) é uma planta da família das gramíneas, nativa do Oriente. Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente 5 anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.
Durante 5 anos, todo crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu. O que ninguém vê, é que uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo cuidadosamente construída. Então, lá pelo final do quinto ano, o bambu chinês cresce, até atingir a altura surpreendente de 25 metros. Quantas coisas em nossa vida são similares ao bambu chinês...
Trabalhamos, investimos tempo, esforço, dedicação, e às vezes não vemos resultado algum por semanas, meses ou anos. Quem sabe, se lembrarmos desta lição, através do bambu chinês, teremos a paciência necessária para esperar o tal "quinto ano". Assim não deixaremos de persistir, de lutar, de investir em nossos alvos, sabendo que os frutos virão com o tempo. Não sejamos imediatistas, desejando o retorno fácil, a conquista instantânea.
Escondida de nossas vistas, a perseverança está produzindo "raízes subterrâneas" que serão mais tarde essenciais pra suportar adversidade. O hábito de não desistir de nossos objetivos, de continuar tentando, de não se abalar perante os inevitáveis obstáculos, constitui uma virtude.
Continuar, persistir, manter constância e firmeza, fazem parte da importantíssima virtude da perseverança. A perseverança é o combustível do tanque de reserva dos vencedores. Nunca se esqueça de confirmar o nível de seu tanque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário